Recent Posts

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O VINHO E A BÍBLIA


Que vinho foi transformado por Cristo?

Alguns dizem que é suco de uva... será? O que havia no copo? Vinho fermentado, não suco de uva. Quando as Escrituras mencionam vinho, não se referem ao suco de uva não fermentado. Por exemplo, o vinho fermentado, não o suco de uva, rebentaria “odres velhos”, (odres = bolsa de pele. Um odre novo, com vinho novo, faz esticar a bolsa. Um odre velho com vinho novo vai estourar a bolsa; porque a bolsa não tem mais elasticidade. O vinho fermenta o açucar e transforma-se em (àlcool) como Jesus disse. E os inimigos de Cristo o acusavam de ser “dado a beber vinho”. Esta acusação não teria sentido se o vinho fosse apenas suco de uva. (Mateus 9:17; 11:19) Bebia-se vinho durante a celebração da Páscoa, e Cristo o usou quando instituiu a comemoração da sua morte. Alguns argumentam que o “vinho” mencionado nesses textos bíblicos era simples suco de uva. No entanto, a Cyclopedia de McClintock e Strong lembra-nos que “a Bíblia não faz distinção entre vinhos inebriantes e não-inebriantes — nunca menciona ou alude a tal distinção”. Coerente com isso, mostra-se na Bíblia que o “vinho” é bebida inebriante, e ele é associado com “bebida forte”. — Gênesis 9:21; Lucas 1:15; Deuteronômio 14:26; Provérbios 31:4, 6. É interessante notar que o primeiro milagre de Jesus, foi transformar água em vinho. O relato bíblico diz: “Ora, quando o diretor da festa provou . . . [o] vinho, mas sem saber donde vinha, . . . chamou o noivo e disse-lhe: "Todo outro homem apresenta primeiro o vinho excelente, e, quando as pessoas ficam inebriadas, o inferior. Tu reservaste o vinho excelente até agora." (João 2:9, 10). Sim, “o vinho excelente” que Jesus produziu era realmente vinho. Veja agora, efeitos medicinais: Uma taça de vinho junto com as refeições limpa as veias artérias. Pesquisas feitas em ratos e depois em humanos mostram que aqueles que tomavam vinho tinham apenas 37% de placas de gordura nas veias contras 80% dos que não bebiam. Essas placas de gordura podem causar entupimento das veias. Obs. Moderadamente pode beber sim! O vinho alegra o coração. (Salmos 104:15) “. . .E vinho que alegra o coração do homem mortal,. . .”Como pode o suco de uva ter o mesmo efeito? Ecles 9:7: “Vai, come o teu alimento com alegria e bebe o teu vinho com um bom coração, porque o [verdadeiro] Deus já achou prazer nos teus trabalhos.”(Eclesiastes 10:19) “O pão é para o riso dos trabalhadores, e o próprio vinho alegra a vida". Obs. Este estudo, não é uma apologia a beberagem, pois eu mesmo já fui um bêbado, com outros vícios a mais. Porém, querer mudar aquilo que está explícito na Palavra de Deus, e fazer regra, doutrina ou costume a seu bel prazer; é acrescentar, diminuir, ou brincar com a inteligência do povo de Deus. O que não se deve é demorar-se, ser viciado ou compulsivo. Noé bebeu da sua vinha. Mas não deixou de ser servo de Deus e de ter achado graça aos olhos do Todo Poderoso Gn 6.8; 9.20-23. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário