Recent Posts

sábado, 20 de agosto de 2011

A esperada safra "2007" de Don Melchor desembarca no Brasil



 Enrique Tirado, enólogo renomado, esteve no país para promover o lançamento da safra de 2007 e comemorar o 20º aniversário de um dos rótulos mais importantes da Concha y Toro.
Em 2011, a mais tradicional vinícola chilena, Concha y Toro, celebra o 20º aniversário de Don Melchor, primeiro vinho super premium do Chile, com o lançamento da esperada safra de 2007 deste rótulo. A temporada 2007 no terroir de Puente Alto, onde se localiza o vinhedo de Cabernet Sauvignon de Don Melchor, foi agraciada por condições climáticas perfeitas e que resultaram numa colheita única e especial.
Diversos fatores favoreceram o bom desenvolvimento da vinha. Um inverno mais ameno que o habitual permitiu um bom desenvolvimento do vinhedo. O início quente do verão seguido de uma queda de temperatura favoreceu a perfeita maturação das uvas. A grande condição climática em toda temporada, somada à exclusividade da colheita, concentraram a qualidade deste terroir, que pode agora ser apreciada em Don Melchor 2007.
A VCT Brasil, filial da Viña Concha y Toro no país, promoveu uma sequência de eventos enaltecendo os 20 anos de sucesso do rótulo e celebrando a chegada da safra 2007 ao mercado brasileiro.
A estratégia desenvolvida pela VCT Brasil contemplou todos os públicos de interesse do vinho como consumidor final, sommeliers, chefs de cozinha e figuras importantes do negócio do vinho nacional. Durante uma semana, Enrique Tirado esteve em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para demonstrar as características únicas deste “clássico contemporâneo” chileno.
A VCT Brasil, em parceria com a MasterCard Black, ofereceu aos portadores deste cartão um jantar exclusivo com a presença de Enrique Tirado no comando de uma degustação com Don Melchor 2007. Os jantares aconteceram em São Paulo no restaurante Charlô (08/08), no Rio de Janeiro no Cavist Bistrô (11/08) e em Brasília no Zuu Restaurante (12/08).
Don Melchor 2007-A safra 2007 teve 15 meses de guarda em barricas de carvalho francês e apresenta cor vermelho rubi intenso. Possui aromas complexos e elegantes, muito expressivos e marcados por frutas vermelhas, com suaves notas de chocolate e tabaco.
Na boca apresenta um grande equilíbrio, com taninos maduros e amigáveis. Um vinho com grande profundidade, estrutura e persistência.
Enólogo Enrique Tirado- Enrique Tirado é considerado pela imprensa local e nacional e internacional como um dos grandes enólogos do Chile. Sua personalidade rigorosa e excelência no trabalho conseguiram situar cada uma das diferentes colheitas de Don Melchor consistentemente dentro dos destacados vinhos do ano.
“Don Melchor é para mim a procura constante de um conhecimento sensorial de cada uma das parreiras dentro do vinhedo, de modo de me aproximar e conseguir atingir cada vez mais a beleza do equilíbrio nele. Essa é a minha verdadeira paixão. Utilizo a tecnologia como ferramenta para alcançar um maior conhecimento. Mas Don Melchor está em cada parreira do vinhedo. Gosto de observá-las e ouvir cada uma delas, para trabalhá-las de modo de conseguir o equilíbrio perfeito em cada colheita”.
Ano após ano, sua mistura final é elaborada em conjunto com Jacques Boissenot, o destacado assessor francês dos mais conotados Chateaux de Bordô. É nesta instância onde voltam a unir-se os dois mundos, e onde ambos buscam colheita após colheita a fineza e a elegância dos grandes vinhos de Bordô e a grande expressão frutal dos vinhos do Novo Mundo.
“O estilo, complexidade e fineza de Don Melchor, nasce do perfeito equilíbrio entre o solo pedregoso de Puente Alto, o vento frio que desce da Cordilheira dos Andes, o generoso clima do vale do Alto Maipo, os anos que demoraram suas parreiras para oferecer suas melhores uvas e o cuidadoso trabalho do homem”.

Perfil-A VCT Brasil, filial e distribuidora do Grupo Concha y Toro, representa no País todos os produtos das vinícolas Concha y Toro e Trivento. Fundada em 1883, a Concha y Toro é a principal vinícola chilena e uma das maiores produtoras e exportadoras mundiais de vinho. Seus produtos são comercializados para mais de 135 países e está entre as 10 maiores companhias de vinho do mundo. Possui cerca de 9.300 hectares de vinhedos, o que permite à empresa garantir a qualidade na sua produção de vinho. Entre seus principais rótulos, destacam-se Amelia, Carmín de Peumo, Frontera, Gran Reserva, Sendero, Sunrise, Trio e Terrunyo, com destaque para as premiadas marcas Casillero del Diablo, Don Melchor e Marques de Casa Concha. A Trivento Bodegas y Viñedos é resultado da expansão do Grupo Concha y Toro para a Argentina, em 1996. Com um crescimento superior ao da indústria transandina, a Trivento ocupa a segunda posição no ranking de exportações de vinho argentino. Em seu portfólio estão vinhos como Amado Sur, Brisa de Otoño, Colección Fincas, Eolo, Golden Reserve, Reserva, Tribu e Trivento Espumantes, entre outros. [ SAC (11) 5105-1599].