Recent Posts

domingo, 6 de outubro de 2013

Bouza Tannat Sín Barrica e sem espera !

A poucos dias abrimos um Tannat da Bouza , um destes vinhos de vinícolas de baixa produção, que certamente por seu processo seletivo e mais "Garage" seria de conquistar grandes sorrisos, já degustei muitas das jóias que a Bouza produz, Albariño e Tempranillo são suas grandes novidades para Uruguai, já que a família trouxe varias mudas da Espanha , Terra natal desdes Uruguaios de coração.

A Bodega Bouza é um empreendimento familiar, um conceito de trabalho que respeita o meio-ambiente e se baseia na pequena escala, na qual cada parcela de vinhedo é cultivada e vinificada separadamente, logrando assim a máxima expressão do "terroir". Um belo Exemplo é seu Tannat parcela B6 campeão em Bruxelas.

A tecnologia disponível é extremamente avançada, mas é empregada dentro de um conceito de respeito à fruta, de mínima intervenção em todos os processos de vinificação. A colheita se faz manualmente e as uvas são selecionadas grão por grão. As fermentações podem ser realizadas em cubas tronco-cônicas de carvalho francês com sistema de controle de temperatura ou em pequenos tanques de inox. A sala de envelhecimento dispõe de 200 barricas de carvalho francês e americano, climatizada a 15°C e controlada a 70% de umidade. Todo o deslocamento de uvas e caldos na vinícola se dá por gravidade, sem qualquer intervenção mecânica agressiva.

Já ouvimos dizer muitas vezes que Tannat vem de taninos, pois bem assim espera se um vinho auteiro, com taninos verdes e rústicos, bons Tannats são hoje uma realidade presente  e prazerosa, mas com devidos 3 a 6 anos de idade, encontra se vinhos redondos potentes e com notas fortes de café, tabaco e chocolate em alta.


Já o  Tannat Sín Barrica, contrapõe se  a tudo que se imagina, pois passando em madeira você pode potencializar os taninos mas amaciar o corpo e aumentar a complexabilidade, este não passa por carvalho é totalmente aço inox e lagar de mármore, uma fínesse de taninos, corpo estruturado e redondo (sem arestas) um Tannat "Hot" com seus 15,5 % de alcool muito bem resolvidos e integrados a este canhão de tinto com aromas de Fumo (Charuto), chocolate gritante, café, especiarias e muitas notas de torra e frutas negras, no paladar é macio, bom meio de boca , textura carnosa e acidez vivaz, Muito Teimoso ao deixar o paladar, arrancou muitos sorrisos e elogios frente a nossa costela Gaúcha Tche !

Disponível na importadora Decanter Por: 91,30.


Tim Tim e Saúde.