Recent Posts

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

RIEDEL A RAINHA DAS TAÇAS.


                                                                                                                                                                             No mundo dos vinhos só existe uma unanimidade: os copos de cristal que a austríaca Riedel produz desde 1756 . 



Apreciadores de vinhos possuem um tipo ou uma marca preferida. Raros, porém, são os que se arriscam a apontar o melhor do mundo, tal a qualidade das bebidas e o apurado paladar de quem as conhece. Mas há uma unanimidade no universo de aficionados. São as taças Riedel, que, produzidas na Áustria desde 1756, sempre foram apontadas por dez entre dez sommeliers como as mais perfeitas do mundo. "O efeito de uma Riedel é imenso", afirma o crítico americano Robert Parker, maior autoridade mundial em vinhos. "Nem consigo enfatizar de maneira suficiente quanta diferença essas taças fazem ao se sorver um vinho."

O recente lançamento da linha Sommelier Maxi, a mais exclusiva da marca, agitou o mercado. Ao preço de 250 libras a mais cara -- cerca de 1 000 reais por unidade --, as Maxi se tornaram objeto de cobiça de enófilos 
mundo afora. São tão disputadas quanto as garrafas das melhores safras dos melhores vinhos franceses. No Brasil, a rede de lojas Spicy vende cerca de 120 000 unidades de vários modelos da Riedel por ano. "Essas taças têm a capacidade de extrair o melhor de um vinho", diz o especialista Mathieu Péluchon, diretor da importadora Terroir. Prova disso foi um teste cego feito anos atrás, em que um mesmo vinho foi servido em cinco taças diferentes. As cobaias foram respeitados sommeliers do Brasil e da França. "Em seus veredictos, todos disseram se tratar de bebidas diferentes", diz Péluchon.

Por enquanto, a coleção completa está disponível somente na Europa, mas há a promessa de Georg Riedel, presidente da empresa, de desembarcá-las nos Estados Unidos e no Brasil ainda neste ano. Todas as outras linhas da casa européia -- Vinum, Vinum Extreme, Wine e Sommelier -- já estão à venda no país. "Tenho tanto cuidado com elas que jamais deixo alguém lavá-las", afirma Mário Telles Jr., ex-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers e dono de uma coleção Riedel Sommelier. O motivo de tanta veneração está no modo artesanal como essas taças são produzidas. O bojo, a haste e a base respeitam medidas milimétricas. Apenas profissionais com pelo menos 20 anos de experiência, ex-alunos da universidade interna da Riedel, podem soprar uma Sommelier Maxi.

Há outra característica cultuada na Riedel: existe uma taça para cada tipo de vinho, capaz de realçar sua característica mais marcante, considerando até mesmo os traços de algumas regiões vinícolas famosas, como as de Bordeaux e de Borgonha, na França. A geometria da taça de um Bordeaux, por exemplo, faz o líquido escorrer para o centro da língua, o ponto que percebe a sensação encorpada do vinho.



3 comentários:

  1. As taças fazem muita dferença numa degustação, basta você fazer um teste simples em sua casa mesmo. Sirva um vinho que você gosta em tres taças diferentes, inclusive um copo, depois prove de cada uma e confirmará o que estou dizendo. O vinho muda de taça para taça. É uma questão de físca que tem a ver com a volatividade dos aromas. Saiba que cada vinho tem uma taça adequada, valorizando com seu formato as qualidades de cada tipo. O mestre nesse assunto chama-se Riedel. As taças são caras mas são o máximo. Se vale uma dica, compre um jogo delas só para você curtir ao máximo os melhores vinhos que tem. Você merece. E não esqueça nunca use sabão ou detergente para lavá-las. Apenas água e se precisar água quente.

    ResponderExcluir
  2. Olá, desculpe mas nunca use água quente. Já quebrei taça assim. A água esquenta a taça e ela se dilata de forma não uniforme, se tornando muito quebradiça e a pressão da esponja pode fazer ela se desmanchar que nem açúcar.

    ResponderExcluir
  3. pode ter algo a ver com fisica sim,mas você é a primeira pessoa que vejo dizer isto pois trabalho a 6 anos em restaurante e só lavamos com aguá quente mesmo! agora esponja nunca pois risca e deixa cheiro (ovo).

    ResponderExcluir