Recent Posts

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Se Amarre Na Tannat!!!

Na mina umilde opinião um putaaaaa Tannat até os mais básicos,vale a pena!

O Uruguai está na mesma latitude que as melhores regiões vitivinícolas da Argentina, Chile, África do Sul e Austrália. Localizado entre a Argentina e o Brasil e voltado para o Oceano Atlântico e o Rio de la Plata, possui um território de 177 mil km2 . A produção de vinhos no Uruguai teve inicio no final do século XIX, com a imigração de bascos e franceses para a região. Um deles, Pascual Harriague, teria sido o introdutor da variedade Tannat na região, que até hoje se vê sendo produzida no país.
A Tannat, como seu próprio nome indica (taninos em frances), é uma uva com grande quantidade de taninos, que são os elementos que além da cor, dão ao vinho tinto sua característica de maior ou menor adstringência, pois possuem a capacidade de travar a saliva, dando a sensação de adstringência na boca.
Variedade Tannat é rica em antioxidantes naturais, que também ajudam a prevenir doenças, entre elas, alguns tipos de câncer e sim o envelhecimento.
Muita gente torce, literalmente, o nariz para a uva pois tem na memória um vinho muito adstringente. Mas quando o vinho é bem trabalhado e a vinícola possui a qualidade de elaboração sem citar quando é amdurecido, o vinho torna-se elegante e esta característica marcante da uva ressalta suas qualidades e torna este estilo de vinho uma boa alternativa para as carnes, como as parrillas, o corte uruguaio por excelência.

Um comentário: