Recent Posts

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mais você e Sommelier e Gourmet em Harmonização de Nhoque de Feijão Branco e Malbec/Syrah

Nhoque de Feijão Branco

Receita Mais Você Receita Mais Você



- 600 g de feijão branco cozido e temperado a gosto (sem o
caldo)
- 1 ovo grande
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 100 g de farinha de trigo
- queijo parmesão ralado a gosto

SUGESTÃO: MOLHO DE LINGÜIÇA TOSCANA 

- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 150 g de bacon picado
- 650 g de lingüiça toscana sem pele e esfarelada
- 100 g de cebola picada
- 5 dentes de alho amassados
- 1 alho poró médio picado
- 500 g de tomate sem pele e semente picado
- 500 ml de molho de tomate
- 250 ml de água
- 1 colher (chá) de semente de erva doce
- cheiro verde picado e sal a gosto

1 - Num processador coloque 600 g de feijão branco cozido e temperado (sem o caldo) e bata até formar uma massa homogênea. Coloque a massa em uma tigela e deixe esfriar. (DICA: o feijão pode ser batido no liquidificador, mas coloque 2 colheres de sopa do caldo do cozimento para bater mais fácil) 2 - Depois da massa esfriar adicione (na tigela) 1 ovo grande, 100 g de queijo parmesão ralado e AOS POUCOS 100 g de farinha de trigo e vá misturando até a massa ficar homogênea e consistente. 3 - Transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Pegue uma pequena porção da massa, coloque na superfície e com as mãos vá enrolando até formar um cilindro fino. Com uma faca corte os nhoques. Repita este procedimento com o restante da massa. 4 - Vá colocando os nhoques aos poucos em uma panela com bastante água fervente. Conforme os nhoques forem subindo à superfície, retire-os com uma escumadeira e vá arrumando em um refratário. Por cima dos nhoques coloque o molho de sua preferência, polvilhe queijo parmesão ralado a gosto e sirva a seguir. MOLHO DE LINGÜIÇA TOSCANA 1 - Em uma panela coloque 2 colheres (sopa) de manteiga, 150 g de bacon picado, 650 g de lingüiça toscana sem pele e esfarelada e leve ao fogo médio, mexendo até dourar (10 minutos). Adicione 100 g de cebola picada, 5 dentes de alho amassados e 1 alho poro médio picado e refogue bem. (3 minutos). Acrescente 500 g de tomate sem pele e semente picado, 500 ml de molho de tomate, 250 ml de água, 1 colher (chá) de semente de erva doce, cheiro verde picado e sal a gosto, misture, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos.



Hoje pela manha me surpreendi com a Ana Maria fazendo um Nhoque diferente,já trabalhei  em muitos restaurantes e já vi diversas  massas de nhoque com cores diversas feitas com varios tubérculos,mandioca,mandioquinha,beterraba,batata e até de banana verde, mas como o da Ana Maria não feito com Massa cozida de feijão branco acompanhado de molho de tomate fresco,muitas especiarias e linguiça toscana,se compararmos a estrutura do prato podemos usar praticamente os vinho para um Cassoulet (tradicional feijoada Francesa com feijão branco,carne de cordeiro e pato) mas no nosso caso um pouco menos gordo,que também já abre o leque para vinhos jovens e frutados.

Harmonizando

Feijões são na maioria das vezes forte em sabor e austeros ao paladar ,o que pede vinho não muito tanico, frutado e de  bom corpo,Já para os outros ingredientes: manteiga,Linguiça Toscana,molho de tomate  e diversas especiarias, precisaríamos de um vinho com elevada acidez para cortar um pouco tanta gordura e de boas especiarias para não perder para o prato final.

Bom corpo+ Frutado+Não muito tanico+Boa acidez+Boas especiarias= Malbec com Syrah.

Um blend Malbec/Syrah uni os dois em especiarias da syrah e macies e corpo do malbec tornando o vinho ideal ,você pode tambem usar vinhos do velho mundo como os usados para o Cassoulet,Cchateauneuf du pape,Côtes du Rhône e até um Bourgonha que representa bem as caracteriscas citadas acima,mas vamos de novo mundo hoje,escolhi o Trumpeter Malbec-Syrah 2007.



Trumpeter Malbec-Syrah 2007
Elaborado com as uvas Malbec e Syrah provenientes de vinhedos de altitude, o vinho passa ainda por um estágio de nove meses em barricas de carvalho americano (70%) e francês de segundo uso (30%).
De cor rubi concentrada e algum reflexo violáceo, o vinho apresenta aromas de frutas vermelhas compotadas, notas florais e de baunilha. Na boca, taninos finos se equilibram com boa acidez.



Preço: R$ 45
Onde: Zahil (11) 3071-2900
Um vinho Honesto de bom preço/qualidade e de um produtor que particularmente gosto muito,espero que goste e boa harmonização e ótima semana.





Nenhum comentário:

Postar um comentário