Recent Posts

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O CORPO DO VINHO!



A percepção do chamado “corpo” do vinho, é nada mais nada menos que a sensação de “peso” que o vinho aparenta ter na boca.

Exemplo: de muito facíl percepção,o que tem mais peso na boca água ou o leite ? leite ou molho de tomate ? molho de tomate ou creme de leite ?  é o mesmo processo do vinho tudo é o peso que se tem sobre a papila gustativa!
 O “corpo” do vinho está  também diretamente relacionado com o seu teor alcoólico – quantidade de etanol do vinho, e claro com o seu extrato – a quantidade de material sólido diluído no vinho.que por outro lado depende uma consíderavel parte à uva e às tecnicas utilizadas na vitivinificação como por exemplo: passagem em carvalho,amadurecimento sobre suas leveduras e muitas outras tecnicas!
algumas uvas tintas que produzem vinhos geralmente leves: Gammay,Pinot Noir e Tempranillo joven,mas existem muitas outras!
algumas uvas tintas que produzem vinhos consideravelmente encorpados : Cabernet Sauvignon,Syrah,Tannat,Touriga Nacional,etc e muitas outras.
algumas brancas também tem seu certo peso como a Chardonnay com bom carvalho e a
Gruner Veltiner citada já  neste blog.

O álcool também poderá excitar os receptores térmicos da língua, provocando uma falsa sensação de calore até de doçura na ponta da lingua, freqüentemente acompanhada de uma ligeira ardência na mucosa bucal.
A grande busca na degustação de um vinho é o equilíbrio entre as substâncias que formam a estrutura do vinho: álcool, taninos, açúcares, extratos e ácidos. Quanto mais correta for a relação entre estes fatores, melhor será o equilíbrio e harmonia do vinho tornando o na linguagen dos enófilos um vinho redondo e elegante!

2 comentários:

  1. adorei a explicação agora entendo os pesos de um e outro!obrigado sommelier Daniel!

    ResponderExcluir
  2. agora ja sei um pouco a uva que devo escolher,não gosto de vinhos encorpados gosto leve e fresco!valeu a dica!

    ResponderExcluir