Recent Posts

sábado, 2 de outubro de 2010

100% TINTA CAIADA

A casta Tinta Caiada encontra-se em várias regiões vitícolas portuguesas e tem uma baixa qualidade vitícola e enológica, por isso não tem sido uma aposta nos novos encepamentos. A Tinta Caiada apresenta cachos e bagos de tamanho médio. É muito sensível à podridão e precisa de climas muito quentes para amadurecer convenientemente. É no Alentejo que a casta Tinta Caiada tem produzido vinhos mais interessantes, devido ao clima quente e elevado número de horas de sol, propício à correcta maturação dos bagos. Estes vinhos têm cor intensa, boa acidez e aromas agradáveis a fruta madura e vegetais.
Características Ampelográficas 


Ramo jovem: Aberto; pigmentação antociânica generalizada, de média intensidade; média densidade de pêlos aplicados e nula densidade de pêlos erectos.
Folha jovem Página superior verde com placas avermelhadas; média intensidade média da pigmentação antociânica das seis primeiras folhas; página inferior com muito forte densidade de pêlos aplicados entre as nervuras e forte sobre estas; nula densidade de pêlos erectos entre e sobre as nervuras.
Pâmpanos Com estrias vermelhas nas faces dorsal e ventral dos entre-nós e nós; pigmentação antociânica dos olhos forte.
GAVINHA
Gavinhas:Comprimento curto; distribuição regular descontínua .

Folha adulta:Grande, limbo pentagonal com cinco lóbulos; página superior verde-escuro, de perfil irregular; médio empolamento; enrugada; ausência de ondulação do limbo entre as nervuras principais; dentes longos e longos em relação à largura da base, rectilíneos; seio peciolar com lóbulos ligeiramente sobrepostos, com a base em V e sem particularidade; seios laterais superiores fechados com a base em U; nervuras principais da página superior sem pigmentação antociânica, bem como as da página inferior; nervuras principais da página superior sem pilosidade erecta; página inferior com muito forte densidade de pêlos aplicados entre as nervuras e fraca densidade de pêlos erectos; página inferior com forte densidade de pêlos aplicados das nervuras principais e nula densidade de pêlos erectos das mesmas; pecíolo mais curto que a nervura principal mediana, sem densidade de pêlos aplicados e erectos.

Cacho:Médio, cilíndrico-cónico, muito compacto; pedúnculo muito curto e de forte lenhificação.

Bago: Pequeno, uniforme; forma arredondada; secção transversal regular; epiderme negra-azul, de cor uniforme; forte pruína; película de média espessura, hilo aparente; polpa não corada, mole, pouco suculenta, sabor sem particularidades; pedicelo curto e de difícil separação.

Graínhas:  Com forte dureza dos tegumentos; peso de 100 grainhas muito elevado; 0,66 mm de comprimento.

Sarmentos: Secção transversal circular; superfície estriada; cor castanho-avermelhado; lentículas ausentes; muito fraca densidade de pêlos erectos dos nós e fraca extensão da pilosidade erecta dos entre-nós.

Monte Seis Reis Tinta Caiada 2004
Castas: 100% Tinta Caiada - Estágio: 12 meses carvalho francês e leste europeu - 13,5% Vol.

Tonalidade ruby de média concentração
Nariz com um perfil aromático de boa intensidade, consegue cativar de imediato o que é bom sinal, fruta (ameixa, frutos silvestres) bem presente com boa maturação em companhia de ligeiras compotas. Rebola-se no copo, mostra boa complexidade, marmelada acabada de fazer com aquele toque especiado que por vezes apresenta, a baunilha exibe o seu charme em conjunto com toque de caramelo de leite com cacau em pó. Está bem afinado, bem interligado qual teia de aranha, o toque vegetal (casca de árvore) em segundo plano intromete-se com algum fumo de fundo.
Boca com uma bela entrada, frescura aliada a passagem frutada, compota, especiaria, suave e redondo na passagem de boca. Final com toque especiado e boa persistência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário