Recent Posts

sábado, 13 de novembro de 2010

Viana do Castelo é a cidade do vinho 2011

Viana do Castelo é a cidade do vinho 2011

A assembleia intermunicipal da AMPV reunida em Santa Marta de Penaguião decidiu-se por Viana do Castelo. Paulo Caldas, presidente da associação criada há três anos e que junta 75 municípios, disse à Lusa que Viana do Castelo foi eleita a Cidade do Vinho 2011, sucedendo a Beja.
Desta forma, no próximo ano o foco da promoção vinícola nacional vai estar dirigido para a zona do Alto Minho, onde irão ser desenvolvidas iniciativas relacionadas com o vinho, a vinha, o enoturismo e a valorização do mundo rural.
Às restantes candidatas, Setúbal, Santa Marta de Penaguião e Barcelos, foram atribuídas menções honrosas.

Paulo Caldas referiu que o país vive uma época de transformações, com o arranque e a reestruturação da vinha e o aumento da produção, que considera ser também de cada vez mais qualidade.
Salientou que os associados da AMPV sentem as dificuldades provocadas pela crise e que estas só serão ultrapassadas através da criação de parcerias entre produtores e instituições, de forma a promover o vinho dentro e fora do país, nomeadamente para países como China ou Angola.
No decorrer da assembleia intermunicipal foi ainda criada a secção de gastronomia e produtos regionais, que se junta às já existentes redes de museus da vinha e vinho, do enoturismo e das rotas do vinho.

Segundo Paulo Caldas, que é também presidente da câmara do Cartaxo, a AMPV assinou um protocolo com a Associação Empresarial de Portugal relativo ao projeto “Portugal - Compro o que é nosso”.
É uma iniciativa que marca, segundo o responsável, o início de uma parceria que visa “valorizar os produtos de qualidade” e visa sensibilizar os portugueses e quem visita o país a comprar “o que é de cá de dentro”.

O encontro serviu ainda para preparar a reunião da direcção da Rede Europeia das Cidades do Vinho, que decorre entre 03 e 04 de Dezembro, em Roma, e onde Portugal vai propor a instituição da Cidade Europeia do Vinho.

O autarca destacou ainda as cerca de 20 iniciativas, entre congressos, seminários ou provas de vinhos, que vão decorrer no dia 14, em que se assinala o Dia Europeu do Enoturismo.
A Rede Europeia das Cidades do Vinho instituiu em 2009 a celebração do Dia Europeu do Enoturismo, que se realiza no segundo domingo de Novembro em cada uma das cidades membros da rede.

A AMPV integra diferentes municípios portugueses com forte dependência económica da vitivinicultura e pretende, através de diversas iniciativas ligadas ao vinho e à produção vitivinícola, fomentar o desenvolvimento daqueles que lhes estão associados.
(ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário