Recent Posts

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Os melhores vinhos portugueses pela Viniportugal apresentados hoje no Yacht Club,confira.


Portugal Digital - Brasil/PortugalPortugal Digital - Brasil/Portugal
09/11/2010 - 07:00

Melhores vinhos portugueses são apresentados no Brasil

"A seleção foi feita por um júri não português, composto pelo jornalista brasileiro Marcelo Copello e pelo crítico britânico Charles Metcalfe.
Da Redação
São Paulo - A ViniPortugal, associação que promove os vinhos portugueses, promove hoje no Yacht Club de São Paulo uma degustação dos 50 Melhores Vinhos Portugueses no Brasil para "mostrar ao consumidor brasileiro o que Portugal faz de melhor e está disponível" no país. A seleção foi feita por um júri não português, composto pelo jornalista brasileiro Marcelo Copello e pelo crítico britânico Charles Metcalfe.

A acção "50 Melhores Vinhos Portugueses para o Brasil" ocorre este ano pela primeira vez para o mercado brasileiro, mas a Viniportugal já promoveu iniciativas semelhantes para outros mercados. Após a apresentação de hoje em São Paulo, a Viniportugal segue para o Rio de Janeiro, onde fará a degustação na quinta-feira, 11.

Marcelo Copello e Charles Metcalfe são os responsáveis por uma escolha que inclui um "Top 40 Vinhos" e um "Top 10 Best Value". Os critérios são a representatividade regional, a inclusão de espumantes, brancos, tintos e rosados, vinhos doces/fortificados, a escolha de um vinho por produtor e os vinhos ainda sem distribuição no Brasil, num máximo de seis referências.

A primeira ronda de visitas e provas conjuntas decorreu em maio deste ano nas regiões do Algarve, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo e Alentejo. Nos meses seguintes foi feita uma segunda ronda nas regiões de vinho verde, no Douro e nas Beiras. 

O vinho é actualmente um dos principais produtos nas exportações portuguesas para o Brasil, a par do azeite e do bacalhau. No ano passado o Brasil foi o quinto maior importador de vinhos portugueses, com compras equivalentes a cerca de 10 milhões de euros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário