Recent Posts

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A Famosa Caipirinha


Drink  que é a cara do Brasil já conquistou o mundo com seu sabor: saiba como incrementar essa deliciosa tradição
Dê-me um limão e eu faço uma... caipirinha! O famoso ditado popular ganha novos contornos regados a 40% de teor alcoólico, açúcar e muito gelo em homenagem ao mais brasileiro dos drinks.
Forte e ao mesmo tempo refrescante, a caipirinha é a companhia ideal para os quentes dias de verão. Seu sabor peculiar é apreciado de norte a sul do país e combina tanto com o cardápio praiano repleto de frutos-do mar, quanto com o currasquinho de domingo,e claro brilha acompanhando uma boa feijoada  onde é uma espécie de tradição, e como dizia o nosso querido professor da abs-associação brasileira de sommelier Arthur Azevedo  "feijoada harmoniza mesmo com uma boa caipirinha e uma cama depois"
O sucesso da caipirinha é tão grande que a bebida cruzou oceanos para se difundir ao redor do mundo e se tornar a bebida preferida dos estrangeiros que procuram sabor tropical.
A receita do drink nacional é relativamente simples: limão, açúcar, pinga e gelo, mas a aparente facilidade esconde segredos inexplicáveis até para quem é especialista no assunto.
O maior deles é o sabor: uma caipirinha nunca fica igual a outra. Mesmo seguindo receitas iguais, a caipirinha preparada por cada pessoa sempre fica diferente.
Se a caipirinha é considerada o drinque nacional por excelência, o Estado de São Paulo é considerado por estudiosos e apreciadores o berço da bebida. O nome não nega, caipirinha tem origem no termo caipira, nome que designava os habitantes do interior paulista e até hoje é utilizado como referência da cultura do interior.
A real origem da bebida é fonte de muitas lendas. Há quem diga que ela surgiu por meio dos escravos, que teriam adicionado garapa e limão à cachaça durante seus festejos.
Para outros, a responsável pela criação do drinque é a medicina popular, que misturou limão e mel à cachaça para combater resfriados, em uma receita que até hoje é usada.
"Antigamente se usava panos embebidos em álcool sobre a fronte dos doentes para curar a febre e o limão para fortalecer a imunidade. Conta uma lenda que depois de chupar um limão, o álcool escorreu pela testa e caiu na boca de um doente. Para combater o amargo do álcool, ele comeu açúcar e, assim, por acaso, inventou a receita da caipirinha",
"A caipirinha e a cachaça são parte da cultura brasileira, temos obrigação de valorizá-las preservando as nossas tradições",
"A caipirinha é mais do que uma bebida, é um estado de espírito. Ela está associada a ambientes alegres, festas, rodas de amigos. Ela mostra bastante do espiríto brasileiro."
Com o intuito de preservar a caipirinha no mundo todo a até um decreto presidencial regulamentando a bebida (veja texto nesta página), que confirma a caipirinha como o drinque feito somente com cachaça, limão, açúcar e gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário