Recent Posts

terça-feira, 26 de outubro de 2010

5° DA SÉRIE UVAS IRMÃS BONARDA,CROATINA,CHARBONO...ETC..


BONARDA ARGENTINA
Bonarda é um nome aplicado a várias diferentes variedades de uvas usadas para fazer vinho tinto:

Charbono: na  Califórnia.

Bonarda : é amplamente cultivado na Argentina. 
CHARBONO
Originalmente de em Savoie, onde é conhecido como Corbeau ou Douce Noir ("Sweet Black"), mas não é a  mesma que a  Dolcetto Piemontesa. Esta uva é conhecido na Itália como Dolce Nero ("Sweet Black") e acredita-se que as mesmas traduções desses dois nomes de uvas levou à declaração citada freqüentemente que eles são a mesma uva. Dolcetto amadurece cedo e faz vinhos claros,limpidos e  frutado, enquanto Charbono é muito tardia para fazer vinhos de mais peso e sabores marcados pelos taninos jovens,seu amadurecer  torna os vinhos de grande mérito.

BONARDA PIEMONTESA




Bonarda Piemontesa: é cultivado no Piemonte, em torno de Turim, e faz vinhos claros , vinho frutados e de médio corpo. Pode ser rotulados como dell'Astigiano Bonarda, Bonarda di Chieri, Bonarda di Gattinara ou Bonarda del Monferrato.


CROATINA


Croatina: crescido na Lombardia, cerca de Pavia, é conhecido como Bonarda dell'Oltrepò Pavese, fazendo um vinho tânico levemente similar em estilo ao Dolcetto.

Uva Rara é chamada Bonarda Novarese em Novara e Vercelli.





Bonarda 'BROQUEL' TRAPICHE 2005
Broquel é uma marca adicional produzido pela Usina Trapiche. Com seus 120 anos de história Trapiche está reforçando sua liderança como a marca de vinho mais exportado da Argentina. Bonarda é uma uva vermelha que se origina de Piemonte, na Itália. . Eu provei este vinho recentemente e ele estáno ponto! Eu recomendo pegar uma garrafa ou duas e testar por si mesmo.

Bonarda Partida Limitada 2005

A garrafa chama  a atenção pelo rótulo em metal, alto, dourado. A bebida é de um tom violeta escuro, brilhante, com halo rubi, surgem aromas de frutas negras como ameixa, chocolate, couro e um toque defumado bastante agradável. Na boca a fruta aparece com grande elegância e potência, praticamente não se nota o álcool, boca bem seca e um longo final defumado. Grande vinho.


É um vinho muito frutado e tem sabores deamoras, ameixas e especiarias orientais. Tem aromas de rosas e um toque de anis.É como um Pinot Noir, mas com mais sabor exótico. Tem taninos suaves e enche a boca com um sabor maravilhoso. é também conhecido como Oltrepò Pavese Bonarda, mas não é a mesma Bonarda que é tão popular na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário