Recent Posts

quarta-feira, 28 de março de 2012

Páscoa Com vinho para todos os pratos e para o o Ovo de Páscoa.



Para os pratos tradicionais da semana santa vamos em busca do que melhor casa com suas escolhas.
A tradicional bacalhoada, o chocolate e a colomba pascal não ficam nunca de fora dos especiais  almoços de páscoa. Para que a refeição fique ainda mais prazerosa, nada como harmonizar com bons vinhos as estrelas da mesa de semana santa. Sommelier Daniel Santos  dá algumas pitadas para quem quer acertar  na escolha dos vinhos servidos nesta data. As dicas são do sommelier da Decanter Londrina, Daniel Santos
Bacalhau - Tradicional na páscoa, o Bacalhau pode ser feito de diversas formas. As mais conhecidas - Gomes de Sá e bacalhau à Brasileira – são uma explosão de sabores. Graças à essa grande variedade de ingredientes e gostos, muitas vezes, o consumidor não sabe qual vinho escolher para harmonizar com a iguaria.
 “Nunca deixe de lado seu gosto pessoal ele com certeza se encaixa em algum vinho para seu prato". O Bacalhau pode ser harmonizado tanto com tinto quanto com vinho branco o que abre o leque de possibilidades, porém alguns pontos devem ser considerados, como os ingredientes da receita.” Daniel.
O Bacalhau com um toque mais condimentado, como é o caso do à moda Brasileira, pode ser harmonizado com um vinho mais estruturado e encorpado como o Marquês de Montemor Reserva VR  - o vinho passou 6 meses em barricas de carvalho francês, o que lhe garante toque de frutas maduras e especiarias. Já a tradicional receita do bacalhau à Gomes de Sá pode ser harmonizada com um chadornnay Piemontês o L' Altro Chardonnay Piemonte 2010 e perfeito para pratos com textura suave e delicados no paladar, ele descansa 5 meses em barricas novas de carvalho francês sobre as lias (25% do vinho) transferindo textura sedosa e aveludada ao corpo deste chardonnay.

Chocolate - Apesar de não ser muito freqüente, o vinho e chocolate rendem uma bela combinação. Amargo, preto, ao leite, branco, com castanhas ou frutas, o chocolate oferece um gosto só dele. “O sabor doce do chocolate pede um vinho potente e estruturado, como os vinhosfortificados ou um belo tannat maduro. Neste caso, o vinho potente diluirá a gordura do chocolate e ressaltará o açúcar” explica Daniel.
" Gosto muito do casamento do Tannat Bouza com chocolate amargo ou de 70% acima de cacau,fica tudo muito equilibrado e final de boca infinito"

Para os chocolates amargos a sugestão é o vinho do Porto estruturado e encorpado, o rótulo possui sabores complexos, graças aos 5 anos em barrica de carvalho. Para os chocolates brancos a indicação é do Porto Quinta da Gaivosa Vintage 2003 , perfeito para acompanhar receitas feitas com esse tipo de chocolate, pois possui corpo leve e intenso.

Colomba Pascal - Ao contrário do que se pensa, a colomba pascal é diferente do panetone. Com diferentes coberturas e recheios como amêndoas, chocolate e glacê, por exemplo, a colomba pascal também pode ser harmonizada com vinhos. Para a receita tradicional de colomba, o sabor suave da colomba combina perfeitamente com a doçura e delicadeza do vinho de sobremesa.


Gewurztraminer Granos Nobles 2008






Características Organolépticas:Coloração dourada muito luminosa. Seduz pela intensidade terpênica de lichia, rosas, gengibre e notas etéreas. Revela em boca delicada doçura, untuoso e equilibrado por ótimo frescor.

Graduação Alcoólica13° GL
Diretrizes Enogastronômicas Sobremesas à base de frutas assadas. Tarte tatin de Frutas da estação com gengibre ou amendoas. Foie gras com algumas reduções de frutas e destilados. Torta folhada de pêras ao roquefort ou só com queijos azuis, mas a estrela nesta a harmonização é colomba não deixe de prova la junto a este belo dessert wine!!!


Obrigado e uma bela páscoa  a todos!