Recent Posts

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vinhos Bacalhôa avaliados na Wine Enthusiast

Publicado em: 07 Janeiro, 2011 por Inês C. e winetag.com.br




As pontuações atribuídas ao néctar dos deuses funcionam como uma verdadeira referência para a grande maioria dos consumidores de vinho. Recentemente, a prestigiada revista americana Wine Enthusiast Magazine distinguiu diversos vinhos da conceituada vinícola portuguesa Bacalhôa - Vinhos de Portugal, outrora denominada JP Vinhos.

No topo da classificação, com 94 pontos, foi distinguido o exuberante Palácio da Bacalhôa, da safra de 2007. Sendo reconhecido na categoria “Cellar Selection”, este premiado vinho, elaborado a partir das variedades Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot, que beneficiam de condições naturais para uma maturação lenta e equilibrada, apresenta-se extremamente elegante. Descrito como suntuoso, denso e concentrado, apresenta uma sólida estrutura capaz de suportar seis anos de guarda.

Um dos maiores ícones dos vinhos portugueses, o Quinta da Bacalhôa Cabernet Sauvignon 2009 obteve 93 pontos, sendo reconhecido na categoria “Editor’s Choice” desta tão emblemática revista. Constituído predominantemente por Cabernet Sauvignon e amaciado com cerca de 10% de Merlot, realça uma poderosa concentração e complexidade, acompanhadas por uma acidez refrescante, capaz de suportar longos anos de envelhecimento em garrafa. Também reconhecido na mesma categoria, o Quinta da Bacalhôa Branco 2008 surpreende pela sua cremosidade e equilibrada estrutura. Elaborado através das castas Sémillon e Sauvignon Blanc, obteve uma fantástica classificação de 90 pontos.

Por seu turno, os brancos Catarina 2009, JP Azeitão 2009, bem como o Tinto da Ânfora 2007 foram distinguidos na categoria 'Best Buys'. O primeiro, produzido em homenagem a Dona Catarina de Bragança, rainha de Inglaterra e princesa de Portugal, obteve uma classificação de 91 pontos. Majoritariamente feito a partir da tradicional Fernão Pires, é mesclado com a clássica Chardonnay e pela também autóctone Arinto, e amadurecido em barricas de carvalho por quatro meses e meio, possui um subtil toque de madeira, bem integrado com notas de ameixa e pêra, boa acidez natural e um final de boca concentrado, firme e persistente, dando-lhe um toque refinado.



Com 87 pontos, o JP Azeitão, elaborado com as castas Moscatel e Fernão Pires, reflete o simbolismo e a tradição provenientes da conceituada região vitivinícola de Azeitão, localizada no coração da Península de Setúbal. De acordo com a publicação norte americana, este afamado vinho possui boa estrutura e um elegante bouquet, onde sobressaem as notas frutadas, bem combinadas com uma sensação de frescura e riqueza no palato.

Já o vinho Tinto da Ânfora, produzido pelas emblemáticas castas tradicionais portuguesas Aragonez, Touriga Nacional, Trincadeira e Alfrocheiro e a internacional Cabernet Sauvignon, obteve 91 pontos. A revista Wine Enthusiast realça o toque tradicional de madeira, uma densa sensação frutada e de especiarias, com taninos firmes e final longo e macio. A publicação realça ainda que este opulento vinho poderá ser consumido agora ou ser envelhecido por mais alguns anos.

Todavia, outros rótulos desta tão conceituada vinícola também mereceram destaque nesta edição. Foram eles o Só Syrah 2007, com 89 pontos; o Quinta dos Loridos 2008 e o JP Private Selection Castelão 2007, ambos distinguidos com 88 pontos; o JP Azeitão Tinto 2009, com 86 pontos, o Serras de Azeitão 2009, com 85 pontos, o Cova da Ursa Chardonnay 2008, com 88 pontos e o Quinta dos Loridos Alvarinho 2008, com 86 pontos.

De fato, estas altas pontuações refletem o exímio caráter, solidez e qualidade de todos os rótulos produzidos pela Bacalhôa – Vinhos de Portugal, conceituada vinícola que eleva os vinhos lusitanos ao mais alto patamar de qualidade e excelência, tendo em vista a criação de vinhos que proporcionem experiências únicas e surpreendentes, com uma elevada robustez e consistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário