Recent Posts

domingo, 24 de outubro de 2010

Pão de Vinho !!!

Esta semana um amigo meu Sommelier também,me chamou pra ir até sua casa para degustarmos um Barolo que ele havia ganho no seu trabalho para degustar (Franco Cesari 2005) um Barolo joven de uma safra realmente excepcional,com muita cereja no nariz acidez correta mas ainda sem muita complexibilidade,ele trouxe também  um pão de sua autoria que estava ótimo um belo petisco,não aquele de limpar o paladar mas um pão com aroma de vinho e muito saboroso,cheio de nozes peguei a receita com o cara e esta ai ! vale a pena .











INGREDIENTES:

125 ml de vinho tinto (bom, nada de utilizar vinho da treta);
75 ml água;
50 grs de nozes;
2 colheres (sopa) azeite;
1 colher (chá) sal;
1 colher (sopa, mal cheia) açúcar amarelo;
200 grs farinha trigo T65;
100 grs farinha integral de trigo;
1/2 pacote fermipan;
100 grs nozes


CONFECÇÃO:


Num liquidificador coloque o vinho (à temperatura ambiente), a água e 50 grs de nozes. Triture tudo bem.


Coloque o liquido na forma do pão, junte o azeite, o sal, o açúcar . De seguida, junte a farinha branca, a integral e o fermento.amasse bem até ficar uniforme e firme e coloque em sua forma de preferencia e assar por 30 a 40 minutos.

Andina 'sp promoveu palestra e degustação com vinhos da Bolívia.













Degustação e Palestra com os Vinhos do Sul da Bolívia, fronteira com a Argentina, o lugar chama-se Tarija.

"Neste local existe uma tradição e cultura do vinho que se originou na época da colônia espanhola e sua igreja católica. Inclusive, existe um destilado de vinho que é superior aos outros destilados de uva que conhecemos. Ele foi criado no local de origem, chama-se Singani."

"O sabor é particular, próprio de vinhos produzidos aos 1.700 metros de altitude. A mistura do clima, altitude, sol, qualidade da terra e água dos rios, fez com que várias cepas adquiram um sabor peculiar. O teor de álcool é menor que vinhos de outras regiões do mundo (eles têm um nível de 13%). As uvas de origem européias se adaptaram muito bem ao terroir boliviano. As técnicas de produção também se adaptaram ao lugar. Há vários vinhos premiados mundialmente!""Brancos muito gostosos, principalmente o Sauvignon Blanc e uma variedade chamada Moscatel de Alejandria."

"Rose é espetacular. Ele é feito de Merlot e Cabernet Sauvignon, excelente!"

"Tintos de cepas francesas se adaptaram muito bem, e adquiriram um sabor leve (mantendo o potencial da uva). Especiais as uvas Syrah, Merlot e Tannat (encorpados, com personalidade, mais leves e principalmente com um sabor que privilegia a uva evitando a poluição do roble francês). A uva Cabernet Sauvignon tem um gosto leve, mas encorpado o suficiente para mostrar o sabor da espécie, com um sabor sutil."

"Singani, um destilado maravilhoso. Ele de fato é um destilado do vinho feito da uva Moscatel de Alejandria. A diferença do processo de produção do vinho branco, é que a fermentação é feita com a casca da uva. Posteriormente, quando o vinho está pronto, o mesmo passa por um processo de destilado. O resultado é um destilado transparente, perfumado, cremoso. o reserva é ideal para preparar uma caipirinha. O gran reserva tem que ser tomado puro, como aperitivo."



Para mais informações acessem:

www.bodegaslaconcepcion.com
www.casagrande.com.bo
www.bodegaskohlberg.com
www.sausini.com