Recent Posts

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vinho Madeira ganha espaço no Japão




Ferramentas
+a  a  -a

Interessante
Achou este artigo interessante?


Esta semana o Vinho Madeira vai ser promovido no Japão com um ronda de provas dirigidas a profissionais do mercado nipónico.
A acção levada a cabo pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) e cinco empresas de Vinho Madeira começa, esta terça-feira, em Tóquio com a realização de um 'master-class' sobre vinho Madeira, que incluirá uma prova comentada, na qual serão provados seis vinhos das empresas participantes. A prova, destinada a cerca de 40 convidados, subordinada ao tema 'Madeira Blend’s', terá lugar no Ritz Carlton Hotel e será conduzida pelo enólogo Ricardo Diogo.
Na agenda desta acção no mercado nipónico figura uma prova aberta destinada a cerca de 120 pessoas do sector vínico japonês, que terão a oportunidade de provar cerca de 50 Vinhos Madeira de diferentes idades e tipos.
Na quarta-feira a promoção do Vinho Madeira decorre em Osaka, com a realização de um 'masterclass' sobre Vinho Madeira e uma prova aberta.
Madeira Wine Company, SA; Vinhos Barbeito-Madeira, Lda.; Pereira D’ Oliveira - Vinhos, Lda; Henriques & Henriques; Justino’s Madeira Wines e HMBorges são as empresas madeirenses que se deslocam ao Japão, mercado que, de acordo com o IVBAM, nos últimos anos "tem sido o quarto mercado de exportação de Vinho Madeira, tendo em 2009, registado um volume de exportação de 219.983 litros, o que representou um rendimento bruto de  1.132.860,00 euros.

Vinho um forte aliado da saúde.

fonte unibra,união brasileira de vitivinicultura

Introdução

"Pretendemos demonstrar no decorrer deste trabalho, os benefícios que o vinho pode trazer à saúde do ser humano.
O vinho é uma bebida que provém da transformação da fruta, a uva, por isso se consumido moderadamente, regularmente, e durante as refeições, é útil na prevenção e tratamento de várias doenças.
Mas como uma bebida alcoólica pode trazer algum benefício à nossa saúde?

VINHO E SAÚDE
Consumo da bebida milenar está associado ao bem estar, e longevidade.

Presente na história da humanidade desde seus primórdios, o vinho, além de bebida tradicional, elixir dos deuses e excelente afrodisíaco, é ótimo para a saúde. Se ingerido moderadamente, traz benefícios ao organismo humano, através do seu efeito antioxidante, agindo beneficamente sobre as paredes das artérias.
"Consumido de maneira moderada, o vinho produz resultados benéficos absolutamente incontestáveis sobre a saúde humana" dizem comprovados estudos científicos.
O consumo de vinho é associado ao bem-viver, além de ser uma bebida que harmoniza bem com qualquer tipo de alimento.
Sob o aspecto médico, o grande diferencial do vinho, está ligado à moderação do consumo, pois o teor alcoólico da bebida é menor do que

o presente em destilados. "Trata-se de uma bebida raramente associada ao alcoolismo".
Como o consumo do vinho por si só já é responsável pela elevação das lipoproteínas de alta densidade (HDL) no sangue, o que na linguagem popular significa o "bom colesterol", além de diminuir a agregação das plaquetas, associados aos dois efeitos do produto o resultado será sempre benéfico à proteção do aparelho cardiovascular. "Está provado que ao ser consumido moderadamente, o vinho diminui os riscos de doenças coronarianas (infartos), além de prevenir a ação de tromboses, derrames e acidentes vasculares cerebrais isquêmicos".
Da uva associada ao álcool decorrente da fermentação do mosto, tem-se então o sagrado vinho, cujas propriedades medicinais hoje são consideradas inclusive por cardiologistas, que têm recomendado a bebida com freqüência, principalmente para as pessoas com idade acima da faixa etária de 30 anos quando, segundo contata-se, aumenta o risco de acidentes cardiovasculares. A uva contribui com substâncias de efeito antioxidante, comprovadamente favoráveis à saúde humana.
O vinho possui dois íons (silício e cromo), que também têm ação benéfica na limpeza das paredes das artérias. Como estas duas substâncias permanecem na corrente sangüínea apenas por 24 horas, para que elas possam ter efeito protetor é necessário consumir vinho diariamente. "Aí reside o segredo da bebida" se consumirmos o equivalente a duas, três taças por dia. No caso dos idosos, por exemplo, além da melhora de qualidade de vida, o vinho também proporciona melhores digestão e sono, além de bom humor.
Não bastassem as propriedades já ressaltadas, o vinho também está associado à longevidade, sendo mais recomendado para tanto o vinho tinto.

Os efeitos do vinho na saúde humana

Recentes estudos internacionais destacam que consumidores moderados de vinho podem durar mais do que os abstêmios. O vinho é a mais saudável e higiênica das bebidas, já proclamava o cientista Louis Pasteur, há mais de cem anos atrás. O consumo moderado de vinho traz uma longevidade extra.

Teorias associam o vinho, com a redução do risco de doenças do coração

As doenças do coração lideram a causa de morte em muitos países do ocidente. Um considerável número de estudos concluiu que os bebedores de vinho tiveram diminuídos os riscos em relação aos abstêmios. Sabe-se que o álcool desencadeia metabolismos que inibem a coagulação do sangue e, além dele, também outros componentes trazem os seguintes benefícios:
Antioxidantes - Foram encontrados compostos fenólicos no vinho que possuem fortes propriedades antioxidantes que podem ajudar a prevenir o fechamento das artérias e perigosas coagulações internas do sangue.
Digestão - O consumo habitual de vinho nas refeições faz com que o álcool e os compostos fenólicos do mesmo contenham efeitos adversos das comidas gordurosas.
Os limites
Para se aproveitar as numerosas virtudes do vinho, não há dúvida de que é necessário não passar dos limites diários, geralmente admitidos pelos especialistas na matéria e confirmados por trabalhos de laboratório.
Estudos já expostos em congressos sobre alcoolismo têm considerado que para pessoas adultas, em bom estado de saúde e cuja alimentação diária é equilibrada e preenche as necessidades mínimas do organismo, este pode normalmente oxidar o máximo de um litro de vinho para um homem e três quartos de litro para uma mulher. Acima de estes limites, ou se uma das condições não é obedecida, o álcool se oxida mediante processos tóxicos que se tornam nocivos.
Quando esta dose diária não é ultrapassada e se tem a precaução de reparti-la entre as duas principais refeições, o vinho pode então desempenhar seu papel de alimento tônico e benéfico.

O vinho e a alimentação

A riqueza dos elementos que o integram fazem dele, na realidade, um verdadeiro alimento líquido de incomparáveis virtudes, e, analisando os seus componentes com os métodos analíticos modernos, compreendemos mais facilmente o valor de alimento simbólico e sagrado que o homem sempre deu ao vinho. E não só o homem, mas também o Filho de Deus, cujo primeiro milagre foi com o vinho das bodas de Canaã.
A água, calorias, vitaminas e os sais minerais são um complemento alimentício muito importante como podemos ver ao analisar a tabela a seguir. É uma bebida equilibrada, se a compararmos com outras bebidas alcoólicas, especialmente as destiladas, que são praticamente só calorias e álcool puro.
Pesquisas provam que o Vinho, tomado nas refeições, protege o coração de problemas cardíacos. Segundo pesquisadores existe na casca da uva uma substância denominada Resveratrol, encontrada em maior quantidade no vinho tinto, que tem o efeito de diminuir as taxas de LDL, o "mau colesterol”, que se deposita nos vasos sanguíneos. Outros cientistas concluíram que o resveratrol também aumenta o nível de HDL, o colesterol "bom". Este se liga às partículas de gordura, levando-as para fora do vaso.
Flavonóides presentes no vinho tinto, tem poder antioxidante até maior que a Vitamina E, e por isso, protegem o coração dos efeitos das gorduras.

Veja-se a tabela de nutrientes na página seguinte:

Tabela de Nutrientes
(1) Quantidades diárias recomendáveis para um homem de porte físico médio
(2) Limite em que o álcool é considerado totalmente inócuo a um homem de porte físico médio.

CUIDE DO SEU CORAÇÃO, BEBA VINHO

Saúde! A clássica saudação que acompanha um brinde pode ser a mais pura expressão da verdade, a ciência já comprovou que o consumo de um a dois copos diários de vinho, em especial o tinto, na hora das refeições deixa o coração literalmente mais leve. Alguns povos, como os franceses, tradicionais apreciadores da bebida, consomem em média 65 litros anuais per capita. Isso explica, talvez, porque os franceses, conhecidos mundialmente por sua culinária rica em manteiga, molhos cremosos e queijos gordos, além de fumantes inveterados e nem um pouco chegados a algum tipo de atividade física, consigam ter um índice tão baixo de mortalidade devido a enfartes e derrames, e uma longevidade 8 anos maior que os Americanos, que tomam somente 12 litros per capita ano.
E o consumo brasileiro mal chega a 1,5 litros anuais por pessoa, para uma produção estimada em 260 milhões de litros, segundo dados da UVIBRA - União Brasileira de Vitivinicultura.
Entre os mais de 200 componentes do vinho, existem substâncias químicas conhecidas como flavonóides, encontrados em vegetais como a cebola e a maçã, comprovadamente com propriedades antioxidantes, ou seja, que protegem as células do organismo da ação dos radicais livres, causadores de doenças do envelhecimento. Nas uvas, esses Flavonóides podem ser encontrados nos pigmentos que dão cor à casca.
Os Flavonóides, como Luteonina e Quercitina, presentes no vinho tinto, tem poder antioxidante até maior que a Vitamina E, e por isso, protegem o coração dos efeitos das gorduras.
O melhor é brindar à sua saúde saboreando apenas dois copos ao dia.
O "paradoxo francês" da medicina, que faz cientistas questionarem como esta população pode ter menos cânceres e doenças cardiovasculares apesar da dieta rica em gorduras, pode ser explicado por uma substância química presente no vinho tinto, que os franceses consomem em boas quantidades, segundo um estudo da revista Câncer Research.
A substância chamada trans-Resveratrol ou Res, é conhecida por suas "propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas" e controla as atividades de uma proteína, que é capaz de ativar ou desativar certos genes no interior de um núcleo celular, frisa uma das principais autoras do estudo, a doutora Minnie Holmes-McNary, da Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill.
Os pesquisadores, que trabalharam com células de cultivo humano e de ratos, observaram que o Res modula a atividade da NF-kappa B, uma proteína que une o DNA ao interior do núcleo celular e genes ativos ou inativos.
Supostamente, o Res ajuda a desativar um mecanismo de proteção natural que resguarda as células cancerígenas de serem aniquiladas.
"Quando o Res estava ausente do cultivo in vitro, as células cancerosas sobreviveram, mas quando estava presente (...), conseguimos provocar a morte dessas células" desencadeando a ação de um gene, escreveu Holmes-McNary.
"Esta experiência é muito interessante porque explica como uma dieta alimentícia atua ao nível das moléculas", frisa a pesquisadora.
Os especialistas frisaram que o Res atua igualmente sobre um processo genético envolvido na inflamação e ou no desenvolvimento da arteriosclerose ou bloqueio dos vasos sanguíneos, e que portanto, suas pesquisas podem ter aplicações em doenças cardiovasculares.

AS VIRTUDES TERAPÊUTICAS DO VINHO

É muito importante salientar que as virtudes terapêuticas do vinho só ocorrem se:
- bebido com moderação
- regularmente e
- durante as refeições
O grande responsável pelos efeitos benéficos do vinho à saúde são os polifenóis, isso porque eles têm:
- um potente efeito antioxidante e
- uma ação antibiótica (eles matam um grande número de bactérias e inibem o crescimento de vários vírus, entre os quais o do herpes e da poliomielite).
Os franceses apesar de comerem muitas gorduras, fumarem mais que em outros países industrializados e terem menos atividade física, tem menos doenças do coração e morrem menos por isso. E a explicação foi de que os franceses tomam mais vinho sempre durante as refeições.
As pessoas que bebem vinho moderadamente, durante as refeições e regularmente, tem 20% menos de chance de ter câncer de qualquer tipo. E as que têm câncer e bebem vinho da mesma maneira, tem sobrevida maior. E os pacientes que tem câncer e fazem tratamento com quimioterapia e radioterapia e bebem vinho regularmente, moderadamente, nas refeições, toleram bem mais este tratamento.
O vinho melhora a consistência, elasticidade, hidratação e microcirculação da pele. O efeito da ação dos polifenóis do vinho na recuperação da pele é impressionante. As mulheres podem ter essa benção no tratamento das rugas. Impressiona, talvez, porque seja o lugar onde se pode enxergar o seu efeito.
As pessoas que envelhecem tomando vinho regularmente, moderadamente e durante as refeições, envelhecem com melhor qualidade de vida, tem:
- melhor comunicação;
- melhor nível de atenção;
- menos agitação,
- menos incontinências e
- QI mais elevado
As mulheres que tomam de 2 a 3 taças de vinho ao dia, regularmente, ganham massa óssea e tem menos osteoporose.
Na fase inicial, o vinho inibe em até 80% o crescimento do HIV. Os pacientes com AIDS e que estão fazendo o tratamento com o coquetel antiviral e bebem vinho moderadamente, regularmente, durante as refeições, tem um maior período de latência (período em que ficam com o vírus sem manifestar a doença).
As pessoas que tomam vinho durante as refeições tem melhor digestão.
O vinho tem uma ação antiinflamatória bem definida.
Os polofenóis do vinho inibem, são uma real barreira às manifestações alérgicas.
Os polifenóis tem ação preventiva e curativa na placa e cárie dentária. No Japão já existem várias patentes de creme dental à base de polifenóis do vinho.
As instituições abaixo (que são muito severas nos seus critérios científicos), reconhecem que as pessoas que não têm contra-indicação à ingestão de bebidas alcoólicas, e que bebem vinho com moderação, regularmente e durante as refeições, tem benefícios para a saúde:
* FDA;
* AHA [American Hart Association];
* SBH [Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial];
* NSA [National Stroke Association].
Frase da Drª Mathilde Cathiard, cientista francesa: "O vinho como medicamento está longe de ser uma idéia ridícula"."

SORTEADO MAIS UM VINHO NA ANDINA'SP,CADASTRE SE BOA SORTE


PARABÉNS CARLOS PAREJO VC É O GANHADOR DO VINHO DA ANDINA'SP

Mais Você e Sommelier e Gourmet em harmonização de Carne Espiritual prato Portugues.


Carne Espiritual,receita fonte mais você





- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 cebolas fatiadas bem fininhas
- 2 dentes de alho picados
- 300 g de cenoura ralada
- 500 g de carne cozida e desfiada
- 1 pimenta malagueta picadinha
- cheiro verde picado a gosto
- 2 pães franceses batido no liquidificador com 800 ml de
leite 
- sal a gosto

Molho Branco: 

- 60 g de manteiga
- 60 g de farinha de trigo
- 300 ml de leite 
- 200 ml de creme de leite fresco
- sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto

Para Polvilhar: 

- 50 g de farinha de rosca
- 50 g de parmesão ralado
- 30 g de manteiga gelada em cubinhos

1 - Numa panela derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e doure 1 cebola fatiada bem fininha e 2 dentes de alho picados. Adicione 300 g de cenoura ralada, 500 g de carne cozida e desfiada, 1 pimenta malagueta picadinha, cheiro verde picado a gosto, 2 pães franceses batido no liquidificador com 800 ml de leite e sal a gosto e cozinhe por apenas 5 minutos. Transfira a mistura para um refratário untado e enfarinhado com farinha de rosca. Reserve. Dica: esta preparação pode ser feita com carne moída, frango cozido e desfiado, lingüiça fresca e peixe. 2 - Derreta 60 g de manteiga numa panela e acrescente 60 g de farinha de trigo e mexa por +/- 2 minutos em fogo alto (tendo o cuidado para não escurecer). Adicione 300 ml de leite e 200 ml de creme de leite fresco e deixe engrossar. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada a gosto formando um molho branco. Coloque este molho por cima da carne no refratário (reservada acima). 3 - Numa tigela coloque 50 g de farinha de rosca, 50 g de parmesão ralado e 30 g de manteiga gelada em cubinhos e misture com as pontas do dedo até obter uma farofa úmida. Polvilhe esta farofa por cima do molho branco e leve ao forno alto pré-aquecido a 200 graus por +/- 25 minutos. Sirva com arroz com passas.




