Recent Posts

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

HARMONIZAÇÃO: JACARÉ NA BRASA E VINHO MINERAL

dica:comprei no porco feliz dentro do mercado municipal sp R$30,00 o K

Minha esposa Karina está grávida de 8 meses e aqui em casa é o motivo para fazer tudo e todo prato,me aproveito sempre da situação para arriscar os mais loucos pratos,pudim de abacaxi,risoto de jamóm,cebola recheada de bacalhau...e por diante,Calma gente não saio fazendo o que da na telha se bem que é assim que surgem as ideias,como sou Sommelier tenho muito contato com chefs que trabalhei em diversos restaurantes de Sampa e sempre dou uma perturbada nos caras,a dica para sexta passada peguei com o chefe do empório santa Teresina de campinas,o Samuel  Samuka, que foi um churrasco de carne de jacaré com sal grosso moído na hora,azeite e alecrim uma ótima dica só não aceitei a outra que era para acompanhar com uma boa cachaça de alambique nada contra mas como ja tinha um vinho meio que adequado para o petisco preferi ir de vinho,como toda vez que vou de churrasqueira sempre opto por vinhos mais minerais possíveis,como este   SECRETO VIOGNIER DA VIU MANENT adoro este vinho e comprei um a caixa dele na loja aonde trabalhava o Santa Joana,ele é muito versátil frutado, acompanha tantos partos a base de frutos do mar,bate papos,piscina,dias quentes,aperitivos....tem boa acidez e deixa pra trás o modismo de vinhos frutados, é um vinho com notas melosas e minerais.MUITO BOM VINHO.
Não é uma regra geral que carne de jacaré seja para o viognier e pronto depende do prato que você for fazer,pode ficar ótimo com chardonnay reserva,pinot grigio,espumante vintage ou dependendo do molho,acompanhamento do prato ou seu gosto pessoal,arrisquece também de tintos leves frescos com boa acidez e ricos em frutas"Pinot Noir ou Rioja Joven".
vinhos minerais realção sempre o sabor de tudo que é feito em forno a lenha,carvão,marmore ou exposto ao fogo!!! pode testar.





Churrasco de Jacaré

Ingredientes:
600g de filé de dorso de jacaré ou calda  como eles dizem la no açougue
coloque o sal em um moedor e ai moer a gosto
Azeite por toda carne
Enrole com plástico para churrasco,deixe por 40 minutos,tire depois e deixe mais 15 para dourar dos dois lados,agora é só escolher seu vinho e pronto.

Modo de preparo:
Tempere a carne com sal e reserve. Coloque no espeto, pincele com azeite e leve para brasa. Em um recipiente coloque azeite e pincele a carne várias vezes até que fique ao ponto.


Viu Manent Secreto Viognier




Vihedo: San Carlos, Cunaco, Valle de Colchagua. A plantação tem aproximadamente 08 anos.

Solo: Plano, profundo, textura argilosa e de fertilidade média.

Clima: Precipitações anuais médias de 600 mm, concentradas nos meses de inverno. O verão é seco, com dias calorosos e noites frias. As temperaturas são influenciadas pelas brisas marinhas do Oceano Pacífico e os ventos da Cordillera de Los Andes.

Manejo do vinhedo: A plantação tem uma densidade de 2.900 plantas/hectáre, com condução em espaldeira baixa. Foram feitas leves retiradas de folhas com o objetivo de manter a uva protegida e alcançar o máximo de frescor e acidez natural.

Variedade: 85% Viognier e 15% outras variedades.
Colheita: Uvas colhidas manualmente entre 12 e 15 Abril de 2006.

Técnicas de vinificação:
 As uvas foram prensadas. O mosto foi resfriado e decantado durante 03 dias para separar as borras sólidas. A fermentação foi realizada por leveduras selecionadas sob baixas temperaturas (11º a 14ºC) em tanques de aço inoxidável. Após a fermentação alcoólica o vinho foi mantido por 02 meses em contato com seus sedimentos e posteriormente foi feita a mescla final, que foi estabilizada a frio e proteína, filtrada e engarrafada.

Degustação: Em nariz possui marcados aromas de lima e abacaxi. Isto segue no paladar, onde evidencia sabores de nectarinas, marmelo e pêras. Um vinho brilhante, vigoroso e com acidez bastante equilibrada que lhe outorga uma excelente estrutura e persistência.

Potencial de Guarda: Beber agora ou no máximo em 01 ano.

Armonização: Desfrutar como aperitivo ou acompanhando camarões, ceviches e alguns pratos da culinária oriental. Também é delicioso para acompanhar queijos suaves e maduros como Brie e Camembert. Servir a uma temperatura entre 11 e 12ºC.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário