Recent Posts

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Churrasco com vinho,um vinho para cada carne.



Certa vez quis fazer um churrasco aqui em casa usando de bebidas apenas vinhos, mas se assim como eu você tem amigos ainda resistentes à bebida ou que preferem uma geladinha o ideal é fazer que tudo de certo, pelo menos a parte que bebe vinho faça algo como ter 3 tipos de corpo para ir intercalando entre diferente tipos de carne.

O vinho durante as refeições além de ser prazeroso,  digere muito mais facilmente a comida.

É o que mostra um estudo realizado por pesquisadores alemães, publicado no jornal “Gol”, que relaciona a ingestão da bebida alcoólica com o aceleramento do esvaziamento no estômago.
Os elementos contidos no vinho estimulam a liberação de ácido gástrico. Em sua maioria elas são produzidas durante o processo de fermentação e removidas durante a destilação.
A pesquisa diz que a combinação vinho tinto e carne vermelha são perfeita. A proteína suaviza os taninas do vinho e o tinto ajuda a contrabalancear substâncias potencialmente prejudiciais, as gorduras oxidadas chamadas de MDA, ou malonaldeídos, liberadas quando a carne é ingerida. Uma porção de carne vermelha pode elevar essa gordura no organismo, mas combinada com uma taça de vinho, o aumento de MDA inibe a sua produção e facilita a digestão.
Segundo estudos, a digestão acompanhada da bebida descarrega uma quantidade maior de biles no início do intestino delgado. A bebida também favorece a digestão de carboidratos e ajuda a prevenir o desenvolvimento de úlceras pépticas (lesão no estômago ou duodeno).

Já a cervejinha da aquela estufada e é um tanto quanto incomoda ao te levar ao banheiro em pequenos intervalos, depois de todos estes argumentos digamos que você esteja convencido a convencer os amigos também e irão planejar tão churrasco que carne vai com que vinho?
quando se faz qualquer combinação entre comida e vinho, como já dissemos aqui mas é sempre valido lembrar, a intenção é casar os dois o melhor possível sem que nada ressalte e tome a cena, e ainda costumo sempre levar em conta que  em churrascos as notas tostadas e minerais que o carvão e a alta temperatura transmitem a carne.
Você pode colocar um vinho à altura para não perder para a brasa ou como eu gosto de fazer usar vinhos mais minerais para equilibrar e ressaltar o sabor do seu lazer à churrasqueira.

 Vamos lá então para melhor parte:


Frutos do Mar

Frutos do Mar, quem não gosta de uma   lagosta partida ao meio  virada à brasa que como todo fruto do mar pede vinhos frescos e cítricos, fique a vontade com sauvignon blanc, Gewusztraminer, Chardonnays sem madeira e outros brancos com boa fruta cítrica e alta acidez.




Peixes Leves

Peixes leves na grelha, como pescada, Namorado, Tilapia, Dourado.....pedem vinhos médio corpo e minerais com boa fruta e até certa madeira, como por exemplo Gewusztraminer ou Pouilly fumé.

Peixes Encorpados

Peixes como anchova, Pintado, Pacu, Salmão.....precisam além de certos brancos encorpados, para estes sabores marcantes, vinhos com alta acidez, corpo e ligeira  passagem em barrica de carvalho. Alguns rosés de bonarda e syran não tão frutados e com boa acidez resolvem bem também.

Carnes de Frango

O franguinho grelhado nunca pode faltar, e é muito fácil de escolher o vinho, por ser uma carne neutra, só depende de você mesmo se for direto à brasa escolha um vinho branco com bom corpo como os chardonnays e gewusrztraminers, agora se você for fazer um crostine de molho de tomate ou outro molho antes de levar à brasa, agora  escolha um vinho a altura do sabor final, tipo chiante ou vinhos de médio corpo frutados e jovens.


Carne Suína

E que tal a costelinha de porco? Tem sabor marcante textura firme e logo pede um vinho de certo caráter pronunciado mas não tão pesado, escolha um syrah novo mundo sem muita madeira, vinhos do Rhonê são uma bela escolha ou até mesmo pinot noir Tanto Borgonha jovem ou um Pinot novo mundo casa bem também, mas fique atento costelinha de porco só grelhada sem o limão espremido afinal com limão só cachaça mesmo.
Carnes vermelhas





ACÉM

Também conhecido como agulha, lombo de agulha, alcatrinha, lombo de acém, lombinho de acém e tirante. Pode, ainda, ser chamado de aguja (espanhol), basses côtes (francês) ou chuck (inglês).É o pedaço maior e mais macio do dianteiro do boi, sendo uma carne relativamente magra  que por sua vez pede vinho joven frutado como cabernet sauvignon,merlot,tempranillo reserva,vinhos alegres de boa cidez e frutados.


COSTELA  DE TIRA

Também conhecida como costela do dianteiro, ripa de costela e assado. Carne um pouco mais seca do que a costela ponta de agulha ou costela minga. Pode ainda ser chamada de asado ou asado de tira (espanhol), plat-de-côtes (francês) ou short ribs (inglês).apesar de ser um pouco mais magra que as ponta de agulha leve em consideração sua alta gordura use vinho jovens e de boa acidez e corpo robusto, como cabernet chileno de bom produtor ou um belo Tannat reserva para segurar o sabor da carne e ainda cortar um pouco sua gordura com seus bons taninos.
A costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas.





COSTELA PONTA DE AGULHA OU COSTELA MINGA

Fica muito bem em assados. É considerada a ´rainha das churrasqueiras´, sendo uma carne muito saborosa para churrasco. Deve ser cozida por tempo longo, distante do braseiro, para amaciar suas fibras. Depois disso é levada para dourar onde recebe mais sabor via brasa, esta carne sim pode se exagerar em vinhos do novo mundo com bom teor alcoólico mas equilibrado, corpo exuberante e taninos de boa qualidade.
vinhos ideais tintos do Dão, Tannats uruguaios, Cabernets Chilenos ou um Belo Zinfandel cheio de frutas em compota e alta acidez para tanta gordura, fica ótimo.


MAMINHA

muito usada por sua textura macia e por ser magra e saudável mas mesmo assim saborosa, vinhos frutados e jovens resolvem bem andando sempre junto com a carne.




PICANHA

A verdadeira estrela, pode faltar até o carvão mas a picanha nunca será esquecida, de sabor único, textura media a firme, suculenta e bem gordurosa, é muito harmonizada em churrascarias, parrilhas e restaurantes com Malbec por ser intenso, rico em aromas e sabores e conter além de bom corpo uma acidez natural e essencial para este corte, mas você pode usar também um belo Cabernet chileno ou um bom Rioja Crianza.


CARNES DE CAÇA

Javali

Com elevado valor energético, a sua carne - mais escura do que a do porco - é tenra e possui um sabor delicado. Presta-se a um excelente assado.
Borgogna ou pinot Noir Reserva, casa bem e enriquece o sabor delicado da carne.


Veado

Animal de caça por excelência, existe na Europa só no estado selvagem. Carne com um gosto requintado e fina consistência. O seu gosto é bastante incaracterístico e muito próximo do da carne de vaca. A carne de veado deverá servir-se ligeiramente mal passada, de contrário fica demasiado seca, esta pede u vinho de médio corpo que não sobre saia a carne tempranillo novo mundo, pinot noir e syrah.


Perdiz

A  carne, das mais delicadas, não deve ser sujeita a maturação. Altamente recomendada por ser fácil de digerir. Vinho delicado pinot noir ou chardonnay robusto.


Faisão

 A melhor maneira de preparar o faisão é assá-lo no espeto ou no forno, sendo necessário regá-lo muitas vezes dado a sua carne ser bastante seca.se regada com manteiga va de branco encorpado como chardonnay ou riesling, se regado com o próprio caldo use um Cotes du Rhonê, Barbera D'asti ou Bardolino.


Pato Bravo

A carne do pato bravo é muito fina e saborosa. A grande diferença entre ele e o pato doméstico é a virtual ausência de gordura no primeiro. Grelhado no espeto, frito (com azeitonas, ervilhas ou nabos) ou em guisado, acompanha muito bem com laranjas para disfarçar o seu gosto selvagem, ligeiramente amargo. Carne marcante e saborosa um merlot ou um corte entre merlot e malbec fica ótimo e resiste a carne intensa.


Coelho Bravo

Com um ligeiro sabor a caça, a sua carne é suculenta e prestam-se maravilhosamente para confecção de recheios, «terrines» e «patés». O seu paladar, se bem que próximo do coelho doméstico, é dificilmente usado em churrasco mas não impossível se o tentar  vá de Borgogna ou pinot noir novo mundo, fica delicado assim como carne.


Lebre

Roedor selvagem, muito semelhante ao coelho, cuja carne avermelhada e negra, tem um paladar muito acentuado a caça. A sua carne escura é mais saborosa que a carne leve dos coelhos A lebre deve ser consumida quando atinge o seu crescimento máximo, isto é, com cerca de seis meses de idade. A lebre é muito saborosa quando modificada. Pode ser consumida assada, mas geralmente aparece em forma de «páté» ou «civet».
Use  Bonarda, Syrah, Zinfandel ou primitivo, precisara de vinhos raçudos e tão marcantes quanto a carne.


se ficássemos aqui encontrando a carne e o vinho que nasceram um para o outro seria interessante mas infinitamente longo, o importante é você acertar no corpo da carne e do vinho e assim ter um belo churrasco com os amigos enófilos, saber que amanhã não tem ressaca e nem engove antes e depois, um Abraço a todos.




Saúde e Bom Apetite.






OBS: HARMONIZAÇÕES BASEADAS NO CHURRASCO TRADICIONAL,SÓ A CARNE E O SAL GROSSO,SE VOCÊ FOR USAR OUTROS TEMPEROS LEMBRE SE DE ESCOLHER UM VINHO  Á   ALTURA.



2 comentários:

  1. Daniel,
    Qual vinho posso acompanhar com Lagosta crua(ou sashimi de Lagosta)?
    Aqui no Japão, tudo é acompanhado com Sakê, mas se fosse uma bebida ocidental como o vinho, qual seria?
    Bjos, Nikita.

    ResponderExcluir
  2. Olá Nikita, desculpe me a demora estou reativando o Blog, Mas é Simples Uvas Brancas combinam melhor com pratos de carnes "in natura", vocês tem ai no Japão uma uva autóctone (originária do país) ela seria muito indicada no caso, tente encontrar algo dela, chama se Koshu, muito parecida com a Francesa Chardonnay, tem textura untuosa (gorda e ácida) fica perfeita com Sushi de Lagosta, Sushi de Polvo, Sushi de Peixes gordos, só não sei se fica bom com sushi de Água Viva, rs este não tive a oportunidade ainda, mas a base é está branco ácido e de bom corpo, para carnes mais saborosas (Marcantes), obrigado e boa noite, ops dia !

    ResponderExcluir