Em meio a tantos e tantos apetrechos inventados para complicar mais ainda a vida do profissional do vinho como a do próprio consumidor,com tantos decanteres diferentes,abridores,os desnecessários e atrasadiços removedores de cápsulas,que para um charme até serve, mas para quem esta de sommelier com mais de 20 mesas a lhe aguardar, só faz atrasar o serviço e chatear o cliente com tantas parafernálias.Sou a favor sim de invenções e objetos para facilitar nossa vida e divulgar o vinho com simplicidade,a final temos que levar o vinho a mesa de todos para que possamos ser fortes perante outras bebidas,ainda mais no Brasil.
A uns 6 meses já tinha visto alguma coisa na net sobre esta garrafa que aos olhos de um enófilo ou profissional já chama bem a atenção por seu designe atípico,mas o melhor é o que ela realmente faz e com louvor,ela decanta seu vinho ali mesmo sem complicação e economizando espaço à mesa.
Basta inclina la levemente e seu depósito de borras e sedimentos faz o papel de reter os sólidos de forma a simplificar nossa vida e ainda lhe informa se o vinho é ou não de guarda.
Isso sim é util,inventada pelo chef espanhol Martín Berasategui num estalo de genialidade criou esta garrafa decanter. Pra quem não sabe, o Decanter é usado em vinhos mais velhos, guardados por muito tempo. Ele serve para separar os sedimentos da bebida e oxigená-la. E aqui, graças ao chef Martín não é preciso um decanter para oxigenar e limpar o vinho, a própria garrafa cumpre este papel já que o formato do fundo, retém os sedimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário