Recent Posts

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ibravin lança campanha para o Carnaval de Porto Alegre



Com o objetivo de democratizar o consumo de vinho no Brasil, nove empresas reunidas pelo Instituto Brasileiro do Vinho apoiam a defesa do título da escola de samba Estado Maior da Restinga

“Seja original. Beba vinho brasileiro no Carnaval.” Este é o conceito da campanha criada pela agência Escala para o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) utilizar nos órgãos de comunicação de Porto Alegre e da Serra Gaúcha a partir desta sexta-feira (3). “Carnaval é para sair da rotina, inclusive na hora de beber” é a frase que completa a ideia da ação dos Vinhos do Brasil no Carnaval deste ano de Porto Alegre. A escola campeã do ano passado, a Estado Maior da Restinga, defenderá o título com o samba-enredo “Da mitologia à realidade, a Tinga de Taça na Mão! Vinhos do Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade!”. 

Nove empresas aderiram ao Projeto Carnaval do Ibravin, via Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Aurora, Canção, Cooperativa São João, Dunamis, Famiglia Valduga (Domno e Casa Valduga) Fante, Miolo Wine Group, Perini e Salton farão parte de todas as ações do Ibravin no Carnaval de Porto Alegre. “Além da exposição da história e da situação atual do vinho brasileiro em horário nobre na televisão aberta, programamos ações de divulgação no sambódromo, que deve receber 10 mil pessoas por noite”, afirma o gerente de Marketing do Ibravin, Diego Bertolini. Vários carrinhos tipo picolé personalizados realizarão a venda de taças de espumante e vinho frisante ao valor de R$ 3,00 para o público do sambódromo. 
O desfile ocorre no dia 18 de fevereiro, no Complexo Cultural de Porto Seco, às 23h.

O diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani, destaca que a democratização do consumo de vinho no Brasil pode ser ajudada por esta grande festa popular que é o Carnaval. “Estamos unindo duas coisas históricas, a produção de vinho e o Carnaval, para realizarmos uma grande festa”, salienta Paviani. “Estamos propondo uma mudança de atitude, o consumo de espumante e vinho em uma festa tradicionalmente ligada à cerveja”, observa. A mudança de cultura começou na comunidade da Tinga, que no lançamento do samba-enredo serviu macarronada regada a vinho. “Estamos conseguindo algo inédito: substituir a cerveja pelo espumante e o vinho nos barracões da escola de samba”, comemora Bertolini. 


Homenagem 
“Faz bem pra alma e pro coração. Deixa o meu samba te embriagar. Um sentimento sem moderação. Eu sou Restinga”. Este é o refrão do samba-enredo da Tinga em homenagem aos “Vinhos do Brasil”, que terá sua história contada por cinco 
carros alegóricos e 21 alas. “O samba da Tinga sobre os Vinhos do Brasil é o maior alta astral. O refrão é fácil, grava direto na cabeça e no coração”, comenta Bertolini. “Vamos em busca do bicampeonato com um dos melhores sambas já feitos pela escola”, anuncia o presidente da Tinga, Róbson Dias, o popular “Preto”.

Duas alas em especial serão formadas por cerca de 100 moradores dos Caminhos de Pedra de Bento Gonçalves. O 
grupo das danças folclóricas da localidade estará vestido com os trajes de gala utilizados por italianos e ainda com a roupa dos imigrantes ao chegarem em Bento. Os moradores já participaram de um ensaio na sede da escola de samba, em Porto Alegre. Agora, os ensaios semanais têm sido realizados nos Caminhos de Pedra.
Estratégia
O tema Vinhos do Brasil como samba-enredo da Restinga em Porto Alegre faz parte do Projeto Carnaval do Ibravin. “Começamos pela nossa casa, o Rio Grande do Sul, para depois fazer o mesmo em escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro no Carnaval de 2013”, comenta Bertolini. “Aí estaremos às vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil, o que ajudará muito na divulgação dos vinhos brasileiros”, explica.
Confira o samba-enredo escrito pelos compositores André Diniz e Wander Pires.

 Da mitologia à realidade, a Tinga de Taça na Mão! Vinhos do Brasil, sinônimo de qualidade, saúde, prazer e prosperidade!

Mania de erguer a taça
É o cisne
O meu orgulho e meu maior prazer
Tingiu sua história de amor e de raça
Brindando vitórias, o povo se abraça
Em linda comunhão
É festa, luta em louvação
É o vinho, mitologia, caminho, filho de Zeus
Divinos cachos, passos, Baco em taças de ouro
Fez da sagrada cultura, o néctar da humanidade
Transbordou o velho mundo
E foi ganhando brasilidade
No Sul foi se espalhar, missões a consagrar
Se apaixonou por essa terra, subiu a Serra
E tanta qualidade fez brotar
Mãos imigrantes nutriram o sonho
Brotou alegria
Ramos florescem saber à altura
No gelo, há jóia madura
Pelo velho Chico, um jovem sabor
Meu Rio Grande projetou
Passado, presente, valor sem igual
Heranças do tempo colonial
Festa da Uva, a nostalgia de Caminhos de Pedra
Por velhos trilhos da Maria Fumaça
Simbolizando, a história me espera
Tem cheiro de história no ar
Exala o sabor que me chama
É hora de comemorar
Tinga, teu povo te ama!
Faz bem pra alma e pro coração
Deixa meu samba te embriagar
Um sentimento sem moderação
Eu sou restinga".

Saiba mais

Estado Maior da Restinga
- Fundação: 20 de março de 1977
- Cores: verde, vermelha e branca
- Símbolo: cisne branco
- Bairro: Restinga
- Presidente: Robson Dias (Preto)
- Carnavalesco: Paulo Jorge
- Intérprete oficial: Wander Pires
- Diretor de bateria: Mestre Guto
- Mestre-sala e porta-bandeira: Chula e Priscila
- Enredo: A Restinga Multirracial Celebra a África de Mandela na Festa do Carnaval

Do povo
A Estado Maior da Restinga, fundada em 1977, a conta com a força de sua comunidade, onde vivem quase 200 mil pessoas na Zona Sul de Porto Alegre. Um dos destaques é a bateria, formada quase que totalmente por moradores do bairro. O orgulho de fazer parte da escola é demonstrado pelo grito de guerra mais conhecido do Carnaval porto-alegrense: “Tinga, teu povo te ama!”



ASSESSORIA DE IMPRENSA
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: ibravin1.jpg
>>>Orestes de Andrade Jr. OAJ Comunicação & Marketing 
(+55 54 8135.0374
(+55 51 9950.7001 (pessoal, só pra recados) (+55 51 3072.5011 (novo)
*imprensa@ibravin.org.br
www.ibravin.org.br