Recent Posts

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Vinho do Porto tem cada vez mais aceitação no Brasil



Entre janeiro e agosto os produtores portugueses facturaram 3,1 milhões de euros com a venda de vinho do Porto para o Brasil, mais 32,5% que no ano passado.


Este ano foram várias as provas de vinhos portugueses no Brasil.
Lisboa - O vinho é tradicionalmente um dos produtos que Portugal mais exporta para o Brasil. Mas há um em especial que está a ganhar destaque entre os consumidores brasileiros. Nos primeiros oito meses deste ano as vendas de vinho do Porto para o Brasil cresceram 32,5% face a 2009, atingindo um volume de negócios superior a 3,1 milhões de euros.

O crescimento das vendas de vinho do Porto para o Brasil é significativo. O crescimento total registado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é de 7,6%, para uma facturação de 200,1 milhões de euros. O mercado brasileiro fica, portanto, bastante acima da média de expansão das vendas de vinho do Porto.

O próprio mercado português, que é o segundo maior consumidor deste vinho generoso, tem um crescimento mais modesto, com as vendas para consumo interno a acumularem uma subida de 15,1% nos primeiros oito meses deste ano (somam 29,2 milhões de euros).

O Brasil é o 11º maior consumidor mundial de vinho do Porto. Com apenas 1,6% das compras globais de vinho do Porto, o mercado brasileiro tem ainda muito espaço para conquistar entre os grandes consumidores deste tradicional produto português. Mas nos primeiros oito meses do ano, dos 25 maiores mercados identificados pelo IVDP, o Brasil teve a oitava maior taxa de crescimento.

O mercado para onde as vendas de vinho do Porto mais estão a crescer este ano é a Dinamarca (mais 189%), seguida da Rússia (119%) e Nova Zelândia (103%). O maior mercado para o vinho do Porto é a França, que de janeiro a agosto importou 53,3 milhões de euros, um valor 2,5% abaixo do que registara em igual período de 2009.

Já no ano passado o Brasil ficou na 11ª posição entre os mercados de consumo do vinho do Porto, com importações de 4,1 milhões de euros, ligeiramente abaixo dos 4,4 milhões de euros registados em 2008.

Este ano as vendas para o Brasil seguem em alta. A verdade é que o IVDP tem procurado dar a conhecer os vinhos portugueses no exterior e no primeiro semestre o Brasil esteve na agenda. Em maio deste ano o IVDP promoveu no Brasil um conjunto de acções de promoção, incluindo duas provas de vinhos do Douro e do Porto no Rio de Janeiro e em Brasília e duas provas comentadas com jantar harmonizado nas mesmas cidades. Em abril as mesmas iniciativas foram levadas a São Paulo e Curitiba.

Brasil é o terceiro maior consumidor de vinhos do Douro

Os dados já divulgados pelo IVDP para outros produtos além do vinho do Porto também denotam maior procura do consumidor brasileiro. No primeiro semestre o Brasil figura como o terceiro maior mercado para os vinhos da região do Douro.

Com 1,66 milhões de euros em vendas para o Brasil de janeiro a junho, os produtores durienses levam este ano um crescimento do negócio com o mercado brasileiro da ordem dos 42%.

No final de junho o Brasil apenas perdia para Portugal (vendas de 23,7 milhões de euros) e Canadá (2 milhões de euros), ultrapassando até os Estados Unidos da América (1,45 milhões de euros).

Até no vinho moscatel o Brasil demonstra maior apetência. No primeiro semestre foi exportado para o mercado brasileiro o equivalente a 20 mil euros, um crescimento de 148% na comparação com a primeira metade do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário