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segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Wines of Brasil leva 11 vinícolas para Master Class com sommeliers em Miami


Evento que combina seminário e degustação de vinhos brasileiros foi conduzido por Evan Goldestein, um dos master sommeliers mais conhecidos dos EUA. Segundo ele, o Brasil é uma “jóia não explorada da América do Sul”.
“Uma jóia não explorada da América do Sul” (The Wines of Brazil: an unexplored Shouth American Jewel). 
Este foi o título da Master Class (palestra seguida de degustação) sobre os vinhos brasileiros realizada por Evan Goldestein, um dos master sommeliers mais conhecidos dos Estados Unidos, em Miami, na Flórida, na última terça-feira (5). O evento foi promovido pelo projeto Wines of Brasil (Wob), desenvolvido pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Evan Goldestein começou a sua palestra com uma citação recente da conhecida crítica de vinhos Jancis Robinson sobre os vinhos do Brasil. “Para uma indústria relativamente jovem, os sinais são promissores”, disse a inglesa Jancis Robinson, uma das maiores autoridades do mundo do vinho, em seu site (www.jancisrobinson.com), em 3 de setembro deste ano.
No evento, foram apresentados 17 vinhos verde-amarelos em Miami, todos escolhidos por Evan Goldestein, que esteve no Brasil em abril deste ano. O master sommelier selecionou rótulos de 11 vinícolas: Aurora, Courmayeur, Casa Valduga, Cave Geisse, Cordelier, Don Guerino, Lidio Carraro, Perini, Pizzato, Miolo e Salton. “Os espumantes brasileiros são de alta qualidade, frescos e complexos ao mesmo tempo”, disse Evan Goldestein. “E o melhor, com preços muito acessíveis aos consumidores”.

A Master Class em Miami ocorreu na churrascaria Fogo de Chão, com a presença de 30 sommeliers de restaurantes e hotéis conhecidos, como Intercontinental, Mandarin Oriental e Ritz-Carlton, além de empresas de cruzeiros. “Algumas dessas empresas de cruzeiros, que já trabalham o Brasil nos seus roteiros, demonstraram interesse em incluir os vinhos do Brasil em suas cartas”, revela a
gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.
Também esteve presente na degustação uma especialista em vinhos da Crown Wine & Sprits, uma importante rede de lojas de vinhos (www.crownwineandspirits.com) de Miami. “Churrasco e vinho tem tudo a ver. E este tipo de iniciativa que foca na educação dos consumidores é fundamental para criar a categorias de vinhos nos Estados Unidos”, observa Andreia. “Estou impressionado com a qualidade dos espumantes brasileiros, que, em alguns casos, superam até os champagnes franceses”, elogiou Andy Trousdale, proprietário do restaurante Le Bistro, de Pampano Beach.

A ação foi coordenada pela representante dos vinhos brasileiros nos EUA, a consultora Nora Favelukes, presidente da QW Wine Experts. Ao final do encontro, Evan Goldestein reafirmou que quer voltar ao Brasil em 2011 para conhecer mais vinícolas. Também disse que pretende realizar este projeto de apresentação dos produtos do Brasil em outras cidades norte-americanas no ano que vem, como Chicago e Washington.

Degustação
No dia 29 de setembro, na churrascaria Plataforma, em Nova Iorque, o master sommelier Evan Goldestein conduziu a mesma Master Class sobre vinhos brasileiros para 20 sommeliers. “Vários sommeliers, distribuidores e importadores comentaram, ao final dos eventos, que ficaram surpresos com a qualidade dos vinhos e espumantes do Brasil”, conta Andreia. “Um deles chegou a dizer que esperava encontrar vinhos simples e baratos vindos do Brasil, mas que ficou admirado em ver produtos complexos e com potencial de guarda, algo inesperado para um país do Novo Mundo”. Conforme Andreia, a boa receptividade aos rótulos verde-amarelos deve levar a conquista de importadores e distribuidores para as vinícolas brasileiras nos Estados Unidos.
Saiba mais sobre Evan Goldestein 
- Master sommelier desde 1990, Evan Goldestein e cria programas de educação e programas de treinamento em vinho para empresas como a Diageo e a Allied Domec. 
- Escritor, é colaborador de várias revistas de gastronomia e participa regularmente como especialista em vinhos de um programa de TV, “No país do vinho”, da NBC.


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