Recent Posts

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

VINHO E MÚSICA,OUTRAS NOTAS DO VINHO!



A musica e  o vinho, remetem a mais longínqua  antiguidade. 4.000 anos da nossa Era, os chineses e os egípcios, já possuíam um número de instrumentos musicais,praticavam o canto e dança e idolatravam  a música. Desde então, a música já era definida como uma das belas artes concernente à combinação de sons  para expressar por meio da beleza, o pensamento e o sentir. Não importa de qual angulo se analise, o vinho e a música, desde sempre,  se colocaram,  ao longo da história, como ponto de união do homem com o sagrado, na sua acepção mais plena. Data, talvez, de tal contextualização histórica, a busca do entendimento de tão íntima relação.



O vinho tem poesia e sensualidade  como a música, porque há nele a expressão de um autor, que exprime prazeres e emoções, emoções e um talento criador muito além da técnica adquirida. Em razão disso, harmoniza magnificamente com obras e peças  musicais, sejam elas populares, cameristícas ou sinfônicas.  Johann Strauss II (1825-1899), famoso pela vida boêmia e  pelas valsas (Vozes da Primavera, Sangue vienense, Contos dos bosques de Viena, Danúbio Azul, Valsa do Imperador), tem na obra Vinho, mulheres e música uma clara percepção de que a compatibilização entre vinho e música pode ser perfeita



De fato, a música dos Strauss sempre foi, por definição, uma música popular, mesmo quando dançada nos salões do imperador: ritmos contagiantes, memoráveis melodias, alegria inebriante. Nas suas valsas, não há muito o que pensar, o que refletir. O que interessa é a dança, o momento, sentir a vertigem dos rodopios e a alegria de viver à vienense. O sublime encanto que uma valsa de Strauss provoca se assemelha em muito ao prazer absoluto que o vinho conduz. Pode-se dizer que Johann Strauss II, além de seus dotes extraordinários de músico, foi símbolo de uma época que glorificava, com suas músicas, uma alegria de viver jamais superada. Debussy, á semelhança de Strauss, em seu “Prélude a l’après-midi d’un faune”, no qual apresenta um universo de sentimentos indescritíveis, mostra o quanto a harmonização entre o vinho e a música pode ser  perfeita. Os prelúdios, via de regra são mais curtos que as aberturas, mais sérios  e conduzem o ouvinte diretamente ao âmago do enredo. Assim, Debussy, no prelúdio A Porta do Vinho, conduz o ouvinte à Paris da sua época, para assistir ao espetáculo dos bailarinos flamencos que o influenciaram tão fortemente. Sua música, romântica e lírica,  se caracteriza pelas doces e originais melodias, a refinada harmonia e a beleza poética.



A intimidade  entre o vinho e a música , também está muito bem expressa em Carmina Burana, composta pelo  compositor alemão Carl Orff  e levada ao palco em 8 de junho de 1937, em Frankfurt . “Carmina Burana”, é uma cantata profana para solistas, coro e orquestra, baseada em textos procedentes de uma coleção de cantos em latim antigo e alemão medieval. O autor se baseou na edição de Carmina Burana ( que significa Canções de Beuren ) de Schmeller, editada em 1847 e constituída de 250 poemas.  Escritos a mão por anônimos poetas goliardos,também chamados escolásticos errantes ( na sua maioria, monges fugidos de conventos ), que  fascinados pela vida livre, libertina e incerta, esqueciam sua missão e  não voltavam jamais ao seu lugar de origem, nem tampouco a sua meta primitiva. Para ganhar o pão de cada dia e o vinho de cada noite,  compunham poemas satíricos, canções moralizadoras, de amor e ou de exaltação ao vinho. As sátiras denunciavam sem piedade alguma, a hierarquia eclesiástica e  a corrupção  dos poderosos, além de   ásperas críticas à sociedade, envoltas na  exaltação de uma  moral natural e contrárias aos ensinamentos da igreja  e aos  costumes tradicionais. Após selecionar 25 daqueles textos e compor uma cantata oratório, Carmina Burana, na verdade apresenta uma concepção pagã da vida, sob uma música clara até a ostentação, rítmica elemental, elementos arcaícos e efeitos obtidos por uma percussão monumental.A cantata está marcada por um símbolo da antiguidade – a Roda da Fortuna -  que gira eternamente, trazendo alternadamente má ou boa sorte.



Uma parábola da vida humana, em constante girar. O clamor do côro à Deusa da Fortuna introduz e conclui a obra, que se divide em três seções – o encontro  do homem com a natureza, particularmente com a natureza desperta na primavera, o encontro com o vinho ( En Bache bene venies  e  In Taberna ) e o encontro com amor. O  vinho e a música, ambos frutos da intervenção do homem sobre a natureza, criados para desfrutar a companhia e a amizade, são a real expressão da voluptuosidade da imaginação.   São, na verdade, os elementos de harmonia entre o céu e a terra.

Estudo diz que música pode afetar sabor do vinho

DA BBC BRASIL
São Paulo



Uma pesquisa realizada por psicólogos afirma que tomar vinho enquanto se escuta um determinado tipo de música pode afetar a forma como se percebe o sabor da bebida.
A pesquisa realizada por psicologistas da escocesa Heriot Watt University, em Edimburgo, demonstra que quando uma taça de cabernet foi tomada ao som de música pesada, o vinho foi percebido como "60% mais poderoso, rico e robusto" do que quando tomado no silêncio.
A pesquisa sugere que o vinho do tipo cabernet é "mais afetado" por músicas consideradas pesadas, enquanto o chardonnay teria a sua percepção de sabor modificada com "sons energéticos". A pesquisa envolveu 250 estudantes na universidade, que receberam uma taça gratuita por sua cooperação.
Cantos de monges
Quatro música diferentes foram tocadas - Carmina Burana de Carl Orff ("poderosa e pesada"), Valsa das Flores, de Tchaikovsky ("sutil e refinada"), Just Can't Get Enough, do Nouvelle Vague ("energética e refrescante") e Slow Breakdown, de Michael Brook ("melosa e leve").
O vinho branco foi percebido como 40% "mais energético e refrescante" quando a música do Nouvelle Vague foi tocada, mas apenas 26% mais "meloso e leve" do que quando saboreado ao som de Michael Brook.
O vinho tinto chegou a sofrer variação de 60% na percepção de seu sabor quando acompanhado por Carmina Burana, a música "poderosa e pesada". O professor Adrian North, que liderou o estudo, acredita que a pesquisa poderia levar produtores de vinhos a imprimirem recomendações de músicas nos rótulos de seus vinhos.
A pesquisa foi feita por encomenda do chileno Aurélio Montes, produtor de vinhos. Seus vinhos são produzidos aos sons de cantos de monges. "Foi, portanto, um passo natural me ligar à Heriot Watt para determinar cientificamente o impacto da música no sabor do vinho", disse Montes.
Anteriormente, o professor North havia conduzido uma pesquisa na qual sugeriu que os consumidores comprariam cinco vezes mais os vinhos franceses em comparação aos alemães se houvesse o som de acordeão nos supermercados. Ao som de uma bandinha alemã, o vinho alemão foi vendido duas vezes mais do que o francês.

VINHO E SEXO,A UNIÃO ULTIMATE !!!



Varias pesquisas mundo a fora apontam o brasileiro de longe como o campeão isolado do sexo,pensando nisso e somando coisa com coisa leva se logo a conclusão onde acaba um belo jantar,uma comemoração,um momento feliz a dois depois de um vinho ou champagne? muito poucas pessoas falam sobre o melhor complemento de um bom copo de vinho: o sexo. Sim, isso mesmo, esqueça carnes grelhadas e pratos de chefs famosos, ostras e champanhe, a melhor combinação que eu sei é de uma garrafa de alguma coisa boa e o contato pele-a-pele.
Eu não estou brincando.
“Vinho tem bom gosto em nossos  lábios, mas ele  tem um gosto melhor na boca de sua parceira.” (JOSEFH DROHIN PRUTOR DE BORGONHA)
Correspondência de vinho e sexo é muito mais fácil do que o vinho e alimentos, graças à natureza versátil do sexo. Ele vai bem com qualquer vinho, desde que o vinho é servido na temperatura correta.
De acordo com um estudo realizado pelo Hospital Santa Maria Nuova, em Florença, beber 1-2 copos de vinho tinto por dia aumenta o desejo sexual feminino.
O estudo analisou 789 mulheres italianas com idade entre 18 e 50.
Beber vinho tinto não só ajuda a liberar as inibições, mas também tem um efeito direto na atividade sexual
Mulheres que bebem um ou dois copos de vinho por dia  foram apontadas  para ser mais sexualmente ativas do que aquelas que se abstêm.
O chocolate escuro, que é rico em antioxidantes, tem um efeito semelhante positivo sobre a libido feminina.

Comida e vinho não são apenas os pares. Vinho e ocasiões também tem uma longa tradição. Champagne, ou qualquer vinho espumante no Dia dos Namorados, é o que vem imediatamente à mente. 

Acontece que o vinho também pode ser emparelhado com atividades. Chardonnay é grande para o início da noite encontros, e como a noite se transforma e a conversa gira, nada vai melhor com a filosofia de que um copo de Porto Vintage. Mas o que sobre sexo? Que vinho combina com sexo?

Os vinhos espumantes novamente vêm à mente, e eles são refrescantes e sensuais  entre as séries. Ainda assim, sobre o ato em si?

Vinhos de sobremesa. Sticky, doce, melado, da pra fazer uma bela bagunça a dois.

Estreitando a lista depende do gosto, eo que você está planejando.

Morangos fazem melhor com um vinho muito alcoólico e inebriante como uma fortificada Orange Muscat. Existem alguns exemplos legais de Califórnia, com os franceses Muscat de Beaumes de Venise sendo um exemplo do mundo primordial de idade.

Chocolate pede para o Black Muscat. Mais difícil de encontrar, mas um bom porto ou um tannat maduro resolve bem.

Damascos e figos adicionar um toque clássico à sua brincadeira, e um bom Late Harvest Riesling acrescentaria dimensões ainda mais.

E, finalmente, enquanto o mel em si pode ser muito doce para acompanhamentos, mais vinho, um bom Sauternes traduz bem um estado de espiritu final depois de ter uma bela mulher em seus braços.

E você ta aqui lendo ainda vai já comprar,chapagne o tannat o chocolate e tudo mais! 


3° WINE NEWS


A marca Cockburn’s tem grande notoriedade nos mercados britânico e americano.
O grupo Symington, um dos cinco maiores grupos portugueses de Vinho do Porto, comprou a marca Cockburn's aos norte-americanos Beam Global Spirits & Wine, uma das maiores empresas de bebidas espirituosas do mundo. Esta aquisição é "uma prova de confiança no futuro do Vinho do Porto", que tem registado fortes "descidas, quer nas vendas, quer em volume e em valor", frisou ao Diário Económico, Paul Symington, presidente do grupo. A operação ainda está sujeita à aprovação da entidade reguladora de fusões no Reino Unido, mas aguarda-se a sua concretização até ao final do ano. O valor da operação, contudo, não foi revelado.
A Cockburn's é "agora devolvida a Portugal", mercado onde já quase não se vende Vinho do Porto desta marca, referiu. Segundo Paul Symington, a Cockburn's tem grande notoriedade em mercados como o escandinavo, holandês, britânico e norte-americano, sendo que a quase totalidade da produção é para exportação. Com esta aquisição, a família Symington - cujo Vinho do Porto Dow's Porto Vintage 2007 obteve recentemente 100 pontos da Wine Spectator - junta mais uma marca ao seu portefólio constituído pela Graham's, Dow's e Warre's.

Andina'SP,uma bela loja onde qualidade e preço andam juntos!!!



Localizada  em frente ao coração gastronômico de São Paulo  de onde sai o melhor bacalhau, os melhores frutos e legumes  e diversas especiarias encontradas somente no paraíso dos restaurantes  de São Paulo . O  Mercado Municipal, ganhou a exatos  10 meses uma mega  Wine Store com um show roon  climatizado de acordo com as exigências de seus respectivos produtos, que passam pelas melhores marcas de massas, arroz arbóreo, azeites, chocolates tops de diversos países, queijos de todos os tipos, cervejas premium, cachaçaa, destilados em geral,  charutos, cigarrilhas e acessórios  e claro a maior estrela que é o vinho nosso de cada dia. Diversos produtores consagrados , novos  vinhos escolhidos a “taste vin” pelo seu sommelier, tudo com ótima relação preço qualidade para o seu dia  a dia e ainda adega especial climatizada com rótulos para  sua ocasiões  especiais.

A loja possui estrutura para eventos cedida gratuitamente “isso mesmo” o cliente faz apenas um cadastro compra suas bebidas e petiscos na própria loja e tem um belo espaço gourmet com fogão elétrico, pia, taças, talheres, microondas e 36 lugares sentados. Observação:  não deixe Seu Geraldo na mão, ou seja,  após o funcionamento da loja que é das 8:30hs às 18:00hs tem que pagar o apenas o extra do segurança! Consulte o custo com a AndinaSP.

Possui  também uma ótima tabacaria climatizada e umidificada e o melhor  - um espaço verde dentro da loja e também dentro das normas de saúde publica para você  degustar sem incomodar ninguém e sem ser incomodado com opções ainda de degustar vinhos e petiscos feitos na hora!
Acha que acabou? que nada! Andar superior com adega climatizada, cristaleira com diversas taças,  decanters  e acessórios para vinho e bebidas em geral, tudo com acesso e a comodidade através de um elevador panorâmico!

POR QUE COMPRAR  NA ANDINA SP!

É simples, sabe aquele velho papo de atendimento personalizado que muitas lojas publicam por aí?  Daí você, cliente, chega lá e o sommelier quer te empurrar o mais caro dos vinhos ...isso não acontece lá! o sommelier de lá é meu grande amigo, e começou a trabalhar comigo em um restaurante de São Paulo,mas falaremos dele depois!

Por ser uma loja em frente ao mercadão, o fluxo de clientes é muito intenso, por esta razão compra se em grande quantidade, proporcionando a você cliente o melhor preço devido às melhores negociações.
Os profissionais desta loja, para não haver erros,  desde  a inauguração  foram todos escolhidos a dedo! Pois um erro ou mau atendimento em frente ao mega mercado colocaria a loja em risco pois o mercadão tem seus mérito e 70 anos de vida, missão nada fácil, mas que a AndinaSP vem conquistando bem.

Profissionais

Praticamente todos  leitores do meu blog já sabem um pouco sobre minha historia ou ate me conhecem pessoalmente, muitos são meus clientes de aulas, lojas e restaurantes, e me  conhecendo sabem que não vincularia uma loja se não fosse uma boa opção para  meus leitores e clientes.

Quem Negocia com os Parceiros Fornecedores?

Claudio Cunha gerente e comprador da AndinaSP, há mais de 10 de mercado de vinhos e destilados, pós graduado em mercado de vinhos pelo Senac- SP, tendo atuado na maior rede de supermercados do Brasil, com conhecimento em vinhos produtos gourmet, bom relacionamento com vendedores e profissionais da área de compra e venda. Tudo para trazer a você o melhor custo beneficio de São Paulo.


Quem é o sommelier?

Já este ponho minha mão no fogo, Sommelier  Élson Gomes, formado na ABS-SP com um forte currículo, tendo passado por restaurantes como o Rubayat  Baby Beef da alameda Santos, Paris 6 onde começou como meu auxiliar no vinho e passando a sommelier em um ano pelo mérito de seu trabalho, depois foi buscar seu lugar ao sol na Parrila argentina Avila com uma adega de 1.600 rótulos,tendo sua última passagem  por restaurante como sommelier chef do restaurante KAA de gastronomia franco –italiana, com nascimento de sua filha buscando maior qualidade de vida e atenção a sua família, foi com todo prazer parar na Andiana SP  no intuito de oferecer todo o seu conhecimento e bom atendimento e lhe proporcionar  só o que você procura  “bom vinho, bom custo”

Mister Guedes, o Serginho há  18 anos trabalhando apenas com frios, nas melhores redes de São Paulo como por Ex: o Pão de Açúcar onde obteve  a maior parte de sua experiência, ele cuida da manutenção das peças do ponto de maturidade de cada uma delas o que só é possível com o devido conhecimento.
Por isso ofereço aos meus leitores mais um, porém,  bem diferenciado point wine de sampa conheçam a AndinaSP e se surpreendam !


 












TEL:3228-2417

SOMMELIER ELSON GOMES