Recent Posts

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os vinhos que são a cara do verão

fonte o globo

Sob a influência da estação mais quente do ano, é difícil encontrar quem aposte num bom vinho para se refrescar. Mas, contrariando o senso comum, sommeliers e especialistas contam para O GLOBO-Zona Sul que o vinho é bebida para ser consumida o ano todo.
Segundo Euclides Penedo Borges, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-Rio), a dica é apostar nos espumantes nacionais.
— Eles são excelentes e apresentam ótima relação custo x benefício. Os espumantes são a vocação da Serra Gaúcha, que está se tornando a Champagne das Américas — comemora.
É o caso da vinícola Dal Pizzol, em Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. O enólogo Dirceu Scotta, responsável pela premiada vinícola — medalha de prata no Vinalies 2010, evento realizado na França —, também recomenda os espumantes, como os Brut obtidos pelo processo charmat (elaborado a partir de um vinho base de pinot noir e chardonnay mais evoluídos) e o champenoise (com seleção também de sylvaner, que dá leve toque de acidez e sutileza de aromas). Segundo Scotta, outro bom investimento é no rosé, como o Brut obtido pelo método charmat longo, a partir de um vinho base de pinot noir e chardonnay.
Alinhada com a tendência, o Juice & Co. investe nos ro- sés da Provence, tidos como os melhores rosados do mundo, e em piscine (vinho com gelo), tendência que promete virar moda neste verão. Segundo o proprietário da casa, Lourenço Nabuco, é o drinque ideal para a época.
À frente do Lorenzo Bistrô, João Luiz Garcia, o Janjão, explica que os dias de calor combinam com vinhos alegres. Por essa razão, ele aposta no Sauvignon Blanc Gros Mansang, produzido por Alain Brumont, e no Rosé Chateau Mourgues Galets 2009 — ambos refrescantes, ideais para serem degustados à beira da 
piscina ou na varanda.
— O ideal para os dias quentes é que o vinho seja um pouco como a roupa desta época do ano: alegre, leve, descompromissado — explica Janjão.
O restauranteur do Le Vin Bistrô, Francisco Barroso, atenta para drinques feitos à base do rosé, como o que fez sucesso no último verão europeu, com gelo, tônica e um raminho de hortelã — devidamente incluídos na carta da casa.
— Champanhe deixou de ser uma bebida só de comemoração — complementa.
Na Expand, da sócia Janine Sad, a indicação fica por conta do espumante Moscato Rosé, da vinícola italiana 
Batasiolo, localizada ao Noroeste da Itália. Feito com uva Moscato, a bebida é doce, de sabor suave.
— Se servido bem gelado, fica perfeito para um fim de tarde — comenta, apostando em toques pessoais como o acréscimo de folha de hortelã no fundo da taça e antes de servir o espumante.
Sommelier da Enoteca Fasano, Gianni Tartari acredita que a bebida é adequada ao ano todo, e não somente para o inverno, quando há maior demanda.
— A maioria das pessoas tem uma ideia errada sobre o mundo dos vinhos, pensam que é só para momentos de festa e/ou comemoração e esquecem que é uma bebida para o nosso dia a dia — afirma.
À frente do Giuseppe Grill Leblon, o apaixonado por vinhos Marcelo Torres também indica um rosé: vindo do Chile, o Santa Digna Reserva Rosé de Cabernet Sauvignon 2009 é sua aposta.
— Esta época pede vinhos alegres, divertidos, e esse rosé une essas qualidades. É uma boa opção para aqueles que têm preconceito contra os rosados — aponta.
Um dos sócios da Grand Cru Ipanema, o sommelier Michel Couto lembra o rótulo Saint Clair Vicar’s Choice 2009, da Nova Zelândia — segundo melhor território para cultivo da sauvignon blanc, perdendo apenas para o Vale do Loire, na França.
— No verão, você quer tudo mais leve e fácil, no mesmo clima da informalidade da estação. Essa é uma ótima opção para acompanhar a leitura, por exemplo — explica Couto.
Siga o Bairros.com no Twitter: @Bairrospontocom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário