Recent Posts

quinta-feira, 24 de março de 2011

Bodega Ostatu Vinhos degustados e um pouco de sua História.


Degustamos estes belos vinhos provenientes de terras Espanholas no restaurante onde trabalho (CHAKRAS) com o pessoal da SBAV,com o enólogo  da Ostatu e a turma da cult vinhos, com muito caráter e sofisticação,o Ostatus blanco uma mescla de viura e malvasia apresenta notas de maça verde,pera,leve lácteo,na boca bela acidez e fim de leve doçura(abocado) ja o ostatu jovem no nariz e boca calda de morangos é de impressionar com leve cassís e acidez justa,o Ostatu  Crianza é equilibrado boa madeira,toques de amêndoas,café e frutas negras e vermelhas,agora impressionante foi o reserva no nariz toque de chocotone,papel carbono e frutas negras passas,na boca saboroso opulento e cheio de vida pela frente,mas como em toda orquestra tem um regente de ponta,esse com certeza foi o Laderas del portillo a estrela o top da linha Ostatu,degustamos o 2007 que ja impressiona com sua estrutura e seu corte diferenciado de viura e tempranillo,um vinho para mais de 10 anos de evolução,com notas de boca de frutas vermelhas ( morango e melancia) madeira elegante e de boca com uma persistência infinita,muito bons vinhos e de muita criatividade os cortes,vinhos modernos sem perder o carater de Andaluzia.
Ostatu é o resultado da mescla que fizemos da familia Sáenz de Samaniego, com a experiência, com os multiplos fatores externos e internos, mais o fruto da influência do microclima e das características de solo que estão nossos vinhedos.
O terroir é uma peça chave no trabalho da familia. A maior parte é de solo argilo calcareo, cor ocre, que dá o nutriente fundamental para o desenvolvimento das variedades de uva que empregamos na elaboração de nossos vinhos, é a base em que se rende o culto dos principios básicos de uma elaboração, que persegue  e consegue vinhos com estilo. Nesta tarefa, e dia após dia, colocamos em pratica nossa filosofia , de entender o vinho e a vida centrada na busca da excelência, atravez do equilibrio entre o ontem e o hoje, sem estar pendente da moda.
Vinhos com conceito de “casa” “assinatura” e “propriedade” adquirem este conteúdo, jogam sempre  com estas sensações tão distintas que são o gosto e o sabor, tratando de estimular nossos sentido e, mais buscando o prazer de disfrutar do vinho.

Bodegas Ostatu conta com 34 ha. de vinhedos próprios e 15ha gestionadas, propriedades de outros familiares. As cepas mais antigas se localizam em pequenas parcelas nos municipios de Samaniego, Leza e Laguardia, plantadas em ladeiras orientadas  ao sul e protegidas pela Sierra de Cantabria, dos ventos frios do norte, gozando de um microclima otimo.
O solo, a orientação de parcelas, o clima e as viniferas são os fatores que vão determinar a qualidade dos vinhos. Nos vinhedos de Ostatu concorrem todos estes aspectos já que se apoia, sobres solos unicos e execepcionais, drenados naturalmente devido a sua composição de cálcario e argila que permite uma alimentação regular de agua e minerais.
Por último, a tudo isto a temos que acrescentar as pessoas e o amor por este trabalho e esta terra, que são fatores fundamentais para qualidade dos vinhos da OSTATU.
Assim diante de tudo e sobre tudo, estes são fatores é que dão a sabedoria, e confere nossa tipicidade aos nossos vinhos.
Neste momento elaboramos a totalidade da produção de nossos vinhedos e engarrafamos os melhores vinhos com as maiores garantias de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário