Recent Posts

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mais Você e Sommelier e Gourmet em harmonização de Carne Espiritual prato Portugues.


Carne Espiritual,receita fonte mais você





- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 cebolas fatiadas bem fininhas
- 2 dentes de alho picados
- 300 g de cenoura ralada
- 500 g de carne cozida e desfiada
- 1 pimenta malagueta picadinha
- cheiro verde picado a gosto
- 2 pães franceses batido no liquidificador com 800 ml de
leite 
- sal a gosto

Molho Branco: 

- 60 g de manteiga
- 60 g de farinha de trigo
- 300 ml de leite 
- 200 ml de creme de leite fresco
- sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto

Para Polvilhar: 

- 50 g de farinha de rosca
- 50 g de parmesão ralado
- 30 g de manteiga gelada em cubinhos

1 - Numa panela derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e doure 1 cebola fatiada bem fininha e 2 dentes de alho picados. Adicione 300 g de cenoura ralada, 500 g de carne cozida e desfiada, 1 pimenta malagueta picadinha, cheiro verde picado a gosto, 2 pães franceses batido no liquidificador com 800 ml de leite e sal a gosto e cozinhe por apenas 5 minutos. Transfira a mistura para um refratário untado e enfarinhado com farinha de rosca. Reserve. Dica: esta preparação pode ser feita com carne moída, frango cozido e desfiado, lingüiça fresca e peixe. 2 - Derreta 60 g de manteiga numa panela e acrescente 60 g de farinha de trigo e mexa por +/- 2 minutos em fogo alto (tendo o cuidado para não escurecer). Adicione 300 ml de leite e 200 ml de creme de leite fresco e deixe engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto formando um molho branco. Coloque este molho por cima da carne no refratário (reservada acima). 3 - Numa tigela coloque 50 g de farinha de rosca, 50 g de parmesão ralado e 30 g de manteiga gelada em cubinhos e misture com as pontas do dedo até obter uma farofa úmida. Polvilhe esta farofa por cima do molho branco e leve ao forno alto pré-aquecido a 200 graus por +/- 25 minutos. Sirva com arroz com passas.




Para este prato de origem Portuguesa,que realmente é ate bem simples de combina lo com o vinho ideal,  que são vários pois não tem tantas especíarias logo é para vinhos fáceis de beber,é muito cremoso com certa crocância na superfície logo pede um vinho com boa estrutura e e de certa acidez para contornar um pouco sua alta cremosidade que também pode  ser feita por um vinho mais tanico fica ótimo também poiso vinho e o prato ganham muito neste ponto,então não poderia cometer esta covardia com o prato darei 2 opções de vinhos,uma portuguesa claro e algumas dicas de castas "uvas"
pensei logo de cara em um vinho português pela ênfase que a Ana maria da ao prato ter origem Portuguesa mas no inicio do vídeo você primeiro assiste depois pensa se vai rolar ou não,mas sim é perfeitamente possível homenagear o homem que vem domando esta uva no Dão,Luiz Pato e sua  casta Baga,ela é muito versátil possui aromas de frutas vermelhas a negras,com tempo ou fermentação adequada notas de chocolate,vai desde de vinhos para o dia a dia mais  humildes de corpo mais ligeiro (leve) ou vinhos raçudos e longevos com bom corpo e longa vida pela frente,é incrivelmente tanica mas taninos  gastronômicos que com pratos gordurosos,salgados ou cremosos se encaixam perfeitamente.
Escolhi um vinho de Luz Pato que não fosse nada  muito caro pois sabemos o alcance do programa de Ana Maria e queremos que como o programa o vinho seja para todos,logo vamos deste belo exemplar de baga,o Luíz patos Casta baga,um vinho de ótimo custo qualidade corpo médio taninos presentes e brandos muito boa acidez,de aromas de amoras,um pouco de torrados e bala de café com sabores de fruta vermelha e negra e final lento uma bela opção tanto em homenagem ao prato como em casamento vinho e comida.
este vinho em enotecas pode ser encontrado por R$ 45,00 + ou - dependendo a promoção que você pegar.


   


Luis Pato
Luis Pato é uma verdadeira lenda em Portugal, o revolucionário da Bairrada, que domesticou a casta Baga e transformou os vinhos da região em alguns dos melhores, mais finos, estrutrados e complexos exemplares do país. Seu Luis Pato tinto é ótimo, saboroso e estruturado, enquanto seus Bairrada de Vinhedo - Vinha Pan, Vinha Barrosa e Quinta do Moinho - são grandes vinhos, de muita personalidade. O Vinhas Velhas é macio e complexo, enquanto o Vinha Formal é um dos grandes brancos portugueses. O lendário e raro Quinta do Ribeirinho Pé Franco é o melhor tinto de Portugal, para Robert Parker.





E claro hoje em dia temos sempre que oferecer uma opção do novo mundo pois é uma febre de merecida fama os vinhos de uvas varietais dos países do novo mundo,e o que seria melhor que encontrar um vinho do país irmão do País acima vamos então agora de Brasil,isso  mesmo um bom nacional  afinal estamos com ótimos vinho se destacando cada vez mais e aqui cabe muito bem um merlot de boa acidez taninos macios e boa fruta e ainda flores no nariz,que seria Merlot Aurora Reserva,provei este vinho semana passada na Andina 'sp como uma opção de vinhos entra no portefólio dos nacionais da enoteca junco com o sommelier de la o Elson Gomes,e digo com certeza que cada vez mais os merlot nacionais surpreendem por serem equilibrados e corretos mas isto a critica mundial já diz por mim enfim este aqui gente tem um preço final dos mais aliados com sua qualidade que já provei,possui 6 meses de carvalho francês uma ótima estrutura para o prato,aproveite e curta esta harmonização.

compre direto do site da vinícola



Opções de uvas para este prato:
  • Merlot
  • Sangiovese de bom produtor com certo corpo(Chiante Riserva)
  • Rioja jovem com nada ou pouca madeira
  • Pinot noir do novo mundo
  • Syrah Argentino sem madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário