Recent Posts

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Descoberta a mais velha unidade de produção de vinho, datando de 6.100 anos,localizada na Armênia Veja !!!


Uma unidade de produção de vinho com 6100 anos, a mais antiga de que há memória, foi descoberta numa gruta na Arménia, anunciou hoje, terça-feira, uma equipa internacional de arqueólogos, citada pela AFP.



foto REUTERS/Gregory Areshian/UCLA/National Geographic/Handout






Imagens da área de produção de vinho, datadas de há seis mil anos
Antes desta descoberta, os vestígios de equipamento de produção vinicula datavam de há 5000 anos.


"Pela primeira vez, temos uma imagem arqueológica completa de uma produção de vinho com 6100 anos de idade", congratulou-se Gregory Areshian, responsável pelas escavações e director adjunto do Instituto de Arqueologia Cotsen na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.


Entre os artigos encontrados figuram grainhas de uva, restos de uvas prensadas, ramos de videiras atrofiadas, uma prensa rudimentar, uma cuba de argila aparentemente utilizada para a fermentação, cacos impregnados de vinho, além de uma taça e de uma tigela para beber.

A descoberta foi feita na mesma rede de grutas onde foi encontrado, em Junho de 2010, "mocassin" de couro perfeitamente conservado e datando de há 5500 anos, o mais antigo sapato conhecido no mundo.
As grutas encontram-se num desfiladeiro situado na província arménia de Vayotz Dzor, uma região fronteiriça com o Irão e a Turquia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário