Recent Posts

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LUCINDO COPAT,DA SALTON É O ENOLOGO BRASIL 2010


LUCIMARA FRONZA/DIVULGAÇÃO/JC
Ao longo de uma semana os membros da Associação Brasileira de Enologia (ABE) foram convidados a votar. Em um segundo momento uma comissão de alto nível, integrada por presidentes de entidades ligadas ao setor e pelos seis homenageados ano a ano desde 2004, após exaustivas reuniões (não terão servido nem um calicezinho de vinho a cada um deles?) chegou a um consenso: o nome do Enólogo do Ano 2010.

Tudo foi mantido em segredo até a noite de sexta-feira, quando em jantar comemorativo realizado em um clube de Bento Gonçalves, foi finalmente anunciado o enólogo ungido por seus colegas, “por seu trabalho diário na busca da qualificação do vinho, além de aportar um algo mais ao mundo vitivinícola”: é Lucindo Copat, da Vinícola Salton.

Ele tem um belo currículo, iniciado na Escola de Enologia de Bento Gonçalves, com licenciatura universitária em Mendoza, cursos e palestras proferidas em vários países. Trabalhou em duas vinícolas da Serra gaúcha antes de ingressar na Salton, há 28 anos, onde atualmente é o diretor-técnico.

Neste ano, o centenário de fundação da vinícola proporcionou a Copat mais alegrias: a Salton teve maior número de amostras (11) selecionadas na 18ª Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2010; e chegaram ao mercado duas preciosidades (foto menor) comemorativas aos 100 anos: um espumante Nature e um tinto seco safra 2008.

Em breve o homenageado irá usufruir seu prêmio: visitará uma feira do setor vitivinícola, em um país da Europa, por conta de seus colegas enólogos. Um ano para não esquecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário