Recent Posts

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

4° DA SÉRIE UVAS IRMÃS PRIMITIVO E ZINFANDEL



Primitivo vs Zinfandel

Uma delas é a partir da Itália. A outra é distintamente californiana. Um tem uma história que remonta há milhares de anos, o outro menor que 200. Um teste de DNA diz que eles são a mesma cepa. Outro não. Qual é? A resposta varia tanto como os próprios vinhos. Mas uma coisa é certa, Primitivo e Zinfandel podem produzir uma grande variedade de vinhos e alguns podem ser realmente maravilhosos. Pode ser difícil separar a realidade da ficção com estas castas distintas, porém semelhantes, mas há algumas coisas a saber sobre cada um.

Elas são a mesma uva? 

Zinfandel é uma variedade tinta plantada em mais de 10 por cento dos vinhedos da Califórnia. identificação de DNA revelou que ele é geneticamente equivalente a croata uva Crljenak Kaštelanski, e também a Primitivo variedade tradicionalmente cultivada no "calcanhar"da Itália, onde ela foi introduzida no século 18. A uva encontrou o seu caminho para os Estados Unidos em meados do século 19, e ficou conhecido pela variação do nome "Zinfandel", um nome de origem incerta...
 Quando plantadas lado a lado, eles produzem uvas de diferentes tamanhos, cores e densidade de cacho. . Belos exemplos de ambas as variedades são densos, bem maduras e com alto teor alcoólico. Para saber a diferença, devemos primeiro saber da uva.

Primitivo

Começamos com o Primitivo porque por ter uma história mística. Não tão bem conhecido como o Zinfandel, Primitivo pode rastrear sua linhagem desde os antigos fenícios que se estabeleceram na província de Puglia (Apúlia), o salto da bota da Itália. Muitas lendas cercam esta uva. Eles vão desde o difícil provar (o vinho servido durante a Última Ceia é dito ser Primitivo) para o difícil de acreditar (que é chamado Primitivo porque é pensado para ser o primeiro, ou Primi de uva). A verdade pode estar em algum lugar no meio, mas nós sabemos que ele é chamado Primitivo por sua propensão a amadurecer antes de todas as outras variedades.
PRIMITIVO
Primitivo prospera hoje em sua casa original da Apúlia. Esta pequena região é conhecido por grande produção de vinhos comuns. Na verdade, o salto da bota da Itália produz mais vinho do que todo o continente da Austrália. As trepadeiras são estimulados a seus maiores rendimentos, a maioria dos quais acabam por ser enviados tanto para o norte para a mistura com outros vinhos ou re-fermentado de álcool industrial. Mas a mudança está acontecendo para esta pequena região.
técnicas de Novo Mundo, baixos rendimentos e gestão cuidadosa vinícola trouxe novos exemplos de vinhos de Puglia à frente do sul da Itália. Em vez de vinhos ralos s e flácidos temos versões ricas, concentrado e saudável que se desenvolvem bem sob o sol quente italiano. Primitivos tendem a ser suculenta, bem estruturado, pesados com pigmentos e concentração, e com alto teor alcoólico. Versões mais leves podem ser florais e frutadas, mas estes são cada vez mais raro. Aromas e sabores de amoras maduras, violetas e pimenta são comuns.Alguns Primitivossão de maravilhosa rela~çao preço/qualidade, e até mesmo garrafas de reserva são encontradas por  $ 20. Os melhores exemplos vem da região costeira de Manduria, apesar de muitos produtores com visão de futuro estão tentando as regiões periféricas também. Alguns dos nomes mais famosos de vinificação da Itália estão a tentar capitalizar sobre o sucesso a longo Primitivo de atraso. No futuro, olhar para os vinhos de Antinori, Zonin e Pasqua, juntamente com produtores estabelecidos de Primitivo como Rubino, Tormaresca e Pepe Masseria.

Zinfandel

Mesmo os mais inexperientes  entusiastas do vinho, provavelmente  já ouviu o nome de Zinfandel, seja a versão calorosa tinta e rica ou o rosé doce sem vergonha omnipresente  que mudou a cena do vinho americano em 1980. Tão famoso foi esta nhaka no fato de que a versão tinta estava quase perdida .Mas Zinfandel  não é célebre  só nos  Estados Unidos.

ZINFANDEL
Primeirramente  trazida  para os EUA em 1820 como um recorte da Áustria Imperial Espécies de Plantas Collection, Zinfandel rapidamente fez o seu caminho em todo o país ganhando notoriedade pelo seu vigor e alta produtividade. Durante a corrida do ouro do final do século 19 Zinfandel era um dos favoritos entre os mineiros e saudade dos imigrantes para o vinho semelhante ao da sua pátria. Proibição não fez nada para abrandar o seu crescimento, e na década de 1950 ocupou algumas das mais famosas áreas do norte da Califórnia. Como outras variedades cresceu em popularidade, Zinfandel foi relegado para produzir principalmente jarro de vinho quente nas regiões central da Califórnia. Um grande excedente na década de 1980 levou à produção de White Zinfandel, feita por qualquer redução do contato do vinho com a pele da uva  durante a fermentação, ou misturá-lo com a luz (uvas brancas), como Riesling. Este foi um grande sucesso, ea versão verdadeira de Zinfandel foi sendo empurrado para a beira do esquecimento.

ROBERT MONDAVI
Mas, durante a década de 1990, poucas vinícolas da Califórnia começarão a fazer maravilhosos tintos da uva Zinfandel. Vinícolas como  robert mondavi,Ridge, Ravenswood Turley e provou que poderia ser um Zinfandel pesado, o vinho generoso e de classe mundial . Os vinhos que eles criaram eram ricos, pesados com frutos pretos e quase doce a partir do elevado teor de açúcar nas uvas muito maduras. Uma explosão ocorreu em popularidade e hoje existem centenas de Zinfandels vinda de todas as principais regiões produtoras de vinho da Califórnia. Especialmente bons,são as versões que apresentam um "vinhas velhas" designação no rótulo. O "velho", neste caso, muitas vezes é de 40 anos, mas pode ter exemplares de  100 anos ou mais.

Mas Zinfandel não está isenta de falhas. O elevado teor de açúcar pode levar ao teor de álcool muito elevada, com níveis de 15% .Apesar de sua resistência à podridão e doenças, Zinfandel podem ser difíceis de crescer. Uvas em um único cacho pode variar de verde e duro passas e madura, o que requer mais de uma passagem através da vinha na época da safra. Como muitos vinhos é muitas vezes a adega ou o produtor que importa tanto quanto o ano ou local. Procure belos exemplos de Zinfandel de Robert Biale e Seghesio ou cabeça para as regiões de melhor Dry Creek Valley e Lodi.

Há muitas semelhanças no estilo e sabor entre Zinfandel e Primitivo, mas as diferenças permanecem. Os viticultores, tanto em Itália e na Califórnia defendem ferozmente a sua versão como o melhor, mas o que acontecerá se ambos podem ser rotulados como Zinfandel? Ou melhor ainda, quando ambos são cultivadas lado a ladono memso vinhedo.
 Só espero que nós enófilos e profissionas sejamos os que mais teram a ganhar com brigas e junções das cepas e das técnicas vitivínicolas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário