Recent Posts

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dicas para fazer um bom café em casa

Já foi comprovado cientificamente que o perfume de um café recém-passado está entre os cinco odores que provocam maior sensação de felicidade nas pessoas. E não é preciso recorrer a receitas rebuscadas para completar a satisfação: o cafezinho caseiro, se feito com cuidado, pode proporcionar toda a alegria que a bebida tem para oferecer.
Para a especialista Gelma Franco, proprietária da rede Il Barista, o primeiro passo para preparar um bom café em casa é comprar um café de qualidade.
A água também pede atenção e o ideal é que seja filtrada ou mineral. Na preparação, ela não deve chegar ao ponto de fervura. "A água precisa estar na pré-ebulição, baixe o fogo quando começarem a se formar as bolhas maiores".

Café romano tem raspas de limão para serem degustadas entre um gole e outro
Café romano tem raspas de limão para serem degustadas entre um gole e outro
A pressa, explica, é um dos erros mais comuns cometidos pelos brasileiros na preparação da bebida. "Quando começar a passar o café, primeiro umedecer o pó e em seguida ir colocando a água em círculos para dificultar o caminho, senão ela passa direto".
E o cuidado com a temperatura não para na água. "É preciso escaldar muito bem a garrafa térmica, escaldar as xícaras, elas precisam estar quentes", ensina.
Na hora de servir, deixe o açucareiro e o adoçante de lado. "Nós temos uma herança de Portugal de adoçar demais o café, mas o café de qualidade não precisa de açúcar".
Ervas e cítricos
Para quem quer novas sensações na hora do cafezinho, Gelma Franco dá uma dica: antes de coar, misturar ao pó alguma erva, como o chá verde ou a erva cidreira. "O sabor do café vai prevalecer, mas você tem uma experiência diferente".
Café também combina com cítricos. Na receita de café romano, por exemplo, a borda da xícara é untada com suco de limão e raspas da fruta ficam no pires para serem degustadas entre um gole e outro. Para os meses frios, ela ensina a fazer o Noturno, que incrementa a bebida com vinho do porto, leite condensado e canela.
RECEITA
Noturno
50 ml de café coado
15 ml dose de vinho do porto
50 ml d dose de leite condensado (50 ml)
1 pitada de canela (5g) para enfeitar
1 canela em rama para aromatizar
Na coqueteleira coloque o expresso, o vinho do porto e o leite condensado. Misture tudo até ficar bem cremoso. Coloque numa taça de vinho tinto. Salpique a canela no topo e coloque a rama de canela na borda da taça, para enfeitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário