Recent Posts

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cozinhando com azeite: da entrada até a sobremesa



Moderno e saudável, azeite é ingrediente ideal para temperar, cozinhar, assar, fritar e para utilizar em doces.
O azeite ocupa cada vez mais espaço na culinária e na gastronomia, conferindo sabor e aroma únicos aos pratos salgados e doces. Atualmente, o azeite ainda faz parte de uma certa “arte de viver” e sua utilização é sinal de uma culinária de qualidade e de uma alimentação inteligente e equilibrada.
Especialmente benéfica, esta gordura, ao contrário de outras, resiste inalterada às agressões provocadas pelo calor. Pode ser usada em cru, para cozinhar, assar e também é muito bom para fritar.
Quer numa cozinha tradicional, quer na mais sofisticada, o fundamental é escolher um azeite de qualidade e saber fazer as combinações certas. De acordo com Teresa Zacarias, especialista em azeites, do mesmo modo que se escolhe um vinho para cada prato, ao comprar o azeite, o consumidor deve fazer a escolha de acordo com a utilização pretendida.
Segundo Teresa, os azeites ideais para consumir a cru, temperar e para utilização em doces são os azeites de oliva extra virgem (com acidez menor que 0,8%), de sabor suave.
Para preparar molhos, como maionese ou vinagrete, os azeites de oliva virgem (com acidez menor ou igual a 2%) são uma boa escolha. Já os mais frutados ou picantes, de acidez eventualmente mais alta, são ótimos para os escabeches, pratos de bacalhau e caldeiradas, intensificando o sabor dos alimentos.
O azeite de oliva (azeite de oliva refinado enriquecido com azeite de oliva virgem, de acidez menor ou igual a 1,0%) é uma ótima opção para as sopas e para fritar.

Fritura saudável
O azeite é a gordura ideal para fritar, pois quando submetido a uma temperatura de cerca de 200º C não regista alterações substanciais na sua estrutura e preserva o seu valor nutricional – em comparação com outras gorduras -, devido aos seus compostos antioxidantes e aos elevados níveis de ácido Oleico. O seu ponto de “fumo” (210º C.) é, também, mais elevado que as temperaturas utilizadas para fritar alimentos.
“O azeite faz surgir uma crosta à superfície dos alimentos, impedindo assim a absorção de gordura. Contudo, não se deve misturar o azeite com outros óleos vegetais nem com outras gorduras”, explica a especialista.
O Azeite pode ser utilizado cerca de 8 a 10 vezes na fritura, dependendo do alimento que se frita, enquanto que um óleo não deve ser utilizado mais que 4 a 5 vezes.
Teresa ainda destaca que utilizar o tipo de azeite adequado para frituras é muito importante. Assim, azeite com a designação comercial de “Azeite de Oliva” é o mais indicado para as frituras, além de apresentar preços de venda mais baixos.

Azeite português: ligações culturais, sociais e gastronômicas
E se azeite já é bom, melhor ainda se ele for de Portugal, país de tão fortes ligações culturais, sociais e gastronômicas com o Brasil, que oferece alguns dos melhores exemplares disponíveis no mercado. Para temperar ainda mais esta relação, um grupo de oito dos principais produtores portugueses (Cordovil, Gallo, Andorinha, Conímbiga, Serrata, Villa Flor, Herdade do Esporão, Lagar Cartuxa) reunidos sob o selo de Marca Nacional Registrada Portugal “Só é português o azeite cuja embalagem tem esta marca” realizam ações para promoção e divulgação do aclamado azeite português no Brasil.
Um dos grandes destaques da série de ações promocionais será a presença da especialista Teresa Zacarias, que estará em São Paulo e no Rio de Janeiro para conduzir  degustações dirigidas a profissionais e estudantes do setor, ressaltando os diferenciais, aromas, especificidades e utilizações da versão lusitana.
Os consumidores cariocas e paulistas também poderão conhecer os produtos em degustações promovidas nos principais supermercados como Pão de Açúcar, Carrefour, Sendas, Casa Santa Luiza e Empório Santa Maria. Confira a programação no site www.azeiteportugues.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário