Recent Posts

terça-feira, 15 de maio de 2012

Afinal o vinho faz mesmo bem ao coração, e quanto ?


Estudos apontam que a bebida previne doenças cardiovasculares, mas médicos fazem alerta sobre riscos


Você já ouviu a frase “Uma taça de vinho por dia faz bem ao coração”? Alguns médicos não apenas comprovam essa afirmação, como também revelam que outras bebidas alcoólicas garantem benefícios à saúde – desde que ingeridas na quantidade correta.    

“O álcool presente nas bebidas reduz os riscos de doenças cardiovasculares, como   enfarte e derrames, diminui as dores articulares e garante a cognição quando a pessoa chegar na velhice”, explica o médico Oscarino Barreto, diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).

“Mas a dosagem precisa ser entre 10 e 25 gramas de álcool por dia (veja ao lado). Acima de 25 já é considerado consumo excessivo.”
Há quem discorde das propriedades medicinais atribuídas à cerveja e aos destilados – vodka, cachaça, uísque e outros. André Negrão, clínico geral do Hospital e Maternidade São Luiz, mostra-se cético para com as pesquisas sobre o assunto.

“Na literatura médica, há estudos confiáveis  somente sobre o vinho tinto. É preciso ter cuidado com esse tipo de pesquisa. Para garantir que um líquido ou alimento ofereça benefícios, é preciso analisar uma amostragem considerável de pessoas que consomem a substância de maneira isolada e diariamente, o que é muito difícil.”

No caso do vinho, o médico ainda ressalta que a bebida deve ser ingerida constantemente para fazer bem à saúde. “Não adianta tomar ocasionalmente. Só quem bebe uma taça todos os dias tem acesso às propriedades cardiovasculares.”
Negócio Arriscado

No entanto, ambos os especialistas concordam que o hábito de beber diariamente pode ser perigoso. “Como o alcoolismo não está ligado à quantidade de bebida ingerida, as melhores formas de prevenção de doenças continuam sendo cuidar do peso e fazer exercícios físicos. Além disso, quem toma remédios ou já sofre de doenças cardiovasculares não pode beber”, afirma Oscarino Barreto. “Pessoas hipertensas não devem fazer uso de nenhuma quantidade”, completa André.

Qual é a dose certa?

Segundo o médico Oscarino Barreto, é saudável – desde que o indivíduo não sofra de alguma doença – ingerir entre 10 g e
25 g do álcool presente nas bebidas por dia.  Confira abaixo as doses  que correspondem a 10 g diárias de álcool.

Cerveja:  350 ml (uma lata)

Vinho:  150 ml (meia taça)

Destilados:  50 ml

PESQUISA

Um estudo feito na Dinamarca revelou que beber uma taça de vinho tinto por dia diminui em 35% o risco de desenvolver doenças cardiovasculares