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sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Suécia ganha 1ª degustação de vinhos brasileiros

O projeto Wines of Brasil (Wof), realizado em parceria pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizou, nesta segunda-feira (25), a primeira degustação de vinhos e espumantes verde-amarelos em Estocolmo, capital da Suécia. O evento teve a colaboração do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada do Brasil na Suécia. Cinco vinícolas estiveram presentes: Aurora, Casa Valduga, Lidio Carraro, Miolo e Salton. “Foi um sucesso”, afirma a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan.

Cerca de 70 convidados, entre jornalistas, importadores, sommeliers e donos de hotéis, bares e restaurantes estiveram presentes, assim como representantes do Systembolaget, o monopólio responsável pela comercialização no varejo de bebidas alcoolicas na Suécia. O comprador de vinhos do Systembolaget para a América do Sul, Magnus Elkof, compareceu ao evento. Ele virá ao Brasil no dia 3 de novembro para visitar várias vinícolas integrantes do Wines of Brasil.

Das cinco empresas presentes, Lidio Carraro e Salton estavam em busca de importador. As demais já possuem importador e, inclusive, estão participando da última licitação que abriu no monopólio para compra de vinhos branco (chardonnay) e rosé.

O embaixador Antonino Mena Gonçalves abriu o evento, falando sobre a história da vitivinicultura brasileira, com destaque para a evolução na qualidade dos nossos produtos nos últimos anos. A jornalista e sommelier sueca Susanne Berlund-Krantz, que esteve em setembro no Brasil convidada pelo Projeto Imagem Internacional do Ibravin, fez uma apresentação sobre as regiões produtoras e sobre potencial do vinho brasileiro. “O que mais me impressionou foi a paixão que os produtores brasileiros estão dedicando aos seus negócios”, disse.

O importador Richard Keller, da Casak Sweden (www.casaksweden.se), que também estará no Brasil na próxima semana participando do projeto comprador do CIC (Centro da Indústria e Comércio), em Bento Gonçalves, disse estar impressionado com a alta qualidade dos vinhos brasileiros. “O que muitos participantes do evento comentaram foi que acharam o vinho brasileiro ‘clean’, com bastante expressão da fruta e sem muita madeira”, conta Andreia, acrescentando que “eles não esperavam encontrar este estilo de vinho no Brasil”. Vários participantes disseram que esperam ver o vinho brasileiro nas prateleiras do Systembolaget, assim como outras degustações dos produtos verde-amarelos.

Torbjorn Rolander, representante da Aurora e gerente de marca da Fondberg (www.fondberg.se), tradicional importador do mercado sueco, disse que os principais atores do setor de vinhos da Suécia estavam presentes, desde jornalistas até importadores e representantes do monopólio.

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