Recent Posts

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Champagne Mountard,resgatando as raízes com seu Champagne das 6 cepas

REVISTA DE VINHOS,PORTUGAL


Moutard Pére & Fils, uma pequena mas prestigiada empresa familiar de champanhe, apresentou-se recentemente no mercado nacional pela mão da rede de lojas de vinhos Wine O’Clock. A linha de produtos inclui um champanhe raro, feito com 6 castas tradicionais.

François Moutard e as suas duas irmãs Agnès e Véronique, são os herdeiros de uma longa linha de proprietários de vinhas no sul da região de Champagne, na localidade de Buxeuil, que vem desde o século XVII. Como muitas outras famílias vinhateiras da região, os Moutard e os Diligent (que viriam a unir-se por laços matrimoniais) produziam apenas vinhos base para as grandes casas de champanhe. Assim foi até 1927, quando François Diligent engarrafou o seu primeiro champanhe. O projecto desenvolveu-se e, sempre numa base restrita e familiar, os herdeiros acabaram por adquirir mais vinhas e tornar-se igualmente negociantes, comprando uvas a outros lavradores da região.
Actualmente, a casa Moutard conta com 22,5 hectares de vinha junto a Buxeuil, que representam 40% das suas necessidade em termos de vinho base para champanhe. Em 2004 expandiu o seu negócio para a vizinha Borgonha, tendo adquirido o Domaine Junot, 16 hectares na zona de Tonnerois.
A vinha de Buxeuil está numa zona (L’Aube) inicialmente considerada “menos nobre” da região de Champagne mas que hoje está cada vez mais valorizada. Aqui as vinhas desenvolvem-se em solos argilo-calcáreos (muito semelhantes aos da Borgonha, a apenas 45 quilómetros), plantadas entre 160 e 300 metros de altitude (a cota mais alta em Champagne). A família Moutard tem procurado preservar as antigas castas da região: para além das mais habituais Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier, favoreceu a Pinot Blanc, Pinot Meslier e, sobretudo, a quase desaparecida Arbanne. Estas 6 variedades conjugam-se, aliás, para fazer um dos seus topos de gama, o Moutard Cuvée des 6 Cépages.
Todos os champanhes Moutard passam, no mínimo, três anos em cave em contacto com as leveduras antes de serem colocados no mercado. Os champanhes de topo chegam por vezes aos 15 anos de estágio. Outra particularidade, é o facto de os vinhos base do champanhe rosé serem fermentados em balseiros de madeira e os que originam as Cuvées de maior nível serem fermentados em barricas borgonhesas usadas e espumantizados com rolha de cortiça e agrafo.
Apesar da pequena dimensão da empresa, a gama Moutard é vasta e inclui 13 diferentes vinhos, ou cuvées. Quando da visita de François Moutard a Portugal, na apresentação organizada pela Wine O’Clock, ficou claro que nem todos estes vinhos estariam disponíveis no mercado nacional. Mas a selecção que está nas lojas é bem representativa e, sobretudo, os preços são aliciantes para esta qualidade.







Champagne Cuvée des Moutard 6 Cépages 2001

Este fascinante   vinhedo de Champagne do século 19, quando as uvas de Champagne familiares Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, onde muitas vezes acompanhadas por Arbane, Petit Meslier e Pinot Blanc eram responsáveis pelo vinho da época, Essas seis uvas aparecem aqui em um vinho deliciosamente perfumado e floral, provocadas, em dezembro de 2005, então com um pouco de idade garrafa. Despeje uma cor muito dourado profundo, com uma explosão de pequenas bolhas no vidro. No nariz uma mistura toastiness desenvolvimento e qualidade de noz com elegantes notas florais e de frutas cítricas.Na boca a mousse é animada, e um peso, breezy mouthfilling de maçã madura e cheias de frutos de pêra em todo o paladar. Este tem um toque de doçura ao mesmo, no estilo da casa Moutard acessível, com uma acidez bem azedo limão e laranja acrescentando alguma resistência em um final longo e delicioso. Não é uma experiência fantástica vinho profundo que diz algo novo sobre Champagne, mas fascinante, com o caráter Pinot Blanc imponente, e com um perfil de sabor delicioso.Extremamente agradável. £ 27,00







Nenhum comentário:

Postar um comentário