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segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A história do andarilho do whisky conhece ?






Aos apreciadores de um bom whisky a marca Johnnnie Walker provavelmente seja bem conhecida, afinal ela já é sucesso pelo mundo todo.


História

A trajetória desta marca de sucesso já fez parte de três gerações da família Johnnie Walker, começou em meados de 1819 quando o fazendeiro Alexandre Walker faleceu e seu filho, Johnnie de apenas 15 anos teve que tomar conta dos Negócios da família. Não se sentindo capaz de tocar uma fazenda o jovem a vende e abre um pequeno comércio de vinhos, chás, bebidas em geral e comidas secas. Em pouco tempo ele já tinha uma boa clientela e era muito conceituado como comerciante devido a qualidade de seus produtos. Isso vem provar que A Importância do Profissionalismo no Setor de Vendas ultrapassa as décadas, os séculos, sendo um conceito muito importante para quem deseja obter sucesso em seus negócios.


Johnnie Walker
Visão

Ao mesmo tempo que Johnnie se estabelecia nesta função aconteciam importantes mudanças no mercado de whiskys, existiam pelo mundo inúmeras destilarias deste produto que iniciaram um processo de profissionalização, foi então que Johnnie Walker deteve suas atenções neste assunto e decidiu ingressar neste mercado de trabalho. Habilidoso que era iniciou sua trajetória em destilados, os uais comercializava em seu pequeno estabelecimento. Em pouco tempo seus clientes já solicitavam um nome para o whisky ressaltando sempre a excelente qualidade do mesmo, eis que surge então a marca pessoal chamada Johnnie Walker.


Label
Segunda geração

No ano de 1857 falece Johnnie então seu filho Alexander passa a tomar conta dos negócios de seu pai. A dedicação ao setor de destilados fez surgir o Black Label refinando os sabores e combinações de maltes. Doze anos depois é criada uma etiqueta nas cores preta e ouro, aliás muito similar a que é usada atualmente. No ano de 1876 acontece o registro da marca, da garrafa quadrada e de todas as demais características que passam a ser oficiais. Em uma demonstração de visão de mundo e Agilidade, no ano de 1880 iniciam as exportações, tendo como base um escritório estabelecido em Londres.

Terceira geração

Alexander morre no ano de 1889 e seus dois herdeiros, Alexander e George, passam a tomar conta dos negócios da família. Enquanto Alexander fica responsável pela parte da produção do whisky, George viaja o mundo fazendo crescer as exportações do mesmo. Em pouco tempo o famoso uísque Johnnie Walker já se encontrava a venda em mais de 120 países pelo mundo todo. O logotipo desta marca famosa foi criado no ano de 1909 por solicitação de George e Alexander, representa um andarilho, um homem que vai em frente, caminha incessantemente. Esta imagem foi uma forma de homenagear o pioneirismo de seu avô, que foi um grande visionário, precursor de toda essa história de sucesso de uma família que soube muito bem Como Ser Líder em sua área de atuação.

Video Aulas descomplicando o mundo do vinho!

GRANDE FERNANDO SOMMELIER DO RESTAURANTE PISELLI E EU NO HOTEL HYATT"WINES OF ARGENTINA"

É isso mesmo a partir de amanhã estarei entrando com vídeo aulas "descomplicando o mundo do vinho",sou Sommelier a 5 anos e como já viram em meu blog atuei  em diversas gastrônomias de diversos restaurantes de são paulo,dou palestras geralmente na residência de clientes que fecham grupos de pessoas,e todas harmonizadas,levo 3 tipos de mini pratos e os vinhos que acompanham,ou queijos e espumantes para ensinar a arte de harmonizar,mas aqui no meu blog vocês teram a chance de apreender de vinhos de forma simples e clara sem muitas voltas e sem serem chamados por ai de enochatos vamos descomplicar o vinho sem perder sua essência e charme,espero que gostem,critiquem,opinem, bronqueiem e digam tudo que falta ou que esta de acordo!


aula 1: história e introdução
aula 2: vitivínificação (cultura das vinhas e viníficação)
aula 3: espumantes,rosés e brancos 
aula 4: tintos,fortificados e destilados vinícos
aula 5: como degustar
EU E ERNESTO GRANDE AMIGO E SOMMELIER 



depois anunciarei as outras aulas aguardem!


