Recent Posts

sábado, 8 de janeiro de 2011

Queijo Serra da Estrela Iguaria Portuguesa.


 Se existe um queijo denominado pra macho com certeza é este,de sabor forte marcante, quase que impossível resistir abri lo e come lo ali mesmo de colher como todos dizem,mas são poucos paladares que o encaram puro tem intenso  picor  e final longo à boca fica  otimo e mais aceitavel com marmelada ou geléias de frutas e perfeito com vinhos brancos de alta acidez e frutacidade Ex: Sauvignon Blanc e Pinot Grigio.



Queijo Serra da Estrela DOP, vulgarmente chamado Queijo da Serra, é um queijo curado, com pasta semimole, amanteigada de cor branca ou amarelada. É feito a partir de leite de ovelha, na região da Serra da Estrela. É considerado o melhor queijo dePortugal.

É produzido com leite de ovelhas das raças Bordaleira Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, coalhado pela flor do cardo (Cynara cardunculus L.), planta nativa da região. O peso varia entre 0.7 kg e 1.7 kg. Produzido no Inverno, o seu êxito dependia, outrora, da temperatura das mãos das mulheres que o fabricavam nas frias casas de granito típicas da arquitectura da região. Também pode encontrar-se este queijo feito com a mistura de leite de ovelha e de cabra, não sujeito a D.O.P., tanto para consumo caseiro como para venda a pequena escala. 


Área geográfica

A área geográfica da produção deste queijo abrange os concelhos de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres,Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo e Seia bem como algumas freguesias dos concelhos de Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário