Recent Posts

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Afinal o que é tanino?



(TANICIDADE): É a sensação de "travo" ou secura da boca, semelhante à de se comer uma banana ou um caqui verde. É provocada pelos taninos do vinho que se combinam com as proteínas enzimáticas da saliva e não as deixa agir, gerando a sensação de boca seca.
Logo quando for escolher seu vinho peça sempre a ajuda do sommelier para não errar na escolha pois existem uvas com maior teor de tanicidade que outras,os taninos são nessarios para envelhecimento do vinho,complexibilidade de aromas e até memso necessarias pra alguns pratos,os taninos tambén proven de passagem do vinho por madeira (carvalho).

Boa Degustação!
Alguns exemplos de uvas ricas neste polifenos que tanto faz bem a saúde tambén! a rainha do tanino Tannat seguida por Baga,Esgana-Cão,cabernet sauvignon...e muitas outras mais.
Alnguns exemplos de uvas macias para se apreciar lendo um livro e também com comida ex:Carmenére,Merlot,Touriga nacional,Cabernet Franc,Petit Verdot e muitas outras mais.
BOA DEGUSTAÇÃO!

Esfriou que tal um bom porto para aquecer e relaxar ?



Ao contrário do que possa parecer, o vinho do porto não é utilizado somente como vinho para aperitivos ou após as refeições, mas nos permite estabelecer diversas harmonizações,experimente nos dias mais frios um belo tawny ou mesmo um ruby joven Todos vão muito bem com frutas secas (figos, nozes, avelãs, damasco, etc.), patês de presunto, com os queijos azuis (Roquefort, Stilton, Gorgonzola).

Garrafa de vinho Madeira do fundo do mar para ser leiloada

Das profundezas do oceano para a sua mesa, por um preço que pode ser superior a 936 euros (1200 dólares). É esse o valor base de licitação da garrafa de vinho da Madeira, descoberto no fundo do mar ao largo de Savannah, no Estado da Georgia. O leilão a realizar pela Spectrum Wine Auctions, no Hotel Península, em Beverly Hills, na California, a 25 de Setembro.
A garrafa em causa, datada de 1800, foi descoberta no fundo do oceano por um mergulhador profissional na década de 70. O lote pertence a um coleccionador que comprou as duas únicas garrafas do naufrágio em 1980. Na altura provou o vinho de uma dessas garrafas durante um programa de televisão, tendo então afirmado que era fantástico e que se encontrava em perfeitas condições. Especialistas garantem que a grossa camada de lama que cobria as garrafas, quando foram descobertas, as terá protegido de ataques de vermes e da própria água do mar.
Outros lotes em destaques no leilão de 25 de Setembro incluem algumas das maiores safras dos produtores de Bordeaux, Borgonha e também da Califórnia, incluindo 37 lotes de Harlan Cabernet Sauvignon, 47 lotes de Screaming Eagle Cabernet Sauvignon e várias garrafas de Chateau Montelena, de três litros e cinco litros. A estimativa de receitas dos 761 lotes que vão ser leiloados aponta para um total de 3,2 milhões de dólares.