OBRIGADO E ACOMPANHEM! SOMMELIER DANIEL SANTOS

O CORPO DO VINHO!



A percepção do chamado “corpo” do vinho, é nada mais nada menos que a sensação de “peso” que o vinho aparenta ter na boca.

Exemplo: de muito facíl percepção,o que tem mais peso na boca água ou o leite ? leite ou molho de tomate ? molho de tomate ou creme de leite ?  é o mesmo processo do vinho tudo é o peso que se tem sobre a papila gustativa!
 O “corpo” do vinho está  também diretamente relacionado com o seu teor alcoólico – quantidade de etanol do vinho, e claro com o seu extrato – a quantidade de material sólido diluído no vinho.que por outro lado depende uma consíderavel parte à uva e às tecnicas utilizadas na vitivinificação como por exemplo: passagem em carvalho,amadurecimento sobre suas leveduras e muitas outras tecnicas!
algumas uvas tintas que produzem vinhos geralmente leves: Gammay,Pinot Noir e Tempranillo joven,mas existem muitas outras!
algumas uvas tintas que produzem vinhos consideravelmente encorpados : Cabernet Sauvignon,Syrah,Tannat,Touriga Nacional,etc e muitas outras.
algumas brancas também tem seu certo peso como a Chardonnay com bom carvalho e a
Gruner Veltiner citada já  neste blog.

O álcool também poderá excitar os receptores térmicos da língua, provocando uma falsa sensação de calore até de doçura na ponta da lingua, freqüentemente acompanhada de uma ligeira ardência na mucosa bucal.
A grande busca na degustação de um vinho é o equilíbrio entre as substâncias que formam a estrutura do vinho: álcool, taninos, açúcares, extratos e ácidos. Quanto mais correta for a relação entre estes fatores, melhor será o equilíbrio e harmonia do vinho tornando o na linguagen dos enófilos um vinho redondo e elegante!

Conheça um pouco do homem que pontua suas escolhas de vinhos, Robert M. Parker, Jr.


Robert M. Parker, Jr. nasceu em Baltimore, Maryland, em 23 de julho de 1947. Um graduado com honras na Universidade de Maryland, com especialização em História, e um menor em História da Arte, ele freqüentou a Universidade de Maryland Law School, graduando-se em 1973. Por dez anos e meio ele era um advogado, um advogado sênior, e posteriormente como Assistente de Conselheiro Geral para a Farm Credit Bancos de Baltimore. Em 09 de março de 1984 renunciou seu cargo de Advogado-Geral Adjunto para dedicar-se integralmente a escrever sobre vinhos.
Seu interesse por vinhos começou em 1967, quando passou um mês no exterior durante as férias de Natal, visitando uma amiga (que agora é sua mulher de 37 anos) na Universidade de Estrasburgo, na Alsácia, na França.
Em 1975, ele começou a pensar em escrever sobre o vinho e começar o seu próprio "independente, Guia do Consumidor," em grande parte devido à escassez de informações confiáveis sobre a qualidade do vinho. Os amigos ea família informou que a sua carreira na lei deve ser dada prioridade absoluta, e que a escrita de vinho era uma profissão romântica não rentáveis.
No entanto, em 1978, o conceito de uma publicação de vinho foi formulado. A primeira edição do The Wine Advocate, uma questão de cortesia, foi enviado para as listas de discussão comprado de várias principais lojas de vinho. O número inicial de assinantes em agosto de 1978, foi inferior a 600.
Vinte e oito anos depois, The Wine Advocate tem mais de 50.000 inscritos, em cada estado dos Estados Unidos, e em mais de 37 países estrangeiros. Hoje, praticamente todos os observadores informados concordam que a The Wine Advocate exerce a influência significativa na maioria dos consumidores de vinho graves de hábitos de compras e tendências, não só na América, mas na França, Inglaterra, Suíça, Japão, Taiwan, Cingapura, Rússia, México, Brasil, e China.
Além de fazer a redação e provas para The Wine Advocate, que é publicada bimestralmente em Parkton, Maryland, Parker é um editor contribuindo para Food and Wine Magazine eBusiness Week. Ele também escreveu para a revista periodicamente Inglês The Field e foi o crítico de vinhos de França, L'Express revista, a primeira vez que um não-francês ocupou esta posição. Desde 2006, ele escreveu uma coluna semanal para a altamente respeitada revista americana Business Week.
Robert Parker já apareceu em revistas importantes, tais como TimeNewsweekAtlantic Monthly, pessoas, dinheiro, o viajante, Changing Times, Esquire, GQ, Business Week, Smart Money, The Robb Report, jornais notáveis, como o Los Angeles Times, EUA Today, The Boston Globe, The New York Times, The Baltimore Sun, The London Sunday Times, The Telegraphe domingo, The Independent, The Financial Times, Le Journal de Dimanche, eL'Express, e em praticamente todas as principais revistas da Europa , incluindo o The Economist, Paris Match, e Figaro.
Parker também foi perfilado em 60 Minutos da CBS II e é um convidado freqüente em PBS Charlie Rose Show. Sua filosofia de escrita se manteve simples: proporcionar significativa, abrangente, independente, precisas, comentários críticos e opiniões sobre os vinhos finos e os valores de vinho fino.
Award CeremonyRobert M. Parker, Jr. é o único vinho escritor / crítico na história a ser dada a maior das honras presidenciais por dois presidentes francês e um presidente italiano. Em 29 de março de 1999, o presidente Jacques Chirac assinou um decreto autorizando Robert M. Parker, Jr. é um Chevalier dans l'Ordre de la Légion d'Honneur. Ele foi decorado diretamente pelo presidente Jacques Chirac em uma cerimônia no Palácio do Eliseu em 22 de junho de 1999.Presidente Chirac, ao conceder maior honra da França, afirmou que "Robert Parker é o mais seguido e influente crítico de vinhos franceses no mundo, algo que eu (o Presidente Chirac) testemunhou recentemente ao escolher o vinho para o presidente Clinton, que automaticamente se refere o Robert Parker como sua referência para a tomada de uma decisão de compra do vinho apropriado. "Em 14 de julho de 2005, o presidente Chirac promoveu Parker para um" oficial "na Legião França de Honra, uma rara distinção extremamente, reconhecendo a contribuição extraordinária que ele fez para a qualidade do vinho por escrito e educação dos consumidores ao redor do mundo sobre os vinhos franceses. Em 1993, o falecido presidente François Mitterrand fez Robert M. Parker Jr., um Chevalier dans l'Ordre National du Mérite.
Em 2002, Parker foi feito um Commendatore (comandante) do Nacional em Itália Ordem do Mérito. É a maior honraria do país foi agraciado com o Sr. Parker pelo primeiro-ministro Berlusconi eo presidente Ciampi por suas contribuições em reconhecer a qualidade do vinho italiano, além de seus esforços educacionais sobre vinhos italianos em sua publicação, The Wine Advocate. Ele é o escritor primeiro vinho ou crítico na história a receber a maior honraria da Itália.
Em 2002, fundou erobertparker.com, que se tornou o número um visitaram o site sobre o vinho de acordo com dados registrados pelo Alexia.com.
Robert M. Parker, Jr., que, em fevereiro de 1999, foi retratado em um artigo de primeira página duas parte no Los Angeles Times por seus Pulitzer crítico de mídia ganhando, o falecido David Shaw, escreveu quatorze livros sobre vinho, que foram best-sellers, não só nos Estados Unidos, mas também em suas versões traduzidas na França, Japão, Alemanha, Suécia, Polônia, China, Espanha, Coréia do Sul e Rússia. No Los Angeles Times, Shaw chamado Parker "um feroz defensor do consumidor de vinho", "o crítico mais poderosos de qualquer espécie, em qualquer lugar", e "um sensualista, apaixonado por vinhos, que é o grande responsável pela vastamente melhorada qualidade dos vinhos produzidos em todo o mundo ocidental e para o crescimento exponencial, interesse, conhecimento e sofisticação de quem bebe vinho ".
Em 2005, Simon & Schuster publicou mais recente livro de Robert Parker, The World's Greatest Wine Estates: uma perspectiva moderna.
Em 2006, a "alma mater" Parker, da Universidade de Maryland, concedeu-lhe o Prêmio Aluno distinto para 2006.
Em 2004, o Culinary Institute of America criou um fundo patrimonial legado para bolsas de estudo do vinho em nome de Robert M. Parker, Jr.
Robert Parker vive no interior norte de Maryland com sua esposa, Patricia, sua filha, Maia, e basset hounds vários bulldogs Inglês.
Ele abrange actualmente os vinhos do vale do Ródano, Provença, Bordeaux e na Califórnia.