Para este prato de origem Portuguesa,que realmente é ate bem simples de combina lo com o vinho ideal,  que são vários pois não tem tantas especíarias logo é para vinhos fáceis de beber,é muito cremoso com certa crocância na superfície logo pede um vinho com boa estrutura e e de certa acidez para contornar um pouco sua alta cremosidade que também pode  ser feita por um vinho mais tanico fica ótimo também poiso vinho e o prato ganham muito neste ponto,então não poderia cometer esta covardia com o prato darei 2 opções de vinhos,uma portuguesa claro e algumas dicas de castas "uvas"
pensei logo de cara em um vinho português pela ênfase que a Ana maria da ao prato ter origem Portuguesa mas no inicio do vídeo você primeiro assiste depois pensa se vai rolar ou não,mas sim é perfeitamente possível homenagear o homem que vem domando esta uva no Dão,Luiz Pato e sua  casta Baga,ela é muito versátil possui aromas de frutas vermelhas a negras,com tempo ou fermentação adequada notas de chocolate,vai desde de vinhos para o dia a dia mais  humildes de corpo mais ligeiro (leve) ou vinhos raçudos e longevos com bom corpo e longa vida pela frente,é incrivelmente tanica mas taninos  gastronômicos que com pratos gordurosos,salgados ou cremosos se encaixam perfeitamente.
Escolhi um vinho de Luz Pato que não fosse nada  muito caro pois sabemos o alcance do programa de Ana Maria e queremos que como o programa o vinho seja para todos,logo vamos deste belo exemplar de baga,o Luíz patos Casta baga,um vinho de ótimo custo qualidade corpo médio taninos presentes e brandos muito boa acidez,de aromas de amoras,um pouco de torrados e bala de café com sabores de fruta vermelha e negra e final lento uma bela opção tanto em homenagem ao prato como em casamento vinho e comida.
este vinho em enotecas pode ser encontrado por R$ 45,00 + ou - dependendo a promoção que você pegar.


   


Luis Pato
Luis Pato é uma verdadeira lenda em Portugal, o revolucionário da Bairrada, que domesticou a casta Baga e transformou os vinhos da região em alguns dos melhores, mais finos, estrutrados e complexos exemplares do país. Seu Luis Pato tinto é ótimo, saboroso e estruturado, enquanto seus Bairrada de Vinhedo - Vinha Pan, Vinha Barrosa e Quinta do Moinho - são grandes vinhos, de muita personalidade. O Vinhas Velhas é macio e complexo, enquanto o Vinha Formal é um dos grandes brancos portugueses. O lendário e raro Quinta do Ribeirinho Pé Franco é o melhor tinto de Portugal, para Robert Parker.





E claro hoje em dia temos sempre que oferecer uma opção do novo mundo pois é uma febre de merecida fama os vinhos de uvas varietais dos países do novo mundo,e o que seria melhor que encontrar um vinho do país irmão do País acima vamos então agora de Brasil,isso  mesmo um bom nacional  afinal estamos com ótimos vinho se destacando cada vez mais e aqui cabe muito bem um merlot de boa acidez taninos macios e boa fruta e ainda flores no nariz,que seria Merlot Aurora Reserva,provei este vinho semana passada na Andina 'sp como uma opção de vinhos entra no portefólio dos nacionais da enoteca junco com o sommelier de la o Elson Gomes,e digo com certeza que cada vez mais os merlot nacionais surpreendem por serem equilibrados e corretos mas isto a critica mundial já diz por mim enfim este aqui gente tem um preço final dos mais aliados com sua qualidade que já provei,possui 6 meses de carvalho francês uma ótima estrutura para o prato,aproveite e curta esta harmonização.

compre direto do site da vinícola



Opções de uvas para este prato:
  • Merlot
  • Sangiovese de bom produtor com certo corpo(Chiante Riserva)
  • Rioja jovem com nada ou pouca madeira
  • Pinot noir do novo mundo
  • Syrah Argentino sem madeira