Recent Posts

domingo, 7 de novembro de 2010

Decantar Vinho no momento certo e do jeito certo.


como sou profissional de restaurante  sempre que decanto um vinho em uma mesa logo após o termino deste ritual as outras mesas sempre me chamam para explicar o que era aquilo que eu fiz na mesa anterior,ou seja muita gente não sabe a função de um decanter e acaba comprando por que acha bonito descansar o vinho ali naquele recipiente de belo formato atraente,mas hoje vamos falar como e por que se decanta um vinho.

Com um um decanter de sua escolha hoje em dia se tem muitas opções lindas e com mais funções ainda, é feito por três importantes motivos:

·         AERAR O VINHO PARA QUE SOLTE SEUS MELHORES AROMAS E SABORES
·         SEPARAR PARTÍCULAS SÓLIDAS DO VINHO
·         E A MAIS IMPORTANTE  PARA VINHOS ENVELHECIDOS QUE TIVERAM AUSÊNCIA DE OXIGENIO POR TODO O TEMPO DE GUARDA  MOSTRAR TODO SEU POTENCIAS E CLARO SEPARAR O SÓLIDO TAMBÉM

UM GESTO, DOIS MOTIVOS

O ato de decantar implica, simplesmente, a passagem do vinho da sua garrafa original para um recipiente (de cristal ou vidro), designado por decanter ou decantador. Por norma, a decantação é feita exclusivamente aos vinhos tintos,mas aplica-se a alguns brancos também que as vezes possuem alto conteúdo de residuos de cristais no fundo da garrafa  e beneficia-os de duas formas: elimina as borras acumuladas, especialmente em vinhos velhos que estão engarrafados há vários anos; e permite que o vinho “respire”, ou seja, a oxigenação permite a total libertação dos aromas contidos numa garrafa, um processo que contribui de forma positiva para o seu paladar.


AERAR OS JOVENS VINHOS

O processo de decantação varia conforme o vinho em questão, ou seja, depende se se trata de um vinho velho ou jovem. No caso, dos néctares mais jovens, a decantação permite suavizar os taninos presentes no vinho e que normalmente são ásperos, secos e adstringentes. Geralmente, estes vinhos apresentam elevados níveis de acidez porque ainda não tiveram tempo de amadurecer, o que significa que necessitam de “respirar” durante uma ou duas horas. Verta o conteúdo da garrafa para o decantador num gesto único e contínuo. A etiqueta diz que se deve colocar a garrafa vazia ao lado do decantador para que os convivas possam identificar o vinho que irão ou que estão a provar.

OBS: NEM TODO VINHO MELHORA COM AERAÇÃO ALGUNS NÃO TEM O MÍNIMO DE ESTRUTURA PARA O OXIGÊNIO MORRENDO RAPIDAMENTE EM UM JANTAR ACIMA DE 30 MINUTOS POR ISSO NÃO SAIA PEDINDO AO SOMMELIER QUE DECANTE SEU VINHO DE 30 Á 60 REIAS COM MUITA SORTE ELE SERÁ UM VINHO POTENTE PARA O TAL E AINDA COMO DIGO SE QUEBRAR O DECANTER O PREJUÍZO É DA CASA POIS O DECANTER DE CRISTAL  FOI MAIS CARO QUE O VINHO!!!

AERADORES INSTANTÂNEOS

ideal para brancos 


Estes aeradores de diversos modelos presentes no mercado do vinho hoje em dia, são realmente muito bons cumprem bem seu  papel  sem ocupar muito espaço na mesa e ainda abrem o vinho mais rapidamente recomendo mesmo, mas o decanter tem o seu charme então analise e terá uma ótima opção em qualquer um dos dois itens.








DECANTAR VINHO TINTO VELHO

Tenha o cuidado de colocar a garrafa na posição vertical um ou dois dias antes de ser consumida, assim, todos os depósitos irão concentrar-se no fundo. A decantação deve ser efetuada cerca de meia hora antes do vinho ser servido, isto porque no caso dos vinhos antigos, a decantação acelera a evaporação dos aromas. Uma “respiração” curta é o suficiente para libertar e, consequentemente, “abrir” o bouquet depois de tantos anos “fechado”. Uma vez aberta a garrafa, limpe o gargalo para retirar qualquer resíduo e comece a verter o vinho para o decantador. Coloque uma vela acesa ou um pequeno foco junto do gargalho, utilizando esta fonte de luz para se certificar que não deita borras no decantador. Verta tudo de uma só vez, parando apenas quando aparecerem os primeiros resíduos no gargalo. Coloque o decantador e a garrafa original juntos na mesa.



OUTRAS DICAS

Não é obrigatório decantar cada garrafa de vinho que abrir, no entanto, é muito aconselhado quando se sabe, de antemão, que esse néctar contém partículas do depósito – ao mais pequeno movimento, o vinho puro vai misturar-se com a borra.
Abrir a garrafa e retirar a rolha não permite a respiração adequada do vinho, uma vez que apenas o líquido que se encontra próximo do gargalo é que está, efetivamente, em contacto com o ar.
No caso de se esquecer, ou por falta de tempo, recorra a esta técnica de decantação rápida: coloque um pano branco e fino ou um simples guardanapo de papel sobre a abertura do decantador e verta o vinho através do mesmo, parando quando surgirem os primeiros sinais de borra.
Se (ainda!) não tiver um decantador, utilize outro recipiente para o processo de decantação e, no final, reintroduza o vinho na sua garrafa original com recurso a um funil.
Um vinho de qualidade vai continuar a desenvolver e a libertar-se dentro do próprio copo, por isso, um brinde e boa degustação…