Recent Posts

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MALBEC CHILENA ......"A REVELAÇÃO"

No ano de 2006 quando trabalha de sommelier no Paris 6 lembro me bem de ter provado um Mabec Single vineyard da Valdivieso 2005 que tinha em minha carta na época e foi bem surpreendente pois possuia ainda mais corpo,menos acidez,boa integração entre fruta vermelha e negra,mas não era assim tão comentado como nos dias de hoje,pois o chile chegou de mansinho e esta aos poucos mostrando que tem um belo malbec,claro outra proposta mas a considerar uma boa opção desta uva.eles timidamente provendo Valle de Colchagua, onde a caprichosa vinícola Viu Manent  se revelou uma  especialista nesta uva: Viu Manent 1 2006 e Viu Manent Malbec Single Vineyard 2006. Num nível um pouco mais abaixo o Viu Manent Reserva 2006 e o mais simples Secreto Malbec 2006. Todos vinhos viris, fortes e com bastante álcool, muito potentes.

O Viu Manent 1
uma homenagem ao fundador da vinícola, Manuel Viu Mantent aparece há anos entre os melhores dos melhores do Chile em vários guias (2/100). Um vinho caríssimo, feito para demonstrar qualidades, com enorme concentração de cor e de sabor. Aroma potente, com muita fruta (ameixa preta)Baunilha,chocolate e notas terrosas. (92/100 pontos). Do lado negativo, apenas a altíssima concentração alcoólica (15% de álcool). poren o álcool   não aparece, está muito bem integrado,a sua extrutura.Um belo exemplara se provar, um vinho de peso quase mastigavel,estrutura chega a lembrar um Porto. 



O Malbec Single Vineyards 2006
é mais “Domado” e elegante. Um belíssimo vinho (91/100 pontos). Nem tanta concentração e estrutura, mas mais elegante, mais adaptado para um jantar. Feito com vinhas velhas, com perto de 70 anos, o que parece ser particularmente que importante para a Malbec. Doze meses nas barricas de carvalho, que aparece sem exagero. 14,5% de álcool.




Casillero del Diablo Malbec 2006

No Nariz, é intenso, com muita fruta e folhas verdes maceradas um herbaceo bem aparente. médio corpo, com taninos finos e presentes e boa acidez,diferente dos demais acima é mais elegante  com álcool sem incomodar (13,5%)perfeito para seu dia a dia ou ainda para carnes vermelhas não tao gordurosas.


Malbec Valdivieso Premium Reserva Single Vineyard 2007







Este ano recebi uma garrafa do valdivieso que  havia provado a um certo tempo só que de outra safra agora um 2007,e novamente me surpreendi o vinho é cheio robusto sem ser pesado demais de cor quase que intraslucida,com um nariz de compota de ameixa,baunilha,tamaras secas eum final herbaceo,ja na boca o que manda mesmo é o Vermelho conjunto de acidez fresca e viva com chocolate e amoras frescas,bom alccol ate necessario para este corpo 14,5° e sim bem integrado um vinho que surpreende pelo seu preço que não caro e sim até valeria mais do que pede afinal é um premium reserva e single vineyard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário