Recent Posts

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Dez artistas do café brigam pelo título


Realiza-se hoje o segundo Campeonato Barista de Portugal, com dez concorrentes.
Em apenas 16 minutos, têm de preparar quatro cafés expresso, dois cappuccini arte, duas bebidas fantasia com álcool e duas bebidas fantasia sem álcool, tendo como base o café. É este o desafio lançado aos dez candidatos a vencedores do 2.º Campeonato Baristas de Portugal. Aberto ao público, uma oportunidade para ver, hoje a partir das 10.30, os melhores artistas nacionais do café em acção, no Hotel Miragem, em Cascais.
Dez artistas do café lutam pelo títuloMas, afinal, o que é um barista? "Ser barista é trabalhar o café e promover a cultura do café. Não é quem serve num bar", explica Luís Vilhalva, barista formador da Escola Grão Maior, em Campo Maior, a única no País nesta arte.
A decisão sobre o vencedor fica a cargo de um júri constituído por jurados formados e homologados pelo Fórum Cultural do Café, associação que tem como principal objectivo difundir a cultura e o consumo do café junto de profissionais e consumidores em geral.
Se faz parte dos 80% de portugueses que consomem café diariamente, segundo as estimativas da Associação Industrial e Comercial do Café, até pode parecer estranho que se aposte no aumento do consumo. Mas dados da Associação Industrial e Comercial do Café indicam que em Portugal se consomem apenas quatro quilos de café per capita, valores muito distantes dos registados nos Estados Unidos e no Norte da Europa, onde o consumo chega quase aos catorze quilos per capita.
Outra grande diferença é o facto de os portugueses beberem café sobretudo fora de casa, ao contrário desses mercados. Uma tendência ligeiramente alterada com o lançamento das novas máquinas de café e das cápsulas de café.
Mas mesmo essas simples cápsulas podem ser a base de um café mais elaborado ou de uma bebida, como vão hoje mostrar os dez candidatos ao título nacional de barista. Durante a prova, cada participante pode escolher a música para acompanhar a prestação e, durante a preparação das bebidas, tem de as ir comentando.
A apresentação e os atributos de cada bebida são dois dos critérios a classificar por dois jurados sensoriais, enquanto os dois jurados técnicos avaliam a forma de preparação de cada bebida bem como o tempo de execução. Ao jurado coordenador cabe assegurar que tudo é confeccionado respeitando as normas estabelecidas.
"Vestuário, presença e atitudes também são avaliados, porque um bom profissional tem de ser excelente na sua interacção com o público", explica Luís Vilhalva.
O vencedor vai representar Portugal no Campeonato Barista espanhol, que se realiza em Barcelona entre 6 e 9 de Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário