Recent Posts

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Oliva Arbequina

É atualmente a oliva mais plantada na  Espanha e no estrangeiro pela sua boa adaptação aos sistemas de cultura de alta densidade maquinável perfeitamente. Seu óleo é muito estável, e muito frutado e, portanto,bem  aceito. plantas vigorosas e adaptadas ao frio.
NOME
nome único lugar que tem sido encontrado com este nome, de Arbeca (Lleida).
GEOGRAFIA DA CULTURA
Sua área original ocupada pelo vale do Ebro, especialmente na província de Lleida. Atualmente, representa metade de todas as novas plantações, a ter lugar na Espanha, é  contínua expansão para outros países em termos de  azeitonas nobres.
Tem uma maior  resistência ao frio do que outras variedades.
MORFOLOGIA
Folha: curtas e elípticas
Fruto: esférico, de tamanho pequeno. Nenhum mamilo e apenas lenticelas.
Bone: oval, simétrica, arredondada em ambas as extremidades.
PRODUTO
O óleo é considerado um dos melhores devido à ser marcante e frutado,levemente picante e de amargor acentuado, deixando lhe o paladar  muito doce para o gosto de paladares menos habituados ao consumo de azeite de oliva. O rendimento do óleo é geralmente baixa, compensada por uma elevadaqualidade. A conservação do óleo deve ser longe de luz e calor pois é um pouco sensivel perante aos demais azeites perdendo o frutado em menos de um mês . É, portanto, uma variedade muito interessante e a mistura com outras de energia mais estável traduz se em belos e potentes azeite para carnes e aves fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário