Primitivo vs Zinfandel
Uma delas é a partir da Itália. A outra é distintamente californiana. Um tem uma história que remonta há milhares de anos, o outro menor que 200. Um teste de DNA diz que eles são a mesma cepa. Outro não. Qual é? A resposta varia tanto como os próprios vinhos. Mas uma coisa é certa, Primitivo e Zinfandel podem produzir uma grande variedade de vinhos e alguns podem ser realmente maravilhosos. Pode ser difícil separar a realidade da ficção com estas castas distintas, porém semelhantes, mas há algumas coisas a saber sobre cada um.
Elas são a mesma uva?
Zinfandel é uma variedade tinta plantada em mais de 10 por cento dos vinhedos da Califórnia. identificação de DNA revelou que ele é geneticamente equivalente a croata uva Crljenak Kaštelanski, e também a Primitivo variedade tradicionalmente cultivada no "calcanhar"da Itália, onde ela foi introduzida no século 18. A uva encontrou o seu caminho para os Estados Unidos em meados do século 19, e ficou conhecido pela variação do nome "Zinfandel", um nome de origem incerta...
Quando plantadas lado a lado, eles produzem uvas de diferentes tamanhos, cores e densidade de cacho. . Belos exemplos de ambas as variedades são densos, bem maduras e com alto teor alcoólico. Para saber a diferença, devemos primeiro saber da uva.
Primitivo
Começamos com o Primitivo porque por ter uma história mística. Não tão bem conhecido como o Zinfandel, Primitivo pode rastrear sua linhagem desde os antigos fenícios que se estabeleceram na província de Puglia (Apúlia), o salto da bota da Itália. Muitas lendas cercam esta uva. Eles vão desde o difícil provar (o vinho servido durante a Última Ceia é dito ser Primitivo) para o difícil de acreditar (que é chamado Primitivo porque é pensado para ser o primeiro, ou Primi de uva). A verdade pode estar em algum lugar no meio, mas nós sabemos que ele é chamado Primitivo por sua propensão a amadurecer antes de todas as outras variedades.
PRIMITIVO |
técnicas de Novo Mundo, baixos rendimentos e gestão cuidadosa vinícola trouxe novos exemplos de vinhos de Puglia à frente do sul da Itália. Em vez de vinhos ralos s e flácidos temos versões ricas, concentrado e saudável que se desenvolvem bem sob o sol quente italiano. Primitivos tendem a ser suculenta, bem estruturado, pesados com pigmentos e concentração, e com alto teor alcoólico. Versões mais leves podem ser florais e frutadas, mas estes são cada vez mais raro. Aromas e sabores de amoras maduras, violetas e pimenta são comuns.Alguns Primitivossão de maravilhosa rela~çao preço/qualidade, e até mesmo garrafas de reserva são encontradas por $ 20. Os melhores exemplos vem da região costeira de Manduria, apesar de muitos produtores com visão de futuro estão tentando as regiões periféricas também. Alguns dos nomes mais famosos de vinificação da Itália estão a tentar capitalizar sobre o sucesso a longo Primitivo de atraso. No futuro, olhar para os vinhos de Antinori, Zonin e Pasqua, juntamente com produtores estabelecidos de Primitivo como Rubino, Tormaresca e Pepe Masseria.
Zinfandel
Mesmo os mais inexperientes entusiastas do vinho, provavelmente já ouviu o nome de Zinfandel, seja a versão calorosa tinta e rica ou o rosé doce sem vergonha omnipresente que mudou a cena do vinho americano em 1980. Tão famoso foi esta nhaka no fato de que a versão tinta estava quase perdida .Mas Zinfandel não é célebre só nos Estados Unidos.
ZINFANDEL |
ROBERT MONDAVI |
Mas Zinfandel não está isenta de falhas. O elevado teor de açúcar pode levar ao teor de álcool muito elevada, com níveis de 15% .Apesar de sua resistência à podridão e doenças, Zinfandel podem ser difíceis de crescer. Uvas em um único cacho pode variar de verde e duro passas e madura, o que requer mais de uma passagem através da vinha na época da safra. Como muitos vinhos é muitas vezes a adega ou o produtor que importa tanto quanto o ano ou local. Procure belos exemplos de Zinfandel de Robert Biale e Seghesio ou cabeça para as regiões de melhor Dry Creek Valley e Lodi.
Há muitas semelhanças no estilo e sabor entre Zinfandel e Primitivo, mas as diferenças permanecem. Os viticultores, tanto em Itália e na Califórnia defendem ferozmente a sua versão como o melhor, mas o que acontecerá se ambos podem ser rotulados como Zinfandel? Ou melhor ainda, quando ambos são cultivadas lado a ladono memso vinhedo.
Só espero que nós enófilos e profissionas sejamos os que mais teram a ganhar com brigas e junções das cepas e das técnicas vitivínicolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário