Recent Posts

domingo, 17 de outubro de 2010

Xangai2010: Vinho e azeite portugueses à conquista da China



Xangai, 17 out (Lusa) – Cerca de 40 produtores portugueses de vinho e azeite de Portugal vão tentar conquistar o paladar dos chineses a partir de segunda feira, numa inédita Semana Agro-Gourmet portuguesa em Xangai orientada por um prestigiado ‘chefe’ do país.
A Semana Agro-Gourmet portuguesa será formalmente lançada no pavilhão de Portugal na Expo 2010 pelo ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Manuel Serrano, que chegou hoje a Xangai.
É a primeira iniciativa do género na Ásia e insere-se na “estratégica do Governo para promover a internacionalização dos produtos agrícolas do país”, segundo uma fonte do Ministério da Agricultura.
Responsáveis da Casa do Azeite, do Instituto da Vinha e do Vinho, da Companhia das Lezírias e da Associação do Cavalo Lusitano acompanham o ministro António Serrano.
A Semana Agro-Gourmet portuguesa começa no pavilhão de Portugal na Expo2010 com um cocktail para cerca de 200 pessoas, preparado pelo ‘chefe’ Luís Baena, da Quinta de Catralvos, em Azeitão, e prossegue depois num hotel de Xangai, até 24 de outubro.
O pavilhão português na Expo2010 é um edifício de 2000 metros quadrados, revestido de cortiça, cujo conteúdo evidencia os 500 anos de contactos entre Portugal e a China e a atual “aposta portuguesa nas energias renováveis”.
Desde o início da Expo2010, a 01 de maio, o pavilhão português já foi visitado por mais de quatro milhões de pessoas, um recorde na história da participação portuguesa em exposições universais.
AC.