Recent Posts

terça-feira, 21 de setembro de 2010

VENDAGES TARDIVES PIRRE FRICK 1997,DEGUSTADO HOJE 21/09/2010






Primeiramente um muito obrigado pelo presente amigo Claudio Cunha da Andina 'sp que me deu esta jóia no inicio deste ano de sua adega na enoteca Andina'sp,hoje após o almoço percebi que aquele pudim de abacaxi do almoço de domingo ainda estava por ali na geladeira como estou de folga mesmo,fui até minha adega pra ver se tinha algo que casa- com esta sobresa e la estava ele,nada como um grande vinho de reflexão  para toma-lo só com seus pensamentos,(minuto egoísmo)até iria toma lo com minha esposa mas ela esta grávida e sabem como é "melhor não" rssss,pois bem como um tardio bem maduro que era um 1997,logo um vinho especial,fui fazer minhas buscas sobre ele e encontrei isto:

Domaine Pierre Frick é ligado a um vinhedo depois de 12 gerações. Hoje possui 12 hectáres de vinícola nas quais trabalham envolvidas 6 pessoas em todas as tarefas ao longo do ano: cuidado dos solos, parreiras e ambiente, engarrafamento e comercialização. No comando está Madame Chantal Frick. Os vinhedos são de cultura Biológica desde 1970 e passaram a utilizar as técnicas Biodinâmicas depois de 1981.

Todo o trabalho resulta em vinhos gloriosos, de qualidade excepcional e personalidade avassaladora. Entre os mais notáveis destacam seus Grand Crus de Riesling, Muscat, Gewurztraminer, Colheitas Tardias e SGN (Selecção de Grãos Nobres) de Tokay - Pinot Gris 


DEGUSTAÇÃO DO PRÓPRIO SITE DE PIERRE FRICK EM 2007

 Pinot Gris 1997 75cl
Late Harvest
Terroir
argila e calcário
Degustação
Pale ouro amarelo - nariz bonito complexo de marmeleiro, subiu quadril jam
vida e água de framboesas selvagens - paladar fresco e doce - sabores persistentes 
maduras frutas vermelhas (framboesa) com toques de avelã e manteiga
Temperatura recomendada: 8-10 ° C
Acompanha
Pode ser apreciado em qualquer ocasião em que um vinho doce tem o seu lugar.
Citado em
La Revue du Vin de France 2007
 
Álcool: 14,3% Acidez: 4,5 g / l AT Residual Açúcar: 64,6 g / l



Só que esta degustação havia sido em 2007 acho que 3 anos a mais fez muito bem ao vinho!


DEGUSTAÇÃO PESSOAL SOMMELIER DANIEL SANTOS EM 21/09/2010

Degustação visual: amarelo palha escuro,tons de ouro velho, lágrimas não tão lentas e quase âmbar.

Nariz : como se esperava vinho de reflexão,aromas de laranjas cristalizadas,mel, amêndoas,cogumelos secos,acetona e muita fruta cítrica em compota.

Boca: o ápice de tudo,abacaxi em calda,mel,marmelo,doce de mamão verde uma verdadeira obra prima no paladar,vinho ainda muito vivo com muito ainda para oferecer,acidez e álcool de mãos dadas,corpo médio e longa
 mas muito longa persistência!





2 comentários:

  1. este vinho pode ser encontrado na casa do porto eu vou ver o preço e se ainda esta a venda esta safra! muito bom artigo.

    ResponderExcluir
  2. dificil encontrar mas a média é R$ 250,00

    ResponderExcluir