Recent Posts

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Cachaça 30 luas altamente recomendada,second me.





No sábado passado tive a visita de um primo meu de Londrina, e o cara é mais de destilados que de vinho fui no embalo e abri uma cachaça que tinha aqui em casa a uns 6 meses de tão bonita a garrafa estava guardando a danada mas acabei que não resisti as provocações abri, gente foi nos shots e acabamos com a garrafa em três pessoas em menos de 1 hora,uma cachaça que realmente expressa o que é uma seda no paladar,com forte aroma de doce de banana,garapa,canela e muito mel,na boca macia sem ardor,muito doce de banana e final longo de doce de abacaxi.
uma cachaça muito boa mesmo foi sem nada disso ai da descrição abaixo e apesar da ficha técnica que peguei na net dela não a tomaria com charuto de jeito nenhum apesar dela resistir sim firme e forte mas com todos estes sabores,muitos estariam perdidos com um forte charuto.





preço médio que encontrei na net é de uns R$ 80,00

O envelhecimento por 30 meses em barris de carvalho deixa a cachaça com paladar macio, redondo e com buquê inesquecível. Deve ser consumida pura, em cálices de cristal. Ótima como cachaça de “meditação”, acompanhando um bom charuto.

ProChile é Amanhã


Estarei la amanhã e depois posto fotos e avaliações de vinhos e azeites!

Mais Você e Sommelier e Gourmet em harmonização de Porca atolada à tropeira

Receita Mais Você

Porca Atolada à Tropeira




- 5 colheres (sopa) de óleo
- 200 g de bacon cortado em cubos
- 5 dentes de alho amassados
- 2 cebolas médias picadas
- 2 tomates sem sementes picados
- 1 kg de carne seca dessalgada e cortada em cubos
- 200 g de costelinha de porco dessalgada
- 200 g de lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas
grossas
- 1 colher (chá) de colorau
- pimenta do reino e pimenta dedo de moça a gosto
- 750 g de mandioca em pedaços cozida
- 1 xícara (chá) de ervilha seca (que ficou de molho por 12
h)
- 1 maço de salsinha e cebolinha picadinha
- 2 folhas de louro
- sal a gosto
- 3 litros de água

- cebolinha picada para decorar 

1 - Numa panela coloque 5 colheres (sopa) de óleo, 200 g de bacon cortado em cubos, 5 dentes de alho amassados, 2 cebolas médias picadas e 2 tomates sem sementes picados, leve ao fogo médio e refogue bem (10 a 15 minutos). Adicione 1 kg de carne seca dessalgada e cortada em cubos, 200 g de costelinha de porco dessalgada, 200 g de lingüiça calabresa defumada e cortada em rodelas grossas, 1 colher (chá) de colorau, pimenta do reino e pimenta dedo de moça a gosto e misture bem. Acrescente 750 g de mandioca em pedaços cozida, 1 xícara (chá) de ervilha seca (que ficou de molho por 12 h), 1 maço de salsinha e cebolinha picadinha, 2 folhas de louro, sal a gosto e 1 1/2 litro de água e deixe cozinhar por +/- 2h ou até que a mandioca fique totalmente cremosa e as carnes estejam bem macias a ponto de se soltarem do osso. Conforme a água for secando vá adicionando o restante da água aos poucos (1 1/2 litro). Retire do fogo, salpique cebolinha e sirva em seguida acompanhado de mandioca frita.

Como  podemos ver  no vídeo este prato,há alguns pontos  importantes a se levar em conta ,não chega a ser uma carne de caça mas porco sempre tem um sabor mais forte entre outras carnes  do dia a dia e textura firme, o bacon além de forte e marcante é muito gordo, a mandioca da liga e mais corpo ao prato e com mais algumas especiarias (alho, cebola, pimenta ,louro e coloral),por fim temos um prato forte  encorpadíssimo e com muito sabor.

Para este prato precisaremos de um Vinho, que resista:

  • Ao Porco: carne forte e de textura firme.
  • Ao Bacon: carne muito saborosa marcante e gorda.
  • Ao corpo final do Prato, que com a mandioca ficara bem cremosa, más com certa firmeza.


O vinho


Vamos de vinhos reservas ou com certo caráter tânico,o tanino e acidez neste prato serão os principais ingredientes da harmonização,o tanino para amaciar a gordura do prato e a acidez para limpar o paladar deste prato tão cremoso.
Como sempre gosto de fazer darei  uma opção de vinho do novo mundo e uma do velho mundo.
Novo mundo,não vou harmonizar com nada muito especial e caro pois o principio é o memso se você achar que seu almoço ou jantar merece algo mais especial é só seguir esta memsa linha e pedir pelos vinhos reserva e gran reservas das memsas vinícolas que serão vinhos com muito mais a oferecer e ainda harmonizão muitíssimo bem,aqui vamos de um belo tannat de extremo custo beneficio  o tannat tannat Ysern,um vinho feito com duas parcelas da mesma uva só que de diferentes solos,o que lhes proporciona memsos jovens  muito equilíbrio,este vinh o tem muita ameixa no nariz mescladas a notas de chocolate na boca taninos de boa qualidade media acidez e um  final de frutas negras,se eu fosse de novo mundo com certeza escolheria este vinho ou qualquer um de sua linha superior.
 YSERN TANNAT/TANNAT 2006

A marca Ysern é uma homenagem à antecessora Margarita Ysern, de família viticultora, que se casou com Jaime Carrau em 1680. Ela foi uma das influências para que a família Carrau, de tradição naviera, manifestasse interesse pela vinha no início de 1700. O nome desta grande mulher foi eleito para homenagear a linha de vinhos de corte das regiões Cerro Chapéu e Las Violetas.

Este vinho foi elaborado com um corte muito particular da mesma variedade Tannat proveniente de regiões diferentes: 25 de Cerro Chapéu (solos arenosos e clima continental) e 75 de Las Violetas (solos argilosos e clima marítimo). Ideal para beber agora ou nos próximos  5 anos.








Se fosse de velho mundo escolheria um vinho do Rhonê,um rioja reserva,um alentejano...e aqui escolhi este tempranillo 100 % com 6 meses de barrica com boa acidez muita fruta na boca e nariz e um ótimo realce nas especiarias,provenientes da própria uva tempranillo,fica muito gostoso ,é um vinho bem equilibrado e recomendado para  pessoas que gostam de vinhos mais macios,é isso qualquer um dos 2 vinhos dará muito certo sempre ganhando  mais sabores com esta união que é o nosso objetivo sempre,uma boa tarde e uma ótima harmonização.

FINCA LA ESTACADA 2007

O paladar é carnoso, muito madura (sabores geléia de amora), com taninos doces que fazem paladar muito agradável, algumas notas quentes e um final em que reaparece na parte superior do fruto.

Notas de Degustação e Dicas
Cores vivas e aroma intenso e poderoso, marcado tanto pela presença de frutos pretos maduros. Carnoso e frutado no paladar

SAÚDE !!!