Recent Posts

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

CACHAÇA,UM POUCO DE NOSSO DESTILADO ÚNICO!!! DEGUSTE EM 3 GOLES

O que é Aguardente de Cana?

Aguardente de Cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% vol (trinta e oito por cento em volume) a 54% vol(cinqüenta e quatro por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida do destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.

 O que é Cachaça?
Cachaça é a denominação típica e exclusiva da Aguardente de Cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 % vol (trinta e oito por cento em volume) a 48% vol (quarenta e oito por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até 6g/l (seis gramas por litro), expressos em sacarose.

O que é Destilado Simples de Cana?

Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-Açúcar, destinado à produção da Aguardente de Cana, é o produto obtido pelo processo de destilação simples ou por destilo-retificação parcial seletiva do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar, com graduação alcoólica superior a 54% vol (cinqüenta e quatro por cento em volume) e inferior a 70% vol (setenta por cento em volume) a 20ºC (vinte graus Celsius).


Tipos de Aguardente de Cana
  • AGUARDENTE 
  • AGUARDENTE DE CANA ADOÇADA
É Aguardente de Cana e que contém açucares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e  inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose.
  • DESTILADO ALCOÓLICO SIMPLES DE CANA DE AÇÚCAR
É o Destilado Simples de Cana armazenado em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700  (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.
  • AGUARDENTE DE CANA ENVELHECIDO
É o Destilado Simples de Cana que contém, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) da Aguardente de Cana ou do Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-Açúcar envelhecidos em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.

  • AGUARDENTE DE CANA PREMIUM
É a Aguardente de Cana que contém 100% (cem por cento) de Aguardente de Cana ou Destilado Alcoólico Simples de Cana-de-Açúcar envelhecidos em recipiente de madeira apropriado, com  capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.
  • AGUARDENTE DE CANA EXTRA PREMIUM
É a Aguardente de Cana Premium envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.
Tipos de Cachaça
  • CACHAÇA
  • CHAÇA ADOÇADA
É a Cachaça que contém açúcares em quantidade superior a 6g/l (seis gramas por litro) e inferior a 30g/l (trinta gramas por litro), expressos em sacarose.
  • CACHAÇA ENVELHECIDA
É a Cachaça que contém, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700  (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um)ano.
  • CACHAÇA PREMIUM 
É a Cachaça que contém 100% (cem por cento) de Cachaça ou Aguardente de Cana envelhecidas em recipiente de madeira apropriado, com capacidade máxima de 700 (setecentos) litros, por um período não inferior a 1 (um) ano.
  • CACHAÇA EXTRA PREMIUM
 a Cachaça Premium envelhecida por um período não inferior a 3 (três) anos.
Mais informações no sistema no MAPA – SISLEGIS
Tipos de armazenamento

  • AÇO ÍNOX
O aço inóx é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.


  • AMBURANA
É um género de árvores brasileiras conhecida popularmente como cerejeira. A madeira destas árvores é considerada nobre, e é muito usada na produção de móveis finos. Amburana é uma madeira de lei ultra resistente contra insetos e a chuva. Tem vasta utilização na industria alimentícia e farmacêutica. É aromática, seu perfume sedutor, lembra baunilha. Na cachaça, a deixa com tonalidade amarelada.
  • AMENDOINZEIRO
É uma árvores brasileiras também conhecida por bálsamo. A madeira destas árvores é muito resistente de cor amarelada. É frequente a utilização em arborização urbana e paisagismo.
  • BÁLSAMO
O bálsamo é uma árvore da Amazônia, também encontrada no norte da Argentina, sendo cultivada ou explorada pela madeira dura e resistente de cor marrom-avermelhada ou marrom-amarelada e aromática. Muito utilizada em perfumaria, confeitaria e na fabricação de gomas de mascar.
  • CARVALHO
  • CASTANHEIRA DO PARÁ
  • FREIJÓ
  • IPÊ
  • JEQUETIBÁ ROSA
  • LOURO CANELA
Termos ou palavras do munda da cana



CACHACIER&CACHACIÈRE
  • Cachacier é um profissional especializado em cachaças  e todos os assuntos relacionados ao serviço desta. É o profissional que orienta os clientes de um estabelecimento que conta com uma carta de cachaças sob qual bebida se encaixa mais no seu perfil, dando informações sobre o produto. Conhece profundamente todas as etapas de produção da bebida, do plantio da cana-de-açúcar até o engarrafamento e distribuição. Adicionalmente, cuida da compra, armazenamento e seleção de marcas e elabora cartas de cachaças em restaurantes, bares e hotéis. Conduz palestras e degustações para aficcionados, e presta consultoria a produtores e distribuidores do ramo. No feminino, cachacière.

Nenhum comentário:

Postar um comentário