Recent Posts

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VINHO E MÚSICA,OUTRAS NOTAS DO VINHO!



A musica e  o vinho, remetem a mais longínqua  antiguidade. 4.000 anos da nossa Era, os chineses e os egípcios, já possuíam um número de instrumentos musicais,praticavam o canto e dança e idolatravam  a música. Desde então, a música já era definida como uma das belas artes concernente à combinação de sons  para expressar por meio da beleza, o pensamento e o sentir. Não importa de qual angulo se analise, o vinho e a música, desde sempre,  se colocaram,  ao longo da história, como ponto de união do homem com o sagrado, na sua acepção mais plena. Data, talvez, de tal contextualização histórica, a busca do entendimento de tão íntima relação.



O vinho tem poesia e sensualidade  como a música, porque há nele a expressão de um autor, que exprime prazeres e emoções, emoções e um talento criador muito além da técnica adquirida. Em razão disso, harmoniza magnificamente com obras e peças  musicais, sejam elas populares, cameristícas ou sinfônicas.  Johann Strauss II (1825-1899), famoso pela vida boêmia e  pelas valsas (Vozes da Primavera, Sangue vienense, Contos dos bosques de Viena, Danúbio Azul, Valsa do Imperador), tem na obra Vinho, mulheres e música uma clara percepção de que a compatibilização entre vinho e música pode ser perfeita



De fato, a música dos Strauss sempre foi, por definição, uma música popular, mesmo quando dançada nos salões do imperador: ritmos contagiantes, memoráveis melodias, alegria inebriante. Nas suas valsas, não há muito o que pensar, o que refletir. O que interessa é a dança, o momento, sentir a vertigem dos rodopios e a alegria de viver à vienense. O sublime encanto que uma valsa de Strauss provoca se assemelha em muito ao prazer absoluto que o vinho conduz. Pode-se dizer que Johann Strauss II, além de seus dotes extraordinários de músico, foi símbolo de uma época que glorificava, com suas músicas, uma alegria de viver jamais superada. Debussy, á semelhança de Strauss, em seu “Prélude a l’après-midi d’un faune”, no qual apresenta um universo de sentimentos indescritíveis, mostra o quanto a harmonização entre o vinho e a música pode ser  perfeita. Os prelúdios, via de regra são mais curtos que as aberturas, mais sérios  e conduzem o ouvinte diretamente ao âmago do enredo. Assim, Debussy, no prelúdio A Porta do Vinho, conduz o ouvinte à Paris da sua época, para assistir ao espetáculo dos bailarinos flamencos que o influenciaram tão fortemente. Sua música, romântica e lírica,  se caracteriza pelas doces e originais melodias, a refinada harmonia e a beleza poética.



A intimidade  entre o vinho e a música , também está muito bem expressa em Carmina Burana, composta pelo  compositor alemão Carl Orff  e levada ao palco em 8 de junho de 1937, em Frankfurt . “Carmina Burana”, é uma cantata profana para solistas, coro e orquestra, baseada em textos procedentes de uma coleção de cantos em latim antigo e alemão medieval. O autor se baseou na edição de Carmina Burana ( que significa Canções de Beuren ) de Schmeller, editada em 1847 e constituída de 250 poemas.  Escritos a mão por anônimos poetas goliardos,também chamados escolásticos errantes ( na sua maioria, monges fugidos de conventos ), que  fascinados pela vida livre, libertina e incerta, esqueciam sua missão e  não voltavam jamais ao seu lugar de origem, nem tampouco a sua meta primitiva. Para ganhar o pão de cada dia e o vinho de cada noite,  compunham poemas satíricos, canções moralizadoras, de amor e ou de exaltação ao vinho. As sátiras denunciavam sem piedade alguma, a hierarquia eclesiástica e  a corrupção  dos poderosos, além de   ásperas críticas à sociedade, envoltas na  exaltação de uma  moral natural e contrárias aos ensinamentos da igreja  e aos  costumes tradicionais. Após selecionar 25 daqueles textos e compor uma cantata oratório, Carmina Burana, na verdade apresenta uma concepção pagã da vida, sob uma música clara até a ostentação, rítmica elemental, elementos arcaícos e efeitos obtidos por uma percussão monumental.A cantata está marcada por um símbolo da antiguidade – a Roda da Fortuna -  que gira eternamente, trazendo alternadamente má ou boa sorte.



Uma parábola da vida humana, em constante girar. O clamor do côro à Deusa da Fortuna introduz e conclui a obra, que se divide em três seções – o encontro  do homem com a natureza, particularmente com a natureza desperta na primavera, o encontro com o vinho ( En Bache bene venies  e  In Taberna ) e o encontro com amor. O  vinho e a música, ambos frutos da intervenção do homem sobre a natureza, criados para desfrutar a companhia e a amizade, são a real expressão da voluptuosidade da imaginação.   São, na verdade, os elementos de harmonia entre o céu e a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário