Recent Posts

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Vinhos,onde encontro os aromas e onde encontro o bouquet, Veja


Aromas do Vinho vs Vinho Bouquet: Qual é a diferença?
Existe uma diferença entre aromas e bouquet de vinhos? Sim, há. A diferença é distinta, mas pode ser muito confuso para diferenciar os aromas do buquê. Mesmo os críticos de vinhos mais famosos, por vezes, confundem estes dois.

Aromas do Vinho: Classificação Geral
aromas do vinho pode ser classificado em três categorias principais:

aromas primários. Eles também são conhecidos como aromas varietais. Esses aromas são provenientes ou determinada pelo tipo de uvas (castas) usadas para fazer vinho.
aromas secundários. Estes são também conhecidos como aromas vínica. Esses aromas se desenvolvem durante a pré-fermentação e fermentação processo.
aromas terciários: Esses aromas são desenvolvidas durante o processo de fermentação e pós). Desenvolvem-se quando o vinho é amadurecido em barril de  carvalho ou pré guarda em garrafa.
Aromas contra o Bouquet
Para ser preciso, quando um especialista  fala sobre aromas de um vinho, ele está se referindo aos aromas primários e secundários (ou seja, aromas varietais e aromas vínica). Quando ele fala sobre um buquê de vinho, ele está se referindo a aromas terciários  do vinho.

Para ser ainda mais simples, embora seja verdade que existem três principais aromas dos vinhos, só os aromas primários e secundários qualificam como "aromas" no jargão de vinho, o terciário aroma é referido como aquele, em um "bouquet". Resumindo é a diferença entre aromas e bouquet.

Buquê
Os vinhos devem o seu buquê para o cargo de fermentação eo processo de maturação. O bouquet é desenvolvido apenas durante a fase de fermentação e pós na garrafa de vinho em si. aldeídos e ésteres são formados durante a oxidação dos ácidos de frutas e álcool em garrafa de vinho . Como tal, bouquet leva tempo - anos, na verdade - para se desenvolver.

Na maturidade,  um bom vinho terá um complexo bouquet. Afinal, um vinho de aroma é uma combinação de aromas agrupados para formar novos aromas (você poderia chamá-lo de perfume, se você quiser).

 Decantar

o decanter ajuda e  muito os vinhos maduros a liberar o bouquet mais facilmente, porem fique atento vinhos muito envelhecidos não resistem muito tempo no decanter,alguns são até aconselháveis para decanter pois estão a muito tempo  sem contato com o oxigênio.

Eu tenho aqui uma lista dos aromas terciários comuns encontrados em vinhos . Novamente, eu gostaria de salientar que estes aromas qualificam o bouquet  porque eles são desenvolvidos no período pós-fermentação e envelhecimento:

ameixa
cogumelo
trufa
Cedro *
alcaçuz *
couro
amêndoa torrada
avelã torrada
caramelo
café
chocolate escuro
fumaça *
iogurte
casca de árvore

Para mais informações sobre os aromas do vinho, por favor consulte as obras de Jean Lenoir e sua must-have, de renome mundial Le Nez du Vin kits.

Nota Final na Aromas e Bouquet

Um crítico de vinhos diligente geralmente não usam a palavra bouquet para descrever os aromas encontrados em vinhos jovens imaturos, a menos que seja a designação dos vinhos de excepcional tais vintage que eles já estão começando a aparecer, ainda que prematuramente, o seu bouquet.

Felicidades!

* Aromas que normalmente são desenvolvidas quando o vinho é envelhecido em barricas novas de carvalho antes do engarrafamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário