Recent Posts

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Wines of Brasil inicia sua maior participação no Sial 2010 em Paris

Com nove vinícolas presentes, iniciou neste domingo (17) e segue até a próxima quinta-feira (21) a maior participação do projeto Wines of Brasil (Wof), realizado em parceria pelo (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), no Salão Internacional de Alimentos e Bebidas (Sial) 2010, em Paris, capital da França.

Boscato, Casa Valduga, Galiotto, Lidio Carraro, Miolo, Molon, Peterlongo, Pizzato, Salton e Villagio Grando são as vinícolas presentes no Pavilhão 5A, estande F057, no Parque de Exposições Nord Villepinte. As empresas Boscato, Galiotto, Molon e Villagio Grando estão representadas por meio da Trading Cosmopolitan. Na última edição da feira, realizada em 2008, quatro vinícolas brasileiras estiveram presentes – Courmayer, Don Laurindo, Lidio Carraro e Miolo. A participação das vinícolas verde-amarelas no Sial 2010 organizada pelo Ibravin, através do projeto Wines of Brasil, conta com o apoio da Apex-Brasil, do Sebrae, Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai) e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Esta é a sexta participação dos vinhos brasileiros no Sial Paris, uma das feiras mundiais mais importantes para o segmento de alimentos e bebidas do mundo, que, este ano, tem 5.600 expositores, de 105 países. O público visitante deve superar as 200 mil pessoas, de mais de 185 nações.

Melhor compra do Sial 2010

Nesta segunda-feira (18), às 11h, três vinhos brasileiros serão premiados no “Best Buy” (Melhor Compra). Os rótulos Salton Flowers, Premium Moscatel Casa Valduga e Miolo Seleção Pinot Grigio foram escolhidos pela sua relação qualidade e preço, sendo premiados como a “Melhor Compra 2010”. Os produtos brasileiros foram selecionados entre 148 amostras de diversos países, ficando na lista dos 29 vinhos em 10 categorias diferentes classificados como “a melhor compra” do Sial 2010.

“Este é um reconhecimento à qualidade e a boa relação custo-benefício dos vinhos brasileiros”, comenta o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani. Os vinhos foram degustados às cegas por um júri de especialistas reconhecidos (enólogos, sommeliers, compradores, importadores e jornalistas). Os eleitos pela sua qualidade e preço acessível são expostos em destaque no pavilhão de vinhos da feira. “Ter três vinhos premiados entre os 29 do mundo todo é um resultado extraordinário para os vinhos brasileiros, que, por isso, estão atraindo muitos visitantes ao nosso espaço”, destaca a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.

Eventos paralelos

Na terça-feira (19), das 11h às 12h, o projeto Wines of Brasil realiza uma degustação para a imprensa de oito vinhos e espumantes brasileiros. Serão servidos quatro espumantes (Casa Valduga Brut 130, Miolo Millesime 2008, Peterlongo Ellegance e Moscatel Galiotto) e quatro vinhos (Boscato Reserva Merlot 2005, Lidio Carraro Singular Teroldego 2007, Pizzato DNA 99 e Salton Talento 2006).

Às 18h30, também na terça-feira (19), os participantes e expositores brasileiros do Sial 2010 serão recebidos na Embaixada do Brasil em Paris, tendo a presença dos vinhos brasileiros nas taças dos convidados.

Na quarta-feira (20), das 18h30 às 20h30, será realizada uma degustação de produtos verde-amarelos na OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), com apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e organização da Embaixada do Brasil em Paris. Conforme Andreia, foram convidados 150 pessoas, entre compradores, sommeliers e formadores de opinião. O diretor da OIV, Frederico Castellucci, fará um testemunho sobre os vinhos brasileiros. O evento contará com a presença do embaixador José Maurício Bustani, cônsul do Brasil na França.

Cervejas produzidas artesanalmente conquistam o paladar dos brasileiros

Em busca de novos sabores, os consumidores impulsionam a produção das cervejas especiais e artesanais

A melhora das condições econômicas e o incremento da renda têm transformado os hábitos de consumo dos brasileiros. Além de resultar na expansão das vendas de carros e eletrônicos, a prosperidade altera o mercado da bebida mais consumida no país. Em busca de novos sabores, os consumidores impulsionam a produção das cervejas especiais e artesanais, fabricadas por microcervejarias em todo o Brasil.

A estimativa da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) é que, atualmente, existem cerca de 100 pequenas indústrias concentradas nas regiões Sul e Sudeste, com capacidade de produção que pode chegar a cinco milhões de litros por ano. A diretora da Abrabe responsável pelo Núcleo das Empresas Cervejeiras (NEC), Alexsandra Machado, afirma que o segmento se encontra em expansão. A projeção é de que as pequenas marcas conquistem, nos próximos 10 anos, fatia em torno de 2% do mercado de cervejas no Brasil.

Para Alexsandra, o principal pilar de sustentação do segmento são os consumidores que buscam “satisfação sensorial”. A produção artesanal se caracteriza pelas receitas diferenciadas, criadas pelos chamados mestres-cervejeiros. A cervejaria Colorado, fundada em 1995 em Ribeirão Preto (SP), por exemplo, produz uma tipo pilsen que leva mandioca na composição. Em outro rótulo, mistura café à fórmula tradicional. O poder de compra fortalecido dos consumidores completa o cenário favorável, acredita a diretora. “Vale lembrar que a expansão desse nicho, no entanto, é proporcional às mudanças nos hábitos de consumo, algo que constitui um movimento gradual.”

“O consumidor está mais interessado e já chega procurando produtos diferentes”, revela Luiz Cláudio Carvalho, sócio da Stadt Bier, a primeira cervejaria criada em Brasília. Carvalho ressalta que, à primeira vista, um dos cinco tipos de chope produzidos chama atenção pelo aspecto visual. Ele é mais turvo do que o habitual — a coloração é resultante de um percentual mais alto de levedura em suspensão, já que a bebida não é filtrada. Carvalho garante que o produto faz sucesso. “Estamos conquistando uma aceitação importante na cidade, mesmo vendendo uma bebida que, naturalmente, é mais cara”, avalia.

Frutas na fórmula

Criada em 2004, a Stadt Bier produz em média 10 mil litros por mês, mas tem capacidade instalada para o dobro. A empresa tem 40 funcionários, envolvidos na fabricação e comercialização. Para o ano que vem, a intenção é fazer testes para envasar as bebidas, vendidas hoje somente em formato de chope. “Estamos procurando parceiros, bares que se interessem em trabalhar com nossa marca”, destaca Luiz Cláudio Carvalho, sócio da cervejaria.

Apesar da pequena participação, o aumento do número de marcas disponíveis é considerado benéfico para o setor. “As estimativas são positivas e não representam uma ameaça aos grandes grupos cervejeiros. Trata-se de um segmento importante ao atendimento de expectativas dos consumidores”, afirma Alexsandra Machado, diretora da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe). “São opções que valorizam o produto. Algumas cervejarias no Nordeste, por exemplo, usam frutas como caju e cupuaçu na composição. Esses sabores, se forem bem equilibrados, enriquecem a bebida”, concorda Carvalho.

A concorrência com grandes marcas de cerveja, ao contrário do que poderia parecer, não é a principal preocupação das microcervejarias, que enfrentam maiores problemas, como a distribuição dos produtos. “Dado o pequeno volume produzido, a venda é basicamente voltada para o mercado interno”, lembra Alexsandra.

Os produtores artesanais ainda concorrem com as cervejas importadas, procuradas pelo mesmo perfil de consumidor. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, o desembarque de cervejas de outros países entre janeiro e agosto somou US$ 11,819 milhões, num aumento de 58,3% sobre o mesmo período de 2009. “Hoje em dia, há importadoras grandes em São Paulo e Rio de Janeiro que trazem para o Brasil todas as principais cervejas belgas e alemãs. Está cada vez mais fácil encontrá-las”, analisa Carvalho.

Masters Sommeliers, lista completa de 1969 à 2010 e todos os atributos de ser um!

Por que se tornar Master Sommelier

O prestígio que se passa com a qualificação profissional de topo.
Melhoria da promoção, oportunidades de trabalho e perspectivas de salário.

Elegibilidade para a adesão do Tribunal de Justiça internacionalmente reconhecidas da Master Sommeliers.

A letra "MS" após o seu nome vai tranqüilizar um empregador que você é um gestor profissional e de bebidas pode controlar um eficiente serviço de bebidas rentável.

Mais de três décadas desde que um primeiro exame do Tribunal de Justiça realizou, approximatly 169 candidatos ganharam o título de Master Sommelier do Reino Unido, EUA, Alemanha, França e Holanda.

No serviço de vinhos, licores e outras bebidas alcoólicas, o Master Sommelier Diploma é a credencial profissional mais elevado que qualquer um pode alcançar todo o mundo.

Indivíduos que concluir com êxito todas as partes do Master Sommelier Diploma será esperado para defender a ética e padrões aceitos do Tribunal de Sommeliers Master. Os destinatários do diploma será obrigado a assinar um acordo que vincula-los ao código de ética e conduta da Master Sommeliers.

Os candidatos podem ser tanto do sexo masculino do feminino.
Os candidatos devem pagar uma taxa de entrada conforme indicado na ficha de inscrição. A adesão plena do Tribunal de Justiça está aberto apenas por convite para aqueles que passaram a Master Sommelier Diploma.

Desgastando o Tribunal emblema que você indicar a seus clientes que você tenha atingido o maior nível de proficiência e conhecimentos na sua profissão. Ao escolher os vinhos e outras bebidas eles sabem que podem seguir o seu conselho com confiança.

Por que a indústria da hospitalidade Needs a Master Sommelier
O master sommelier é um vendedor, um especialista em vinhos e um provador qualificado que possa passar seus conhecimentos aos colegas. serviço de vinho melhora e ajuda a elevar os padrões de serviços de alimentos em toda a indústria da hospitalidade.

Com o aumento de um estabelecimento de venda de vinhos, assim como o volume de negócios e rentabilidade.

maior profissionalismo incentiva os clientes mais voltar e recomendar o seu estabelecimento.

Master Sommeliers estão comprometidos com os mais altos padrões de serviço e atendimento ao cliente, qualidade e para ajudar outras pessoas a atingir os mesmos níveis de excelência



O que você precisa saber

Parte 1: Serviços de Restaurante e Salesmanship

O candidato é obrigado a usar suas roupas normais de trabalho, fornecer um saca-rolhas e outras ferramentas do comércio para o exame e deve ser capaz de: 
Discutir, recomendar e servir aperitivos, exibindo um bom conhecimento dos produtos ea capacidade de atendê-los corretamente.
Selecionar, preparar e posição vidro necessário para o serviço de bebidas na, sala de restaurante, salão de função, ou suite privada.
Discutir o conteúdo do menu e carta de vinhos, recomendando vinhos para acompanhar a comida, mostrando um bom conhecimento dos produtos, a sua colheita e characeristics.
Presente oferecer e preparar, (decantação quando necessário) e servir vinhos demonstrando um alto grau de eficiência e proficiência.
presente Oferta, preparar e servir conhaques e licores. Manipular consultas e reclamações com habilidade e diplomacia.
Discutir a importância das medidas que se pode esperar de cada um.
Mostrar um conhecimento sólido de Bebidas Management.   



Parte 2: Conhecimento Teórico

Falar com autoridade sobre as áreas de vinho do mundo e seus produtos
Conheça as principais castas utilizadas na produção de vinho e as áreas do mundo onde eles são cultivados.
Responda às perguntas sobre as leis de vinhos internacionais, incluindo os da França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha, Austrália e EUA.
Mostrar conhecimento dos vinhos fortificados, a sua vinificação, armazenamento e manuseio.
Descrever os diferentes métodos de destilação e produção de aguardentes e licores.
Explique o processo de fabrico de cervejas e charutos e as razões para as variações de estilo entre os diferentes produtos.
Discutir como os produtos devem ser armazenados para garantir que eles permanecem na condição ideal

Parte 3: Prova Prática

O exame se baseia em provas os candidatos habilidades verbais, de forma clara e precisa que descreve seis diferentes vinhos provados cegos. Dentro de 25 minutos ele ou ela deve: descrever a aparência bouquet e sabor e identificar, se for caso disso, as variedades de uva, país de origem, o distrito de origem e de colheita dos vinhos degustados



A seguir, é a lista definitiva dos atingir o Master Sommelier Diploma e, por conseguinte, o direito de usar o título de Master Sommelier (MS)
Atualização: 30 de agosto de 2010

1969
Descrição: MS Logo George Clarke
Descrição: MS Logo Danny Lydon
Descrição: MS Logo Cyril Ware 

1970
Descrição: MS Logo Tom Allkins
Descrição: MS Logo David Christie
Descrição: MS Logo Douglas Crane
Descrição: MS Logo Barrie Larvin
Descrição: MS Logo Nick Massara

1971
Descrição: MS Logo Mike Edwards
Descrição: MS Logo G Finelli
Descrição: MS Logo John Jackson
Descrição: MS Logo Bernard St. Clair Perkes
Descrição: MS Logo Raoul Sofer
Descrição: MS Logo André Tavernier
Descrição: MS Logo J Wright

1972
Descrição: MS Logo Mill Aleksic
Descrição: MS Logo Bruno Gaida
Descrição: MS Logo Geoff Hasler
Descrição: MS Logo Brian Julyan
Descrição: MS Logo Morris Smith
Descrição: MS Logo Robert Stephens

1973
Descrição: MS Logo Frank Boyle
Descrição: MS Logo Eddie Osterland
Descrição: MS Logo Ernest Saunders

1974
Descrição: MS Logo Keith Dougherty
Descrição: MS Logo John Radecki
Descrição: MS Logo G Wallhead

1975
Descrição: MS Logo Richard Dean
Descrição: MS Logo Mervyn Edwards
Descrição: MS Logo Howard Gilbert
Descrição: MS Logo Roger Swift 

1976
Descrição: MS Logo Kevin Crooks
Descrição: MS Logo James McGuckin
Descrição: MS Logo Vladda Ristic

1977
Descrição: MS Logo Sean Jeanette

1978
Descrição: MS Logo Andrew McCullough

1979
Descrição: MS Logo Gino Nardella
Descrição: MS Logo Vicente Palermo

1980
Descrição: MS Logo Kelvin Lees

1981
Descrição: MS Logo Joe Moretti
Descrição: MS Logo Guy Sankey

1982
Descrição: MS Logo Peter Davies
Descrição: MS Logo Hector Vergara
1984
Descrição: MS Logo Fred Dame
Descrição: MS Logo Claudia Harris

1985
Descrição: MS Logo Charles Piggin
Descrição: MS Logo Bryan Dawes
Descrição: MS Logo Anthony Finn
Descrição: MS Logo Otto empecilho
Descrição: MS Logo David O'Connor

1986
Descrição: MS Logo Ronn Wiegand

1987
Descrição: MS Logo Madeline Triffon
Descrição: MS Logo Nunzio Alioto
Descrição: MS Logo Evan Goldstein

1988
Descrição: MS Logo Larry Stone

1989
Descrição: MS Logo Chuck Furuya
Descrição: MS Logo Fran Kysela
Descrição: MS Logo Gerard Basset
Descrição: MS Logo Emanuel Kemiji

1990
Descrição: MS Logo Wayne Belding
Descrição: MS Logo Roger Dagorn
Descrição: MS Logo Stephen Wilcock

1991
Descrição: MS Logo Peter Granoff
Descrição: MS Logo Scott Carney
Descrição: MS Logo Doug Frost
Descrição: MS Logo Hubert Notais

1992
Descrição: MS Logo Mike Bonaccorsi
Descrição: MS Logo Tim Gaiser
Descrição: MS Logo Steve Morey
Descrição: MS Logo Yves Desmaris
Descrição: MS Logo Vera Wessel

1993
Descrição: MS Logo Bob Banheira
Descrição: MS Logo Ira Harmon
Descrição: MS Logo Michael McNeill
Descrição: MS Logo Angelo Tavernaro

1994
Descrição: MS Logo Steve Geddes

1995
Descrição: MS Logo Sally Mohr

1996
Descrição: MS Logo Andrea Imer
Descrição: MS Logo Damon Ornowski
Descrição: MS Logo Joe Spellman
Descrição: MS Logo Jay Fletcher
Descrição: MS Logo Greg Harrington
Descrição: MS Logo Frank Kammer

1997
Descrição: MS Logo Jay James
Descrição: MS Logo Barbara Werley
Descrição: MS Logo Catherine Fallis
Descrição: MS Logo Vincent Gasnier
Descrição: MS Logo Claudia Tyagi
1998
Descrição: MS Logo Cameron Sisk
Descrição: MS Logo William Sherer
Descrição: MS Logo Henri Chapon

1999
Descrição: MS Logo Kevin Vogt
Descrição: MS Logo Ron Mumford
Descrição: MS Logo Elizabeth Sweitzer
Descrição: MS Logo Hendrik Thoma

2000
Descrição: MS Logo Ken Fredrickson
Descrição: MS Logo Greg Tresner
Descrição: MS Logo Gilles de Chambure
Descrição: MS Logo John Unger
Descrição: MS Logo Eric Zwiebel

2001
Descrição: MS Logo Keith Goldston
Descrição: MS Logo Robert Jones
Descrição: MS Logo Lawrence O'Brien

2002
Descrição: MS Logo Robert Bigelow
Descrição: MS Logo Matt Citriglia
Descrição: MS Logo Luis de Santos
Descrição: MS Logo Paul Roberts
Descrição: MS Logo Xavier Rousset
Descrição: MS Logo Virginia Felipe

2003
Descrição: MS Logo Paolo Barbieri
Descrição: MS Logo Richard Betts
Descrição: MS Logo Sara Floyd
Descrição: MS Logo Eric Hemer
Descrição: MS Logo Alpana Silva
Descrição: MS Logo Dimitri Mesnard

2004
Descrição: MS Logo David Glancy
Descrição: MS Logo Robert Smith
Descrição: MS Logo Bobby Stuckey
Descrição: MS Logo John Brasão
Descrição: MS Logo Laura DePasquale
Descrição: MS Logo John Szabo

2005
Descrição: MS Logo Peter Netuno
Descrição: MS Logo Darius Allyn
Descrição: MS Logo Serafin Alvarado
Descrição: MS Logo Randall Bertão
Descrição: MS Logo Shayn Bjornholm
Descrição: MS Logo Alan Murray
Descrição: MS Logo Reggie Narito
Descrição: MS Logo Guy Stout
Descrição: MS Logo Roberto Viernes
Descrição: MS Logo Laura Williamson
Descrição: MS Logo Mathew Wilkin
Descrição: MS Logo Ronan Sayburn
Descrição: MS Logo Mattieu Longuére
Descrição: MS Logo Nigel Wilkinson
Descrição: MS Logo Brian Cronin
Descrição: MS Logo Ron Edwards
Descrição: MS Logo Jason Smith
2006
Descrição: MS Logo Doug Krenik
Descrição: MS Logo Nate Pronto
Descrição: MS Logo Claire Thevenot

2007
Descrição: MS Logo Brian Koziol
Descrição: MS Logo Juan Gomez
Descrição: MS Logo Brett Zimmerman
Descrição: MS Logo Fred Dexheimer
Descrição: MS Logo Thomas Burke
Descrição: MS Logo Andrew McNamara
Descrição: MS Logo George Miliotes
Descrição: MS Logo Randa Warren
Descrição: MS Logo Michael Jordan
Descrição: MS Logo Cameron Douglas

2008
Descrição: MS Logo Joseph Phillips
Descrição: MS Logo Drew Hendricks
Descrição: MS Logo Geoff Kruth
Descrição: MS Logo Christopher Blanchard
Descrição: MS Logo Steven Poe
Descrição: MS Logo Sean Razee
Descrição: MS Logo Emily Vinhos
Descrição: MS Logo Jesse Becker
Descrição: MS Logo José Linder

2009
Descrição: MS Logo Laura Maniec
Descrição: MS Logo Fernando Beteta
Descrição: MS Logo Jonathan Pullis
Descrição: MS Logo James Tidwell
Descrição: MS Logo João Pires
Descrição: MS Logo Chrstopher Delalonde
Descrição: MS Logo Isa Bal
Descrição: MS Logo Brett Davis
Descrição: MS Logo Scott Harper
Descrição: MS Logo Christian Bock
Descrição: MS Logo Yohann Jousselin
Descrição: MS Logo Bruce Wallner
Descrição: MS Logo Gearoid Devaney
Descrição: MS Logo Benjamin Wolf

2010
Descrição: MS Logo Melissa Monosoff
Descrição: MS Logo Eric Entrekin
Descrição: MS Logo Kathryn Morgan